Aldrovanda - Primeira flor do verão 2009/2010
Autor |
Mensagem |
Bruno Garcia
Destaque
Registrado em: 02.03.2008(Dom)8:10 Mensagens: 1338 Localização: Sertãozinho-SP
|
Impressionante Alex! No brasil não há nenhum cultivador que venda essas belezinhas né? Tenho um vidro de 70 litros aqui desativado que acho que poderia montar um aqua com Aldrovandas. Vou procurar ler mais sobre o assunto e qm sabe não começo a cultivar elas também! Um grande abraço!
_________________ Algumas fotos das minhas Plantas Carnívoras e Orquídeas:
http://www.facebook.com/media/set/?set= ... 028&type=3
Growlist Bruno Garcia:
viewtopic.php?f=24&t=2907
|
26.01.2010(Ter)9:10 |
|
 |
Carlos Rohrbacher
Site Admin
Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02 Mensagens: 6411 Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
|
Olá Alex,
entendo que o algicida não é o melhor caminho, mas atualmente só consigo fazer manutenção a cada semana ou a cada 15 dias,eu estava com uma infestação de uma alga maldita filamentosa, veio ou era a 'moss ball'. Já tentei a eritromicina mas as cianofíceas teimam em reaparecer, acho que estou criando uma 'superbactéria'. A solução do meu aqua é desmontar e montar de novo pois as bactérias proliferam no húmus que coloquei lá há nove anos, desconfio que elas saim do substrato e proliferem de tempos em tempos. Opa, adorei essa forma de destruir petecas, tenho toneladas de Anubias barterii var. nana que precisam muito de alívio, as petecas eram retiradas periodicamente mas não tem jeito, haja tempo!
Enfim, já cuidei mais do(s) aquário(s), as PC vieram para ficar ... ... mantenho o aquário por causa dos H. amandae e outras 'coisinhas' que moram nele (4, 5 anos), além de algumas echinodorus e as anubias. Devo montar outro aquário com a minha futura esposa, só com areia, troncos e bandeiras que se comportem como 'cachorrinhos-aquáticos', comam na mão, essas coisas.
Obrigado pelas informações e desculpe o gigantesco off topic.
Um abraço.
_________________ Droseraholic!!!
|
26.01.2010(Ter)9:14 |
|
 |
Alex Kawazaki
Site Admin
Registrado em: 25.12.2005(Dom)18:14 Mensagens: 395 Localização: São Paulo/SP
|
Oi Carlos, O caramujos ampulárias são verdadeiras "vaquinhas" pastadoras de filamentosas. Aqui nos aquários, elas nunca atacaram as Aldrovandas. As cianobactérias são altamente reinfestantes. Normalmente vêm de utensílios não esterilizados usados quando o aquário estava infestado ou de outros tanques, ou mesmo dos pratinhos de PC... Costumo usar uma dosagem maior, por uns dias mais, só para garantir que não seja criada uma cepa resistente. Carlos Rohrbacher escreveu: ...Devo montar outro aquário com a minha futura esposa, só com areia, troncos e bandeiras... Opa! Um aquário biótopo, melhor dizendo, um aquário temático! Adoro isso! Que tal adicionar algumas folhas secas/mortas ao fundo, uma Echinodorus e alguns Chilodos ou Corridoras... Um grande abraço,
26.01.2010(Ter)14:36 |
|
 |
Carlos Rohrbacher
Site Admin
Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02 Mensagens: 6411 Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
|
Exatamente, ainda tenho que convencê-la a colocar Pterophyllum scalare listrados, mas acho que não vou conseguir (pandas, marmores e outras coisas vem por aí, acho eu). Bem na verdade eu queria alguns Pterophyllum altum mas me parece uma 'missão impossível', pior que completar a minha wantlist.
_________________ Droseraholic!!!
|
26.01.2010(Ter)15:15 |
|
 |
Fernando Rivadavia
Moderador
Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40 Mensagens: 2913 Localização: San Francisco, California, USA
|
Alex, Cara, lembro vc descrevendo a criação de Aldrovanda anos atras e eu pensando q loucura q era, hehehe. Bom, acontece q estou viciado no novo aquário e agora até Aldrovanda quero tentar!!  Ando lendo e aprendendo mto sobre aquários no ultimo mes. Já instalei luzes mais fortes para as plantas e hj mesmo fiz uma bombinha caseira de CO2 usando levedura. Tbm estou monitorando e controlando um montao de coisa na água, além de ter começado a fazer TPAs. Aliás, vc falou q TPAs ajudam pra remover nitrogenados e fosfatos. Os nitrogenados q vc se referem sao os tais niveis de nitrito e nitrato q medimos junto com amonia, pH, GH e KH? E o fosfato é necessário medir tbm? Algo mais q vc mede? Por coincidencia, essa semana comecei a usar o tal Flourish Excel Organic Carbon for the Planted Aquarium. Bom saber q esse produto combate aquela alga peluda (Audouinella), pois ja estou vendo ela no meu aquário. Só tenho q acertar a dosagem. Ainda sobre controle de algas, hj comprei dois American Flagfish, q supostamente comem algas -- e os caras não perderam tempo, já atacando as algas mesmo!! Só espero q não curtam Aldrovanda e Utricularia... Ah, quase esqueço de falar sobre minha maior "invenção" da semana!! Eu descobri a coisa perfeita p/ criar Utrics no aquario em "mini-vasos" suspensos!! Apesar de U.graiminfolia formar lindos "gramados"no fundo de aquários (veja aquário esplendoroso do Alex no final deste tópico: http://www.forum.clickgratis.com.br/pla ... aldrovanda ), eu não quero q elas virem invasoras incontroláveis. Anyways, tem uns alimentadores de bloodworms vivas q sao perfeitos como tais mini-vasos suspensos: http://images.nitrosell.com/product_ima ... feeder.jpgEles sao cheios de furinhos, deixando a agua circular por dentro. Vem com uma ventosa pra vc grudar no vidro. Comprei 4 e coloquei proximo à superficie, cada um com uma Utric diferente (ou duas). Até para as espécies aquaticas como U.gibba deve ser bom, pois assim evita q qq peixe/ caramujo fique comendo. E para as terrestres como U.graminifolia, se elas crescerem bem vai dar certinho pra fazer o tal efeito "cascata" q eu queria, com as folhas penduradas e balançando com a corrente!! Alex, Já pedi Aldrovanda p/ um amigo q tem de montes numa lagoa no jardim da casa dele e espero poder começar a criá-la em breve!!  Vou ler com cuidado teu tópico sobre cultivo dela: http://www.forum.clickgratis.com.br/pla ... aldrovandaAbs, Fernando
|
30.05.2010(Dom)6:23 |
|
 |
rodgaba
Registrado em: 17.03.2010(Qua)14:22 Mensagens: 260 Localização: Campinas - SP
|
Tambem tenho aquario ha bastante tempo e depois de ler reler pesquisar e aprender uma infinidade de coisas (usei o aquahobby.com como fonte de pesquisa e troca de ideias e DIY, tem varios posts meus lah, rererere), mas aldrovanda vim a conhecer aqui no forum de pc´s e adoraria introduzi-las no meu aqua, atualmente estou tentando formar um tapete de U.graminifolia (ela está protegida por um potinho de vidro, os peixes adoram tira-la do substrato) e logo logo coloco mais uma porção e gramninifolia nele, dexa soh o vasinho crescer mais um pouquinho. Bom se alguem souber onde posso conseguir a aldrovanda por gentileza me informe e já pedindo licenda ao dono do tópico vou colocar umas fotinhos do aqua Geral  U.Graminifolia 
|
30.05.2010(Dom)13:37 |
|
 |
Fernando Rivadavia
Moderador
Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40 Mensagens: 2913 Localização: San Francisco, California, USA
|
Eu tbm tenho passado mtas horas lendo e aprendendo la no aquahobby ultimamente! Se tudo der certo, um amigo aqui dos USA vai me mandar Aldrovanda semana q vem. No Brasil a melhor fonte talvez seja o Alex mesmo, caso ele tenha mudas disponiveis... Aliás, o amigo q vai me mandar mudas aqui disse q quando elas estao em ambiente ideal, elas crescem SUPER rápido, formando 1-2 novos "rolos" de folhas por dia!! Espero ter fotos em breve... Abs, Fernando P.S. Boa sorte com U.graminifolia, ela fica linda forrando o chao! Mas decidi q quero ela apenas em "vasinhos" suspensos mesmo (veja minha mensagem acima).
|
30.05.2010(Dom)13:46 |
|
 |
rodgaba
|
pois eh Fernando, tambem acredito que se desenvolvam rapidao em ambiente ideal, (o duro é chegar no ideal com baixo orçamento, rererere), não injto co2 no aqua, até colocava com uma receita caseira, mas não é nada estável a injeção e relativamente trabalhoso, já tenho o cilindro de co2 (grande), falta a torneira de topo (facil), regulador de pressão co2 (dificil) e depois apenas convencer a esposa deixar colocar o cilindro embaixo do aquario (extremamente dificil ^^), mas devagarzinho eu ainda consigo 
|
30.05.2010(Dom)16:24 |
|
 |
Alex Kawazaki
Site Admin
Registrado em: 25.12.2005(Dom)18:14 Mensagens: 395 Localização: São Paulo/SP
|
Oi Fernando,
Neste último verão, resolvi que não ia perder as Aldrovandas, cujos últimos remanescentes agonizavam, largados num aquário da área de serviço, tomadas por algas filamentosas verdes.
Coloquei as plantas num pequeno aquário (o cubo de 30cm do outro tópico) e nas semanas seguintes removi todos os peixes, de modo que eu não tivesse nenhuma fonte de nitrogênio ou fosfato neste aquário (sem peixes, sem rações, sem fezes).
Incremetei a injeção de CO2 (desta vez com um sistema de cilindro) num nível que seria levemente tóxico aos peixes, mas sem acidificar em excesso a água.
Minimizei a circulação de água.
Comecei a fazer TPAs de 30% rigorozamente semanais.
De início tive alguns pequenos surtos de algas, e percebi que elas também se beneficiavam da baixa circulação na água. Usei caramujos ampulárias que resolveram rapidamente os problemas, sem nem beliscaram as Aldrovandas. Claro que a injeção de CO2, formando ácido carbônico, que mesmo em baixas concentrações, resultavam em buracos nas conchas dos caramujos. Se usar ampulárias, fique de olho se elas não morreram pois apodrecem rapidamente, contaminando todo o aquário com altas doses de nitrogenados e fosfatos.
Praticamente não realizei fertilizações com micronutrientes, deixando para as TPAs para a reposição, foi o que bastou.
Nunca usei Flourish Excel em altas dosagens (necessárias para debelar algas petecas/peludas) com as Aldrovandas. Em dosagens padrões não percebi o mesmo efeito a injeção de CO2.
A Utricularia graminifolia é realmente muito invasiva!
Editado pela última vez por Alex Kawazaki em 30.05.2010(Dom)22:21, em um total de 2 vezes.
|
30.05.2010(Dom)17:36 |
|
 |
rodgaba
|
Alex, por acaso você tem mudas da aldrovanda??? to morrendo de inveja (da boa claro)
|
30.05.2010(Dom)21:00 |
|
 |
|