Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 04.05.2025(Dom)13:39

Responder  [ 41 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Próximo
 Todas as minhas Nepenthes-O retrospecto [Atualização pág. 2] 
Autor Mensagem
Destaque

Mensagem 
Alex Moura escreveu:
... quando chegou o outono e com ele as noites mais frias, para a minha alegria, os jarros começarem a aparecer. Quero compartilhar com vocês algumas fotos!

N. ventricosa
Imagem
Imagem

Alex Moura escreveu:
... ela não está em nenhum lugar especial, está pendurada numa parede, onde não pega sol em nenhuma hora do dia. Ela não possui nenhuma proteção para reter umidade, ou para protegê-la do vento. O que talvez aumente a umidade próximo a ela, é um canteiro onde plantamos de tudo, tipo uma hortinha que fica embaixo... mas é bem pequena, e tenho certeza que se estiver ventando isso não vai ajudar em nada.

Olá, Alex! Parabéns pela bela planta! Ela veio do Ono?
Muito importante vc ter colocado esses dados e imagens dela!

O Marcos Ono me disse que tem dois tipos de N. ventricosa em cultivo: uma amarelada, e outra, avermelhada. Segundo ele, a mais amarelada é de cultivo mais difícil, e ruim de colocar jarros... Já a avermelhada cresce mais rápido e não é tão exigente.
Pela descrição dele, a que eu tenho aqui é a amarelada. Faz dois anos que chegou e o caule tem menos de 30 cm. Só produziu jarros dentro da "estufa para neps preguiçosas", mesmo mantida em local privilegiado no quesito umidade. Não tem qualquer mancha no jarro, sendo este de um amarelo pálido liso, pegando um tom ligeiramente avermelhado depois de tomar um pouco de sol por alguns meses.

Assim, vejo que essa sua aí é diferente da minha. Realmente, o canteiro não ajuda em nada na umidade, e ela não é tão exigente nesse quesito. As manchinhas avermelhadas próximas do peristômio, e esse tom geral avermelhado, apesar de não tomar sol direto, não deixam dúvidas: a sua é uma "típica".

Devo preparar mudas da minha N. ventricosa "yellow form" em breve, e gostaria de fazer uma permuta com essa sua, quando vc tiver estacas! Se quiser, faremos isso no futuro!
[ ]'s

MIGUEL ANGELO PANDINI

26.08.2008(Ter)9:59
Perfil Visitar website do usuário
Destaque

Mensagem 
Nílber escreveu:
Pow... Lindaça.

Minha ventricosa é bem menor que essa ...
Ainda não sei pq eu acho que o meu ambiente também não favorece essa espécie a dar grandes jarros...

Talvez não, Nilber. Se ela estiver aí em Nova Friburgo, acho que o lugar é bom para ela. O que está "pegando" é que talvez tenhamos diversas variedades de N. ventricosa em cultivo por essas terras!
Eu tenho a tal "ventricosa mini" do Ono... Não tenho muita certeza ainda, mas ela me parece ser uma N. X ventrinermis = [ N. X (ventricosa x inermis) ].
[ ]'s

MIGUEL ANGELO PANDINI

26.08.2008(Ter)10:13
Mensagem 
linda sua ventricosa alex parabéns

26.08.2008(Ter)10:54

Mensagem Nepenthes
Alex e Pandini

Salvo as exceções aqui e ali, parece que todos nós cultivamos as mesmas espécies de nepenthes, tendo o Marco Ono como fornecedor. Então, é simples percebermos que a maioria padece de problemas semelhantes no cultivo.

Por outro lado, vejo que ambos possui uma conhecimento muito bom sobre o comportamento das nepenthes, inclusive dão dicas eventuais.

Então, por ambos não nos passam parte da experiência, principalmente na questão luminosidade, que parece ser um problema comum à maioria de nós, além da umidade.

Por exemplo, uma tabela indicando se tal espécie prefere mais ou menos luz, solo úmido ou encharcado, se é conveniente colocá-la na parte baixa ou alta da estufa.

Desde já, muito obrigado.

Heitor

26.08.2008(Ter)12:39
Destaque

Mensagem 
Olá Miguel, obrigado pela atenção!

Ela veio do Ono sim. Quando ela estava estagnada, comecei a pesquisar sobre o cultivo, e lembro-me de ter visto em algum lugar que N. ventricosa gostava de mais iluminação e não era tão exigente quanto a umidade, assim como você mencionou, então a tirei de vez da minha estufa que mantêm boa umidade, mas não é tão bem iluminada. Realmente foram tantos fatores que não posso dizer qual a beneficiou mais, 1 ano é pouquíssimo tempo para termos certeza de qualquer coisa... mas enfim, espero que ela cresça bem e produza brotos para que possamos trocar estacas no futuro.

Bruninho, Yuri, valeu!

Abraços,
Alex Moura.

26.08.2008(Ter)18:57
Destaque

Mensagem 
Alex, obrigado por compartilhar sua experiência com esta espécie
eu mesmo tenho uma a 1 ano e está tão pequena quanto a 1 ano
nunca colocou um jarro se quer (salvo um único com a qual chegou)

tentarei seguir seus passos para ver se obtenho resultados mais satisfatórios

Obrigado mesmo :wink:

26.08.2008(Ter)23:16

Mensagem Frio x Calor
Olá Alex,
Parabéns pelas suas plantas!!! :D
Uma pergunta: durante o inverno você percebeu se algumas delas diminuíram o rítmo de crescimento e o desenvolvimento de armadilhas?
Mais uma: Além da ventricosa, alguma outra gostou do frio?
Valeu desde já!
Abraços,
Andrei

27.08.2008(Qua)7:27
Destaque

Mensagem Re: Nepenthes
Heitor escreveu:
Alex e Pandini

Salvo as exceções aqui e ali, parece que todos nós cultivamos as mesmas espécies de nepenthes, tendo o Marco Ono como fornecedor. Então, é simples percebermos que a maioria padece de problemas semelhantes no cultivo.

Por outro lado, vejo que ambos possui uma conhecimento muito bom sobre o comportamento das nepenthes, inclusive dão dicas eventuais.

Então, por ambos não nos passam parte da experiência, principalmente na questão luminosidade, que parece ser um problema comum à maioria de nós, além da umidade.

Por exemplo, uma tabela indicando se tal espécie prefere mais ou menos luz, solo úmido ou encharcado, se é conveniente colocá-la na parte baixa ou alta da estufa.

Desde já, muito obrigado.

Heitor

Olá, Heitor! Obrigado pela atenção ao meu "post"! A minha "amarela" aqui é exceção: veio do Prof. Dennis Saridakis em 2006.

Quanto ao repasse de minha experiência com as neps, tenho a considerar dois fatores:

1 - Lido com o cultivo delas há mais de 10 anos, mas comecei com uma única espécie - a minha "pioneira";

2 - As outras espécies eu passei a adquirir recentemente, portanto, ainda estou aprendendo sobre elas. Sou, portanto, um aprendiz como todos vocês.

Com certeza, terei a melhor boa vontade em compartilhar informações sobre elas, quer seja aqui no forum ou no meu site pessoal. Mas, só poderei fazer isso quando houver a certeza de que determinado procedimento é correto e não constitui risco para as plantas. Para vc ter uma idéia, estou fazendo atualmente uma experiência com algumas neps no sol pleno, mas não mostro isso no forum porque alguém pode tentar imitar e se dar mal. Toda experiência aqui é muito controlada, o que pode não acontecer com um iniciante curioso. Só mostrarei os resultados daqui há algum tempo, se funcionar.

Há uma diferença grande entre o clima onde o Marcos Ono cultiva as neps dele, e o meu clima aqui, bem mais quente. Obviamente surgirão resultados diferentes, como já aconteceu, por exemplo, com aquela que ele chamava de “N. alata falsa”, de porte e cores discretas lá em Cotia/SP, mas que aqui no norte do ES e em Salvador/BA simplesmente “explodiu” em cores e tamanho dos jarros, possibilitando a identificação dela como o híbrido N. X wrigleyana. Por esse e outros motivos pretendo adquirir mudas de todas as neps que o Ono disponibilizar, testando o cultivo delas aqui nessas terras “infernalmente” mais quentes que os planaltos paulistas. Só que isso leva tempo, e a gente vai ter que esperar um pouco. A ansiedade de muitos aqui é a minha também...

Para o cultivo das neps eu aconselho sempre o procedimento “genérico”, que tem funcionado bem:

1 – Local bem iluminado, mas sem sol direto, de preferência a céu aberto, para a planta poder pegar bastante luz o dia todo, chuva e o sereno da noite; se quiser, coloque para pegar umas 2 horas de sol da manhã (exceto a N. ampullaria, que gosta de sombra o tempo todo). O local deve ser protegido do excesso de vento, devendo-se borrifar toda a planta, sempre que possível.

2 – Cultivar em vaso grande, de preferência pendurado, com muitos furos tanto embaixo como nas laterais, sem usar o tradicional pratinho. Se tiver como conseguir os vasos de xaxim abandonados pela “parentada” (antigamente usados para cultivar samambaias) melhor ainda. Use bastante substrato, com o nível bem acima da borda do vaso, pois o mesmo tende a diminuir com o passar do tempo, principalmente se tiver muito sphagnum. Além desse musgo desidratado, use também para formar o substrato: areão lavado, casca de pinus higienizada, fibra de casca de côco maduro higienizada (deixada de molho pelo menos uns 2 meses, trocando a água constantemente, é claro), turfa natural, carvão vegetal granulado, e perlita expandida, se tiver (ajuda muito a manter o substrato úmido, sem encharcamento). Não uso vermiculita com as minhas neps. Se puder, cubra tudo com musgo vivo (Sphagnum sp. ou o “de Java”).

3 – Regue em abundância todo dia, até mais de uma vez, se quiser. Use água de torneira mesmo, sem frescura. Mas evite aquela que costuma sair morna demais logo nos primeiros segundos depois que se abre a torneira. Evite também a água que vem direto da rua, cheirando a cloro (use a da caixa d’água).

4 – Não “invente moda” com suas plantas: deixe-as quietas, evitando mexer nas armadilhas, permitindo que cresçam naturalmente (e lentamente, como é característica delas).

5 – Mudas muito pequenas, recém-adquiridas podem estranhar o novo ambiente, e o novo clima. Assim, tenha um aquário desativado com tampa de vidro disponível para mantê-las de quarentena, até produzirem os primeiros jarrinhos.

No mais, ao longo dos meses e anos, descobriremos características particulares de cada espécie, e assim poderemos compartilhar, com certeza.

Bom cultivo!

MIGUEL ANGELO PANDINI

27.08.2008(Qua)9:38

Mensagem 
Olá Miguel Pandini, obrigado pela experiência compartilhada, mais uma vez!
Gostaria de saber o por quê de você não usar vermiculita no substrato. É por que você tem dúvida se seria bom? :?
E a fibra de coco? Mesmo aquela fibra comprada em floricultura deve ficar 2 meses de molho? :shock:

27.08.2008(Qua)11:24
Destaque

Mensagem Re: Frio x Calor
Andrei escreveu:
Olá Alex,
Parabéns pelas suas plantas!!! :D
Uma pergunta: durante o inverno você percebeu se algumas delas diminuíram o rítmo de crescimento e o desenvolvimento de armadilhas?
Mais uma: Além da ventricosa, alguma outra gostou do frio?
Valeu desde já!
Abraços,
Andrei

Olá Andrei. Sim, notei que praticamente todas, obviamente com exceção da N. ventricosa, diminuiram o ritmo de crescimento e produção de jarros. Duas delas não diminuiram tanto, e até continuaram crescendo e colocando jarros, foram N. khasiana e N. rafflesiana 'gigantea'.

Abraços,
Alex Moura.

27.08.2008(Qua)18:58
Responder   [ 41 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Próximo