Fernando
Concordo sim com tua visão. Quando maior o mercado consumidor com certeza mais faceis ficam as coisas e o interesse da lei em permitir a facilidade de troca entre diferentes partes do mundo. Claro que isso não é essencial pois acaba que sempre damos um jeitinho de conseguir sementes das plantas que tem facilidade de produzir sementes, não é o caso por exemplo de heliamphora onde nem os grigos tem disponibilidade de sementes dessas espécies, então a coisa fica realmente dificil e totalmente fora da lei. SE houvesse sim uma maior facilidade de intercambio e menos burocracia poderiamos ter mais delas por aqui, não so para colecionadores cultivadores, mas para um outro tipo de mercado, como por exemplo, floricultutas (sarracenias são utilizadas normalmente como "Flores de corte" para arranjos florais) e pq não as heliamphoras mais compridonas como a neblinae, a tateii e a ionasii? Cultivar certos tipos de gerbera, dalia, e algumaa orquideas no brasil envolve um custo altissimo de controle de duração do dia, temperatura luminosidade e etc, muito maior do que para cultivar heliamphora ou mesmo sarracenia, e até mesmo utricularia de flores ornamentais.
O meio orquidófilo, ainda que bem mais rico, mais influente e mais bem estabelecido sofre do mesmo mal: Sabe quantos orquidarios comerciais no Brasil fazem importação regular de plantas do exterior? 1 só. (e eu acho que ainda o povo deve ter alguma mutreta, pois eles conseguem liberar as plantas muito rapido). Agora exportação um monte deles faz. Eu mesmo so tenho algumas poucas Draculas e Masdevallia raras (orquideas andinas) por conta da iniciativa dessa empresa, senão nem conseguiria ter, pois o cultivo de orquideas a partir de semente é sempre incerto e complicado para quem não dispõe de uma senhora infraestrutura.
concordo que nos os amadores devemos ir fazendo nossa network de trocas e influencias sem esperar que alguém algum dia va mudar a lei por nossa causa. Mas penso que haveria um numero muito maior de hobbistas e de pessoas interessadas se houvesse mais incentivo a termos mais Marcos onos espalhados por ai, que pudessem levar mais variedade e quantidade de plantas pra um numero maior de pessoas de forma mais acessivel.
Anyway em homenagem a sua visita rules e a nossa ótima discussão, eis aqui uma palhinha do post do habitat que eu e o Vitor fomos e achamos 10 ESPECIES DIFERENTES de carnivoras XD
Abraço
Adilson