Carlos escreveu:
eu adorei duas imagens, essa última de D. tomentosa e, claro a de D. brevifolia em flor,
incrivelmente grande para uma planta tão pequena.
São plantas muito resistentes, mas as sementes não são fáceis. As mesmas plantas, desde 2006, elas florescem, diminuem até quese morrer, passam o iverno e depois crescem denovo! Impressionante como são resistentes!
Nem precisa comentar o pq da sua escolha de melhores fotos! Sua assinatura explica!
Pedro escreveu:
Fala Nílber!!! Belíssimas plantas! Pelo visto o clima de Friburgo faz muito bem para as Nepenthes... Aqui não são todas as que se dão bem... Como anda a rafflesiana?A minha não está bem adaptada e às vezes fico com vontade de levar para aí para ficar na casa do meu pai... mas ...
Abração!
Rapaz.. sim e não. O clima aqui não é tão bom nem pras Highland nem pras Lowland.. aí no final as duas vão mais ou menos. Agora, por exemplo, anda fazendo de 2 a 5 graus de madrugada, com umidade ambiente baixissima. O verão é muito úmido, mas a irradiação forte demais.
Minha rafflasiana não dá jarros há um bom tempo, mas está muito robusta, com folhas enormes, grossas e escuras. Daqui há um mês as coisas melhoram!
Paulo escreveu:
Pois é, eu vi!
As minhas já entraram todas na forma de inverno, com folhas paralelas ao solo, mas bem mais vináceas.
Bela D. omissa, bastante saudável, produzindo várias gemas de uma só vez. As minhas parcelam tudo em 2 vezes! Laughing
Bela haste de D. tomentosa, também!
As minha tb está em forma de inverno, a foto é antiga.
As omissa estão produzindo pequenas folhas normais, gemas e flores ao mesmo tempo! Muito lokas!
Valeu pelos comentarios!