Adilson, eu não contei os ascídeos ou a velocidade com que crescem ... ... até porque tive um ataque de lagartas, pode ver pelas imagens que há jarros mastigados, a darlingtonia sofreu mais, mas já está se recompondo.
Paulo Minatel escreveu:
A
H. heterodoxa também está tomando sol direto?
As minhas estão beeeeem mais verdes (mas elas continuam na minha mini estufa improvisada - um aquário que coloquei dentro do orquidário

).
Eu coloquei as plantas gradativamente em exposição direta ao sol. A H. heterodoxa foi menos gradativo passou uma semana na minha sacadinha e depois levei para São Bento, onde pegou sol direto, se bem que é oo sol de lá, que não se compara com o do sudeste.
O vaso de argila, dica do Fernando, é uma ótima para elas, resfria mesmo o substrato. Me parece bom para darlingtonia também.
Paulo escreveu:
Agora só faltam as flores!
Ah, só se for da H. minor, as demais são muito pequeninas ainda.
Citação:
PS: e as D. graomogolensis? Teve sucesso? Preciso tirar umas fotos...
Rapaz, está indo bem, mas eu fico receoso pois a minha primeira planta foi minguando após estar perfeitamente adaptada, ainda penso que também pode ser mais pela mudança de cidade. Enfim, muitas dúvidas. Por falar nisso, brotou uma segunda daquela (caule sem folhas? brotação?) e eu tranferi para S. Bento, vamos poder ver se o clima mais frio é melhor para o cultivo.
Um abraço.