Autor |
Mensagem |
Paulo Minatel
Moderador
Registrado em: 28.12.2005(Qua)18:59 Mensagens: 1422 Localização: São Carlos e São Paulo -SP
|
 Re: Droseras brasileiras
Oi Carlos, Olha eu invadindo seu tópico...hahaha Mas, como são as mesmas espécies, fica como se fosse uma colaboração: Drosera x fontinalis. Grão Mogol, MG. Drosera graomogolensis. Grão Mogol, MG.estiletes realmente muito longos:   Consegui pegar duas flores abertas no mesmo dia!  Essas fotos são todas de dezembro passado... Abraços,
_________________ Paulo Minatel Gonella Biólogo - Botânico
Growlist e Wishlist
Devendo um SEDEX pro Carlos...
|
03.03.2011(Qui)21:55 |
|
 |
Carlos Rohrbacher
Site Admin
Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02 Mensagens: 6411 Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
|
Ei, é como se eu tivesse postado, só que as imagens são boas. A primeira e a última imagem são as melhores. A primeira está com ótimo foco, belíssima. As pétalas da última são bem redondas e escuras, adoro essa espécie. Um abraço. P.S. Você viu que a minha flor de D. X fontinalis tinha seis pétalas? 
_________________ Droseraholic!!!
|
03.03.2011(Qui)22:01 |
|
 |
Fernando Rivadavia
Moderador
Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40 Mensagens: 2913 Localização: San Francisco, California, USA
|
Paulo, Citação: No caso de cortar os estiletes, a questão não é encurtar o caminho do tubo polínico, mas sim remover a área receptiva (estigma) que tem substâncias que evitam a germinação de grãos de pólen da mesma planta para aumentar as chances de polinização cruzada Em alguns casos pode até ser isso sim. Mas no caso lembro bem o Andreas contando q na sua experiencia de fazer hibridos, cortar o estilete da espécie materna ajudava o tubo polinico a atingir os ovulos quando a espécie paterna possui pistilos curtos (e portanto, cujo polen não costuma produzir tubo polinico longo). Abs, Fernando
|
03.03.2011(Qui)23:44 |
|
 |
Carlos Rohrbacher
Site Admin
Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02 Mensagens: 6411 Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
|
Já estou com o bisturi para testar isso no final de semana. 
|
04.03.2011(Sex)13:11 |
|
 |
Carlos Rohrbacher
Site Admin
|
Olá pessoas, Seguem algumas imagens das plantas, ainda sem lente macro, mas com um fundo escuro. Aos poucos vou aprendendo a fotografar. Drosera ascendens ‘Bandeira Peak’. Drosera ascendens. Diamantina, Minas Gerais, Brasil. Drosera ascendens. São Bernardo do Campo, São Paulo, Brasil. Drosera ascendens. Salesópolis, São Paulo, Brasil. Drosera camporupestris. Serra do Cipó, Minas Gerais, Brasil. Drosera graomogolensis. Itacambira, Minas Gerais, Brasil. Drosera graomogolensis. Botumirim, Minas Gerais, Brasil. Drosera villosa. Serra do Ibitipoca, Minas Gerais, Brasil.  Ah, cortei e polinizei a D. grão, vamos ver no que dá.
|
08.03.2011(Ter)0:30 |
|
 |
Fernando Rivadavia
Moderador
Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40 Mensagens: 2913 Localização: San Francisco, California, USA
|
Lindas fotos e boa sorte com as polinizações!!
Abs, Fernando
|
08.03.2011(Ter)1:20 |
|
 |
Samoied (Adilson Peres)
Destaque
Registrado em: 12.03.2007(Seg)19:19 Mensagens: 886 Localização: Brasília - DF
|
Lindas as plantas e otimas as fotos com fundo preto!
Essa asc. de são bernardo é realmente o clone mais bonito que eu ja vi. As grão de itacambira são diferentes das de botumirim pelo que tenho visto, parecem ter um pecíolo mais comprido, enquanto as de Botumirim tem peciolo mais curto e ficam mais compactas. Ou é impressão minha? Achei que as de Botumirim fossem mudar de aparencia ai no seu clima, mas parece que não.
|
10.03.2011(Qui)19:25 |
|
 |
Carlos Rohrbacher
Site Admin
|
Olá pessoas.
Fernando: Já marquei a flor que cortei, vamos ver no que dá.
Adilson: São lindonas, as mais peludas que tenho aqui. Como vieram do exterior eu fico pensando se houve uma seleção de plantas com muitos pêlos. Essas D. grão mogolenis são muito, muito legais, não dando certo as polinizações por corte dos estiletes eu vou tentar 'leaf cuttings'.
Um abraço.
|
10.03.2011(Qui)20:45 |
|
 |
Felipe_Pinho
Destaque
Registrado em: 09.10.2008(Qui)13:52 Mensagens: 1452 Localização: São José dos Pinhais - PR
|
Linda as flores Paulo e plantas Magnificas Carlos. belas fotos. Pensei em elogiar uma das espécies mas acho melhor nem comentar, pois todas são lindas uashuahs abraço
_________________ Felipe Steinthaler Growlist And Wishlist
|
10.03.2011(Qui)21:54 |
|
 |
Carlos Rohrbacher
Site Admin
|
Pois, Pinhais tem o mesmo clima, podes investir nas mesmas espécies de droseras. Já encontrou as pequeninas por aí?
Um abraço.
|
11.03.2011(Sex)16:14 |
|
 |
|