Autor |
Mensagem |
Nílber
Moderador
Registrado em: 30.12.2005(Sex)23:44 Mensagens: 1863 Localização: Brasil
|
Citação: Entendi! As neps são heteras! Boa! 
_________________ SE CORRER A PLANTA PEGA, SE FICAR A PLANTA COME!
Eparema, plantinha desinformada....
|
07.01.2008(Seg)18:43 |
|
 |
Carlos Rohrbacher
Site Admin
Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02 Mensagens: 6411 Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
|
Olá colegas, abriu uma pequena flor de Garuva, Serra do Quirirí-SC que me parece ser Utricularia tridentata pelo tamanho, mas poderia ser Utricularia tricolor, alguém pode confirmar?  Um abraço.
_________________ Droseraholic!!!
|
07.01.2008(Seg)21:35 |
|
 |
Nílber
Moderador
|
Fico com tridentata mesmo (Pelo formato da do lábio inferior, além do tamanho).
Certeza só com o Fernando.
Abraços.
|
08.01.2008(Ter)1:38 |
|
 |
Carlos Rohrbacher
Site Admin
Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02 Mensagens: 6411 Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
|
Nílber escreveu: Fico com tridentata mesmo (Pelo formato da do lábio inferior, além do tamanho). Opa, está valendo! Nilber escreveu: Certeza só com o Fernando. Aguardo a confirmação 
|
08.01.2008(Ter)11:10 |
|
 |
Paulo Minatel
Moderador
Registrado em: 28.12.2005(Qua)18:59 Mensagens: 1422 Localização: São Carlos e São Paulo -SP
|
Olás, Pra mim é tridentata mesmo. Em tricolor o labelo inferior é inteiro e não tão nitidamente dividido em três lóbulos. Bela flor, Carlos! Abraços,
_________________ Paulo Minatel Gonella Biólogo - Botânico
Growlist e Wishlist
Devendo um SEDEX pro Carlos...
|
10.01.2008(Qui)14:38 |
|
 |
Carlos Rohrbacher
Site Admin
|
Opa, valeu Paulo!!!
Hoje abriu mais uma, vou tentar polinizar.
Um abraço.
|
10.01.2008(Qui)16:43 |
|
 |
Nílber
Moderador
|
É o que penso também Paulo. Lábio inferior. Mas em tricolor nem sempre é inteiro, foi assim que errei incialmente a identificação das plantas do meu trabalho, lembra quando vimos no campo? As "minhas" tricolor possuem o labio inferior trilobado. Carlos, aqui elas produzem bastante sementes por conta propria. Se quiser aumentar o numero de sementes, faça uma autopolinização manual mesmo. Não precisa abrir outra. Abraços.
|
10.01.2008(Qui)20:53 |
|
 |
Carlos Rohrbacher
Site Admin
|
Valeu Nilber, Deixei uma sem polinizar e essa o farei, assim quero comparar se a minha "polinizada" foi bem sucedida Um abraço.
|
10.01.2008(Qui)20:56 |
|
 |
Paulo Minatel
Moderador
Registrado em: 28.12.2005(Qua)18:59 Mensagens: 1422 Localização: São Carlos e São Paulo -SP
|
Fala Nílber, Citação: É o que penso também Paulo. Lábio inferior. Mas em tricolor nem sempre é inteiro, foi assim que errei incialmente a identificação das plantas do meu trabalho, lembra quando vimos no campo? As "minhas" tricolor possuem o labio inferior trilobado. Sim, só que aquelas plantas não tinham o lábio inferior nitidamente trilobado. Olhe essa flor da tricolor lá em Uberaba, por exemplo:  Segundo o Taylor, o lábio inferior de tricolor pode ser levemente 3-lobado ou inteiro. Já em tridentata o lábio inferior é nitidamente 3-lobado, mas não profundamente, como em amethystina (exceto nas formas pequenas). Note também que o ápice do calcar é obtuso em U. tridentata e mais fino, pontudo, em U. tricolor. Abraços,
_________________ Paulo Minatel Gonella Biólogo - Botânico
Growlist e Wishlist
Devendo um SEDEX pro Carlos...
|
12.01.2008(Sáb)16:16 |
|
 |
Nílber
Moderador
|
De fato.
Vou tentar recuperar alguma foto daquele dia com aquelas tricolor, são bem mais lobadas que essa aí. Como diz o Fernando, os extremos caracteristicas até que é fácil, risos. A minha é beem tricolor sim. Fiquei com essa frase de "nitidamente trilobado" e pensei que nitidamente quis dizer: as tricolor não são lobadas. enfim.. Hoje acho facil identificar essas extremas. Ainda não vi intermediarios problemáticos, mas sei que existem e são realmente um problema!
Valeu Paulo!
|
13.01.2008(Dom)11:12 |
|
 |
|