Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 27.04.2024(Sáb)16:36



Responder  [ 62 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Próximo
 Fotografia - Plantas Carnívoras - Atualização 08/09/2012 
Autor Mensagem
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 02.07.2006(Dom)4:19
Mensagens: 982
Localização: Salvador - BA
Mensagem Re: Fotografia - Plantas Carnívoras - Atualização 02/09/2012
Alph@ escreveu:
...A câmera já tenho (não é das melhores más dá pro gasto), tenho tripé, alguns acessórios, agora só falta tentar tirar a foto usando o monitor, e vamos ver no que vai dar...

Ótimo Alph@, que tal partir para o primeiro treino?

Jadson escreveu:
...E considerando as fotos tiradas de celulares. Você tem alguma dica para programas (android ou IOS) para instalar nos aparelhos para melhorar a foto?...

Jadson, infelizmente não conheço, mas acredito que deva encontrar muita coisa no google...
Vi suas fotos... bem, guarde elas e faça uma comparação antes x depois do estudo (caso tenha interesse em treinar conosco)


___
Repetindo...
Nota: sem praticar não vai adiantar nada... por isso mesmo, só irei atualizar o tópico novamente quando alguém postar uma foto aqui, com o fundo desfocado, informando qual o valor da abertura do diafragma que usou na foto. Se quiser, poderá informar quais as condições em que fotografou (se usou tripé, se usou flash, etc).

É só uma brincadeira, então não se preocupem em tirar a foto da sua vida, mas peço que postem apenas uma foto por pessoa.
Minha intenção é apenas estimular a prática.

*Tenho um tópico no outro forum, então peço que não postem a mesma foto nos dois, por favor. (Apenas para não ficar massante, pois quero tratar os tópicos com o mesmo carinho!!!)

Grande abraço e ótimas fotos


03.09.2012(Seg)13:04
Perfil
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 29.04.2010(Qui)10:12
Mensagens: 465
Localização: Guarabira, Paraíba
Mensagem Re: Fotografia - Plantas Carnívoras - Atualização 02/09/2012
Oi pessoal,
Aí vão as fotos com intuito de desfocar o fundo da imagem. A câmera é uma Fujifilm Finepix S2950. Ela possui as opções macro e supermacro. Usei a opção supermacro.
Onde melhorar?

Nepenthes X mixta, (peristônio)
Abertura f3.4; ISO 64; supermacro; sem flash; com tripé
Imagem

Nepenthes alata, (ascidio)
Abertura f3.1; ISO 64; supermacro; sem flash; sem tripé
Imagem

Drosera capillaris, (haste/botão floral)
Abertura f3.1; ISO 64; supermacro; sem flash; com tripé
Imagem

Abs!

_________________
Caio Vinícius da Silva
Biólogo - Universidade Federal da Paraíba - Departamento de Sistemática e Ecologia


03.09.2012(Seg)15:36
Perfil Visitar website do usuário
Avatar do usuário

Registrado em: 16.04.2011(Sáb)23:37
Mensagens: 78
Localização: São Paulo-Capital (ZL)
Mensagem Re: Fotografia - Plantas Carnívoras - Atualização 02/09/2012
Bom aqui vai minha foto para contribuir com o tópico, não é de planta carnívora (vou ficar devendo no fim de semana tiro uma), mas como o Fábio disse, que era para treino e aprendizagem tá valendo.
Eu venho pesquisando sobre fotografia, e fazendo testes a algum tempo (nada comparado a dedicação e profissionalismo do Fábio, mas tenho obtidos alguns resultados maneros).

vamos a foto: Boa constrictor (jiboia), tirada no instituto Butantan e fevereiro
Imagem

Configurações usadas:

Modo: M
Abertura: f/5,6 (por se tratar de uma foto utilizando um elemento vivo que possa se mexer a qualquer momento, usei diafragma mais aberto para aproveitar bem a luminosidade do ambiente e permitir uma foto rápida)
exposição: 1/160 s (utilizei uma velocidade moderada, pois tirei a foto sem tripé)
Iso: 800 (como estava nublado, e lá não teve como usar flash pois iria refletir nos vidros e eu estava sem filtro polarizador, apesar que para reflexo de flash ele não adianta muito, tive que compensar no ISO)
Comprimento focal: 90mm
Utilizei: função macro + zoom (para garantir foco no objeto que estava distante) isto permitiu este grau de desfoque em um plano meio que intermediário (percebem que o 1º plano direito aparece levemente desfocado, o objeto principal focado (plano intermediário) e o fundo total mente desfocado).

Espero que tenham gostado, e tenha ajudado no tópico.

Abraços.

_________________
"Viva a vida, apenas como ela é"


03.09.2012(Seg)21:12
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 02.07.2006(Dom)4:19
Mensagens: 982
Localização: Salvador - BA
Mensagem Re: Fotografia - Plantas Carnívoras - Atualização 02/09/2012
Caio: Vou falar sobre composição em outro momento, mas só para testar... tente usar um fundo mais neutro, pois o amarelo está chamando muita atenção (lembrando que quando queremos desfocar o fundo é justamente para dar maior destaque ao assunto).

*Dica - como sua câmera não tem uma abertura significativa para este tipo de foto, tente explorar a distância. foque o objeto o mais próximo possível e distancie bastante o objeto do fundo. Com o tempo vai acabar descobrindo outros meios (eu ainda não sei ^^ ).

Pode conseguir desfocar ainda mais o fundo por meio de algum editor de imagens, mas o intuito aqui é pegar a manha da fotografia.

De toda forma, já podes perceber que o fundo realmente ficou desfocado... Parabéns! agora é só treinar mais /psica

Alph@: Pelo visto já tem um conhecimento bacana sobre fotografia... mas cuidado!!! eu sou apenas um aprendiz em rssss
Bom, quanto a foto, você usou algumas configurações ainda não comentadas aqui então não irei detalhar, mas a minha dica é que procure ser mais crítico quanto ao foco (como o ambiente não lhe foi favorável, isso deve ter sido bem difícil, mas neste caso tente tirar várias fotos por garantia), repare que o foco não está na cobra e sim nas folhas.

Dica dois: ao fotografar animais, tente acertar o foco nos olhos.... sim, eu sei que a cobra não queria fazer pose, mas é apenas para deixar a dica :D

Obrigado pela sua colaboração!


03.09.2012(Seg)21:55
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 16.04.2011(Sáb)23:37
Mensagens: 78
Localização: São Paulo-Capital (ZL)
Mensagem Re: Fotografia - Plantas Carnívoras - Atualização 02/09/2012
Valeu pelas dicas Fábio! Quando tirei esta foto tinha acabado de comprar a camera, nem sabia mexer direito ainda (e ainda não sei, rsrs). Como minha camera não tem foco manual as vezes é difícil focar onde realmente se quer
Agora to começando a pegar a manha dela e to conseguindo um foco melhor ajustando os comandos de foco AF, o tipo de leitura fotométrica e o ponto de focagem (spot, multi, àrea,etc).
Bom vou parar de falar nestes termos antes que dê nó na cabeça do pessoal.
Abraços

_________________
"Viva a vida, apenas como ela é"


03.09.2012(Seg)23:26
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 18.04.2012(Qua)9:55
Mensagens: 224
Localização: Taquara/RS
Mensagem Re: Fotografia - Plantas Carnívoras - Atualização 02/09/2012
Ótimo tutorial!
Eu como Fotógrafo achei o texto muito bom e detalhado(apesar de alguns errinhos na ortografia), ajuda bastante os iniciantes na fotografia, e quem cultiva plantas carnívoras uma hora ou outra vai precisar saber fazer um macro, adorei a iniciativa, vou colocar umas fotos minhas aqui:
Esta foi usado a técnica de inversão de lentes:
Imagem
F/10 - 1/200s - ISO 100 - Distância do objetivo: 100mm (flash + led auxiliar)

E esta foi usada uma lente macro, 60mm da canon
Imagem
F/20 - 1/100s - ISO 200 - distância do objetivo: 210mm (sem luz auxiliar, apenas flash nativo da camera)

_________________
[ ]'s Arthur Petry

Portifólio
Meu Diário de Cultivo (com fotos)
Minhas Plantas e as Condiçoes Climaticas da Região

"Não deixe para amanhã o que você pode deixar para lá"


04.09.2012(Ter)14:49
Perfil Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 02.07.2006(Dom)4:19
Mensagens: 982
Localização: Salvador - BA
Mensagem Re: Fotografia - Plantas Carnívoras - Atualização 02/09/2012
monster_arth escreveu:
Ótimo tutorial!
Eu como Fotógrafo achei o texto muito bom e detalhado (apesar de alguns errinhos na ortografia), ajuda bastante os iniciantes na fotografia, e quem cultiva plantas carnívoras uma hora ou outra vai precisar saber fazer um macro, adorei a iniciativa, vou colocar umas fotos minhas aqui:....


Que bom que gostou /psica
Quanto aos erros na ortografia, peço desculpas, pois estou dano mais atenção a como passar as informações de forma direta (não cansativa). E para ser sincero, vou continuar a escrever desta forma ou eu mesmo irei me desgastar ...

Bom, é isso, errar é humano... Afinal o seu próprio texto está com erros de pontuação e concordância :D

Abraços!


04.09.2012(Ter)16:42
Perfil
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 29.04.2010(Qui)10:12
Mensagens: 465
Localização: Guarabira, Paraíba
Mensagem Re: Fotografia - Plantas Carnívoras - Atualização 02/09/2012
Fábio escreveu:
Caio: Vou falar sobre composição em outro momento, mas só para testar... tente usar um fundo mais neutro, pois o amarelo está chamando muita atenção (lembrando que quando queremos desfocar o fundo é justamente para dar maior destaque ao assunto).

*Dica - como sua câmera não tem uma abertura significativa para este tipo de foto, tente explorar a distância. foque o objeto o mais próximo possível e distancie bastante o objeto do fundo. Com o tempo vai acabar descobrindo outros meios (eu ainda não sei ^^ ).

Pode conseguir desfocar ainda mais o fundo por meio de algum editor de imagens, mas o intuito aqui é pegar a manha da fotografia.

De toda forma, já podes perceber que o fundo realmente ficou desfocado... Parabéns! agora é só treinar mais /psica
Ok, Fabio. Vou usar um fundo menos chamativo. Sempre fico pensando em como fazer in habitat. Não tem como mudar muita coisa do ambiente do seu objeto. Toda configuração fica na câmera e no fotógrafo.
Vi que fora do modo macro fica impossível desfocar alguma coisa. Os melhores resultados são no modo supermacro. O melhor editor para desfocar mais o fundo é o Photoshop, mesmo?

Vou treinar mais!

Obrigado pelas dicas!

Abs! /psica

_________________
Caio Vinícius da Silva
Biólogo - Universidade Federal da Paraíba - Departamento de Sistemática e Ecologia


04.09.2012(Ter)21:07
Perfil Visitar website do usuário
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02
Mensagens: 6411
Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
Mensagem Re: Fotografia - Plantas Carnívoras - Atualização 02/09/2012
Caio Vinicius escreveu:
... Sempre fico pensando em como fazer in habitat. Não tem como mudar muita coisa do ambiente do seu objeto ...


Uma que faço no habitat é tirar fotos contra o céu azul, não tem como errar o foco. :mrgreen:

_________________
Droseraholic!!!


04.09.2012(Ter)21:55
Perfil Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 02.07.2006(Dom)4:19
Mensagens: 982
Localização: Salvador - BA
Mensagem Re: Fotografia - Plantas Carnívoras - Atualização 02/09/2012
Carlos Rohrbacher escreveu:
Caio Vinicius escreveu:
... Sempre fico pensando em como fazer in habitat. Não tem como mudar muita coisa do ambiente do seu objeto ...


Uma que faço no habitat é tirar fotos contra o céu azul, não tem como errar o foco. :mrgreen:


Gostei da dica, irei adotar também :D

Caio, desfocar o fundo é apenas uma técnica entre várias (não se prenda a nenhuma). Ao fotografar em campo, você poderá destacar o assunto, mas também pode querer mostrar o conjunto como todo.

Agora, se precisa realmente dar destaque ao assunto, leve pedaços de cartolina em cores suaves ou preta e faça o fundo você mesmo.
Pode parecer estranho, mas acredite, muitos fotógrafos fazem isso, principalmente para fotografar flores.


04.09.2012(Ter)22:01
Perfil
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 62 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Próximo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 140 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB