Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 28.03.2024(Qui)4:58



Responder  [ 62 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4, 5 ... 7  Próximo
 Fotografia - Plantas Carnívoras - Atualização 08/09/2012 
Autor Mensagem
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 02.07.2006(Dom)4:19
Mensagens: 982
Localização: Salvador - BA
Mensagem Fotografia - Plantas Carnívoras - Atualização 08/09/2012
Recentemente, a pouco mais de um mês, decidi investir mais no conceito de fotografia, motivado pelas fotos que venho tirando de minhas plantas ao longo do meu período de cultivo. Então, nada mais motivador para mim, que compartilhar minhas experiências com vocês, meus colegas e amigos do forum desde 2006.

Como aprendiz inicial de fotografia amadora (rsss), irei abordar os assuntos tratados aqui de forma básica, direta, resumida e assumidamente pessoal, por tanto me reservo direito de errar e dizer simplesmente o que acredito. Desta forma, se o conteúdo despertar interesse, sugiro procurar na internet por maiores explicações e se possuir alguma opinião divergente, não se atenha em comentar.

Escolhendo a câmera fotográfica com foco em plantas

Se vai fotografar plantas, principalmente carnívoras, sedo ou tarde irá sentir a necessidade em fotografar flores, sementes, mudas e até insetos (aquela abelha que descansa sobre uma flor amarela!). Então o assunto aqui é fotografia macro ou close up (são coisas distintas).

Em se tratando de fotografia com close up, aconselho fortemente as câmeras compactas da Canon, que possuam aproximação mínima menor que 2 cm.
“A mais a câmera xingeling tem aproximação de 1cm, deve servi muito bem para mim”… Bom, então vamos começar a tornar as coisas mais interessantes? Que tal então uma fotografia como esta abaixo?

Imagem
* Não, esta não foi uma foto tirada com uma DSLR, antes de me dizer que boas fotos são tiradas porque a câmera é semi-profissional, esquecendo que o principal é a pessoa por trás dela. Como diria meu amigo Carlos " percebe-se que não é a câmera mas a pecinha atrás dela que está ficando profissional."

“A cara, muito simples! Faço um fundo preto e trato no Photoshop”

Ok, mas não tão simples assim. Você precisa de uma boa iluminação, um fundo que não reflita a luz que irá usar (e ainda assim, poderá ter partes iluminadas no fundo, que precisarão de tratamento na pós). E com todo esse trabalho, não terá um bom resultado se esquecer de que sua máquina precisa ter uma lente boa para macros (coisa que costumo notar com facilidade nas Canons), além de um ótimo censor (que iremos discutir mais a frente).

Pontos a considerar na escolha de uma máquina compacta nova “dedicada” a fotografias de nossas plantas:
1. distância mínima
2. tamanho do censor e sua qualidade
3. configurações manuais
4. foco manual (isso mesmo, foco manual para melhorar suas fotografias close up)
5. qualidade da lente

Mas.... e se eu disser que não precisei de nenhum artifício a mais para ter a foto mencionada acima? Pois é, ela foi feita apenas com a câmera um espaço médio e setando as configurações manuais, E é justamente sobre isso que iremos discutir neste tópico.

Nitidez

Com a câmera já em mãos, nosso segundo passo é garantir a qualidade de imagem, obtendo boa nitidez e aqui já aviso logo. Solte a sua máquina imediatamente!

Não gostou? Isso mesmo meu amigo, de agora em diante, fotos com close up (principalmente se for macro) você só irá segurar a máquina para configura-la, buscando sempre usar um tripé no momento do clique, que por sinal, este tal clique será apenas para informar a câmera que ela deve disparar sozinha depois de alguns segundos.

O “grande segredo” para uma boa nitidez é não tremer a câmera e assegurar uma boa “focagem”. Então quando fotografar, lembre-se:

Faça suas fotografias sempre com um tripé. Acredite, você não vai conseguir fixar totalmente sua máquina no momento da fotografia, por um simples motivo… por mais firme que possa segurar a máquina, seu coração não vai parar de bater no momento do disparo. Percebe agora o nível que passaremos a buscar? Qualquer intervenção, por menor que seja, irá afetar a nitidez da sua foto.

Não irei entrar no mérito de discutir qual tripé comprar, mas adianto que esses vendidos por 100 reais não são adequados para fotografia. Um bom tripé é realmente caro, mas como estamos buscando melhorar nossas fotos dentro da nossa disponibilidade financeira, compre o que der para compra (mas tenha um). O meu mesmo é um simples que me custou os tais 100 contos Imagem (tenho também um mini tripé, para fotografia em mesa)


Imagem . Imagem
Meu tripé e mini tripé

Tomem cuidado para não comprar um muito leve e tentar fotografar fora de casa, pois até o vento poderá derrubar ou tremer a câmera.

Configure sua máquina para disparo automático, pois ao pressionar o botão de disparo você irá intervir na fixação da câmera.

Poderá também utilizar um disparador, caso sua máquina tenha suporte. Custam em média 4 dolares no ebay, modelo mais simples.

Imagem

Verifique se o vento não está provocando movimentos no assunto. Você poderá bloquear o vento com algum material simples, como uma folha de papelão ou prendendo o objeto de alguma forma (invente).

Faça o bloqueio do espelho. Algumas câmeras DSLR possuem configuração para bloquear o espelho, assim será necessário dar um clique no botão de disparo, para que o espelho suba e outro para fotografar. Com isso, a movimentação do espelho não irá intervir na estabilidade da máquina, durante o processo fotográfico.

Use o modo de focagem manual de sua câmera fotográfica e mostre o que realmente deseja mostrar e não o que a máquina consegue distinguir.

Imagem

Quando utilizada a focagem automática, a sua máquina tenta pegar o objeto mais próximo, desde que haja contraste suficiente, para que ela identifique dentro de seu foco e isso não é suficiente para macro fotografias. Afinal, quantas vezes você já brigou com sua máquina, porque queria focar na pontinha da Drosera e a danada só focava o centro?!
Como nem todos irão seguir meus conselhos na hora da compra, se sua máquina não tem focagem manual, você poderá contornar este problema centralizando a focagem (caso a sua câmera tenha a função), apontar para um objeto próximo com maior contraste, pressionar o disparador até o meio e segurar, para que o foco permaneça com a distância fixa e depois mirar no assunto, tendo o cuidado para focalizar bem o objeto (será necessário uma chegadinha para frente e para trás, até que a imagem fique bem nítida no LCD).

Caso sua máquina possua foco manual, bom para você, mas podemos facilitar ainda mais a sua vida…

Vamos usar um monitor para aperfeiçoar ainda mais o nosso trabalho. Já que nossas plantas são portáteis, vamos aproveitar para tirar o máximo de proveito das câmeras, levando todo seu material para uma mesa.

Conecte sua câmera fotográfica em um monitor com qualidade razoável, configure-a para focagem manual e observe bem como a sua foto vai ficar em sua telona antes de dar o clique. No display da sua máquina, não fica tão nítido o quadrado onde é exibido a focagem, pois o mesmo é muito pequeno para cobrir nossas necessidades.

Imagem
Infelizmente não encontrei o cabo de vídeo da mina Canon SX120 IS para mostrar no monitor como ficaria. Se alguém fizer uma foto assim usando uma câmera compacta e puder compartilhar neste tópico seria de grande valia.

ISO sempre mais baixo, para garantir a qualidade da imagem, pois como é de conhecimento de todos, o ISO é elevado quando há falta de luz. O problema é que quanto maior o ISO, maior a probabilidade da foto ficar com aparência granulada.

Imagem


Configuração manual

Bem, aqui automático não entra! E é justamente neste ponto que as coisas se tornam mais interessantes. Então, se a sua câmera não possui configuração manual, aproveite seu crediário nas Casas Bahia e compre a sua rsss.

Os principais elementos aqui são a exposição e a abertura, sendo que os dois interferem diretamente na quantidade de luz que chegará a foto.


Diafragma

De forma resumida, seguindo a linha deste tópico, você deve ter em mente que o foco é obtido em um único plano…. Tá bom! Sei que é difícil entender sem uma boa ilustração, mas vamos tentar o seguinte:

Segure um livro de forma paralela a seu cabeção Imagem.
Perceba que este é o seu “plano focal” e nele irá ler todo conteúdo de forma nítida (ou deveria se não fosse sua miopia, estigmatismo e outros, mas não vem ao caso rss). Ok?

Agora segure dois livros, sendo que o segundo ficará em uma posição mais afastada. Pronto, defina o primeiro livro como sendo seu “plano focal”. Ou seja, comece a lê-lo e usando sua visão periférica observe o segundo livro (sem tirar o seu foco do primeiro). Está notando que o segundo livro está desfocado? Bem, agora leia o segundo livro e tente observar o primeiro…

É isso (mais ou menos) que acontece com sua câmera fotográfica, ela só consegue focar em um plano, então tudo que estiver neste plano ficará mais nítido e todo o resto ficará desfocado, podendo estar muito ou pouco desfocado a depender do…. Ahaaa! Da abertura do diafragma. Imagem

O valor do diafragma é representado pela letra “f”

Imagem
fonte: http://luzeideias.blogspot.com.br/2010/09/diafragma.html

Tenha sempre em mente que quanto maior for o valor, mais fechado ela estará, o que irá proporcinar menor desfoque nos objetos distantes do plano focal. E de forma inversa, quanto menor o valor, maior será o desfoque.

“Mas para que eu iria querer desfocar minhas fotos?” Em algumas situações, o assunto da foto precisa de maior destaque e o fundo não pode chamar atenção. É neste momento que iremos abrir o diafragma.

Na prática, tendo em mãos uma máquina compacta, isto será mais trabalhso, principalmente se a sua for uma superzoom, pois a grande maioria não oferece uma grande abertura do diafragma, como é o caso da Fuji FinePix S2950 com f3.1 e da Canon PowerShot SX150 IS com f3.4 (minha velhinha SX120 IS tem 2.8 8-) ), mas ainda assim dá para tirar algum proveito.

Coloque a sua configuração como sendo a “prioridade de abertura” e coloque o menor valor possível, defina o seu foco como “macro” escolha o alvo e dispare. Para obter um resultado com desfoque mais acentuado permita um espaço maior entre o assunto e o fundo e menor entre o assunto e sua máquina.

Imagem
*A configuração de “prioridade de abertura/diafragma” na Canon é representada pela sigla AV. Verifique no manual da câmera qual a sigla da sua.

Na prática!

Canon SX120 IS - Abertura: f8.0 – Percebam, que apesar do valor estar alto, o fundo já apresenta desfoque acentuado. Isso se deve ao foco estar pegando um objeto tão próximo (em modo macro) e o fundo distante.
Imagem

Canon SX120 IS - Abertura: f2.8 – Agora, com o diafragma mais fechado, é possível perceber o desfoque no fundo.
Imagem

Caso tenha uma reflex, a história muda um pouco né?!
Canon T3 + Lente sigma 150mm macro - Abertura: f2.8
Imagem

De forma inversa, se desejamos garantir o máximo de nitidez em toda a foto, precisamos fechar o diafragma (aumentar o valor). Além disso, será necessário afastar mais o assunto da câmera e reduzir a distância entre o assunto e o fundo.

Canon SX120 IS - Abertura: f8.0
Imagem

Notem que na foto 2, apesar do fundo não está completamente desfocado, o assunto funciona como um ímã, atraindo seu olhar. Já na foto imediatamente acima, você praticamente não tem uma “atração principal”, o que lhe permite facilmente “passear” por toda a imagem.


Importante: Quanto mais aberto estiver o diafragma, mais luz chegará ao sensor.

Obturador

Por meio deste elemento é possível definir por quanto tempo o sensor da câmera ficará exposto na obtenção da foto. Com isso podemos registrar movimentos ou congelar o assunto.

Quanto menor o valor de exposição (exibido em segundos na sua máquina fotográfica),
“mais movimentos” ela irá capturar. Logo, se sua máquina estiver configurada com valor elevado de exposição, “mais fixa” estará o assunto na sua foto.

Na prática!

Estava eu fazendo minhas pesquisas de campo, na maior floresta da região ( ^^ ) quando me deparo com uma cena super interessante. Prontamente peguei minha câmera e não pensei duas vezes…. Disparo contra o inseto antes que ele fuja, pois sabia que não daria tempo de montar meu tripé. Então clique!!!! “Que #@$% de foto é essa?!.... O vento estragou minha fotografia” Imagem

Exposição: 1/80 s
Imagem

Bem, como mencionado acima, diminuindo o tempo de exposição do sensor, mais rápido será a captura da foto, por isso, podemos então congelar o assunto em pleno movimento. Então, ao fotografar em campo aberto, podemos diminuir o impacto causado pelo vento ou a falta de um tripé, reduzindo o tempo de exposição (Isso não substitui o uso do tripé, apenas ajuda a manter um pouco de nitidez na falta dele).

Exposição: 1/125 s
Imagem

Mantenha sua mente aberta, nem sempre aumentar a velocidade do obturador será a melhor opção. Veja o exemplo abaixo e reflita qual seria a melhor escolha para captar um ventilador ligado. Dispara com velocidade de 1/200 s ou a 1/25 s?

Imagem Imagem

Uma boa aplicação para se manter uma exposição maior em relação as plantas, seria, por exemplo, a de fotografar uma vegetação movida pelo vento. Só tome cuidado para ter um ponto de referência fixo na foto, para criar uma composição adequada.

Desta forma, configure sua câmera para o modo de "prioridade de obturador", ajuste o tempo de exposição que seja mais adequado para o cenário e boas fotos.
Imagem
*A configuração de “prioridade de exposição/obturador” na Canon é representada pela sigla TV. Verifique no manual da sua câmera qual a sigla correspondente.

Assim como o Diafragma, o obturador também é responsável pela quantidade de luz que chega ao sensor… vamos apenas deixar isso para discutir mais tarde. Ok? Imagem

Continua....

Making of

* Modelo fazendo uma boquinha depois de um dia cheio de trabalho. Muitas muitas poses, horas em pé... é pessoal, modelo também sofre Imagem
Imagem

Câmera: Canon SX120 IS
Nome da modelo: N. rafflesiana var alata
Imagem

Imagem

Abraços!


Editado pela última vez por Fábio em 08.09.2012(Sáb)12:50, em um total de 25 vezes.



25.08.2012(Sáb)12:54
Perfil
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 25.03.2012(Dom)0:44
Mensagens: 2150
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Mensagem Re: Fotografia - Plantas Carnívoras
Gostei Fabio, se vai fazer um tutorial a respeito do assunto, tem desde já meu apoio.

Obs: Bonita Nep essa sua. Qual seria a ID?

Abs,

Rodrigo F. Costa

_________________
"O especialista é um homem que sabe cada vez mais sobre cada vez menos, e por fim acaba sabendo tudo sobre nada."

George Bernard Shaw (1856-1950)


25.08.2012(Sáb)13:07
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 02.07.2006(Dom)4:19
Mensagens: 982
Localização: Salvador - BA
Mensagem Re: Fotografia - Plantas Carnívoras
Obrigado /psica
É uma N. rafflesiana var alata


25.08.2012(Sáb)13:31
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 03.12.2011(Sáb)15:36
Mensagens: 239
Localização: Americana-SP
Mensagem Re: Fotografia - Plantas Carnívoras
que legal, eu apoio !!!

_________________
Karina Longo

Minha Galeria
Minha Growlist/Wishilist

http://www.correios.com.br/enderecador/

Passo a Passo - Carta Selada


25.08.2012(Sáb)14:40
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 16.04.2011(Sáb)23:37
Mensagens: 78
Localização: São Paulo-Capital (ZL)
Mensagem Re: Fotografia - Plantas Carnívoras
Muito Bom mesmo, também tem meu apoio.

Para os amantes de fotografia como eu, estas dicas vão ser muito úteis, e para os colegas que gostam do assunto e não tem muita verba para investir em equipamentos, aconselho a série "S' da Fujifilm são câmeras excelente e não eixam a desejar em suas macros (competem com as profissionais), para iniciar escolhi uma S2800HD (ela só peca na falta do foco manual,mas dá muito bem para iniciantes e amadores), mais pra frente quero pegar uma Nikon - profissa.

Abraços.

_________________
"Viva a vida, apenas como ela é"


25.08.2012(Sáb)19:34
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 26.02.2008(Ter)16:35
Mensagens: 1166
Localização: Maceió - Alagoas
Mensagem Re: Fotografia - Plantas Carnívoras
Sensacional Fabio, interessa muito a todos, penso eu. Abraços.

_________________
Ivaldo Cavalcante Junior
Biólogo - Maceió Carnívoras

Minha Growlist


26.08.2012(Dom)15:26
Perfil
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02
Mensagens: 6411
Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
Mensagem Re: Fotografia - Plantas Carnívoras
Muito bom Fábio, acho que esse tópico vai virar 'fixo'.

_________________
Droseraholic!!!


26.08.2012(Dom)15:53
Perfil Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 07.03.2011(Seg)18:05
Mensagens: 370
Localização: Rio Negrinho/SC
Mensagem Re: Fotografia - Plantas Carnívoras
Maravilha cara!!!! Compartilho muito a idéia que não é só máquina que faz uma boa foto, hehe.
Parabéns, fico na espera da continuação!

Abraço


26.08.2012(Dom)18:53
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 02.07.2006(Dom)4:19
Mensagens: 982
Localização: Salvador - BA
Mensagem Re: Fotografia - Plantas Carnívoras
Atualização feita no tópico, espero que gostem


01.09.2012(Sáb)0:37
Perfil
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 29.04.2010(Qui)10:12
Mensagens: 465
Localização: Guarabira, Paraíba
Mensagem Re: Fotografia - Plantas Carnívoras
Muito legal!
Fábio, tenho uma Fuji Finepix S2950. Conhece? O que acha dela em relação às Canon básicas como essa do tópico? Ainda não consegui, por mais que tente (não sei tanto quanto vc), tirar fotos como as suas.

Abs e parabéns pela iniciativa!

_________________
Caio Vinícius da Silva
Biólogo - Universidade Federal da Paraíba - Departamento de Sistemática e Ecologia


01.09.2012(Sáb)9:47
Perfil Visitar website do usuário
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 62 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4, 5 ... 7  Próximo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 7 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB