Autor |
Mensagem |
Samoied (Adilson Peres)
Destaque
Registrado em: 12.03.2007(Seg)19:19 Mensagens: 886 Localização: Brasília - DF
|
 Plantas - Adilson
Vou postando aqui o que se passa com as minhas plantas.  Esta Pinguicula (talvez P. x afrodite) Esta hibernando. Em breve terei a flor dela (e um monte de cuttings) pra mostrar e ver se identifico ela de uma vez por todas. Esta planta esta comigo desde 1995 eu acho, ja virou touceirona, ja teve milhares de filhas. Atualmente so essa ai esta vegetando firme e forte. não vai ser dificil trazer de volta seu antigo explendor.  Esta é a suposta D. ascendens de Grão Mogol, MG que rebrotou por um milagre divino. Vamos ver se é mesmo (para a alegria do Fernando R. )  Alguém confirma se isso é D. communis? Veio de Pirenópólis - Go, e habitava beira de rio em lugar mais sombreado em uma cachoeira.  D. x tokaiensis. Estão crescendo e adquirindo uma cor vermelha bonita.  D. tomentosa var. glabrata (com U. graminifolia nos pés) Esta planta cresce bastante, tem uma cor bonita e multiplas inflorescências. Uma das minhas preferidas.  flor da D. tomentosa
|
08.09.2007(Sáb)19:09 |
|
 |
rodolfo palis
Destaque
Registrado em: 08.08.2006(Ter)15:37 Mensagens: 1017 Localização: Uberaba/ Minas Gerais
|
Bonitas plantas! A foto que pediu identificação, está parecendo a communis mesmo, mas tem uma cara de D. grantsaui também, isso dirá os mais experientes na área de identificação! Opa!!!!! folhas de Pinguiculas, tô na lista de troca!  Assim que a boneca estiver pronta, me fala para gente fazer escambo! Ah! Mais uma coisa sua Pinguicula, não tem a menor chance de ser P x aphrodite, dá um bico como é ela P. X APHRODITE, ela se parece muito mais com algúm hibrido de P. esseriana.
|
08.09.2007(Sáb)23:32 |
|
 |
Samoied (Adilson Peres)
Destaque
|
rodolfo palis escreveu: Bonitas plantas! A foto que pediu identificação, está parecendo a communis mesmo, mas tem uma cara de D. grantsaui também, isso dirá os mais experientes na área de identificação! Opa!!!!! folhas de Pinguiculas, tô na lista de troca!  Assim que a boneca estiver pronta, me fala para gente fazer escambo! Ah! Mais uma coisa sua Pinguicula, não tem a menor chance de ser P x aphrodite, dá um bico como é ela P. X APHRODITE, ela se parece muito mais com algúm hibrido de P. esseriana. Rodorfo! Bem, grantsaui não é mesmo, que eu conheço. Deve ser uma communis mesmo, de cor bem bonita. Estranho, uma vez estava tentando achar qual seria ela numa googlada de pinguiculas na net e o mais parecido tinha embaixo dizendo que era X aphrodite. Bem, o povo do site deve ter se enganado. O Fato é que é uma pinguicula grandona, de flores roseas escuro. hehehe ja vou botar os cuttings pra funcionar. você tem ainda a Utricularia cucculatta por ai? XD
|
09.09.2007(Dom)1:34 |
|
 |
Paulo Minatel
Moderador
Registrado em: 28.12.2005(Qua)18:59 Mensagens: 1422 Localização: São Carlos e São Paulo -SP
|
Belas plantas Adilson! As plantas de Pirenópolis são D. communis mesmo. As D. x tokaiensis tem uma cara de D. brevifolia.... mas ainda são seedlings, é difícil dizer assim. As D. tomentosa "glabrata" não são tão "glabratas" assim não, me parecem ser D. tomentosa var. tomentosa... até que altura da haste vão esses tricomas não glandulosos? (quando tiver sementes me avisa que fazemos uma troca!  ). Abraços,
_________________ Paulo Minatel Gonella Biólogo - Botânico
Growlist e Wishlist
Devendo um SEDEX pro Carlos...
|
09.09.2007(Dom)13:00 |
|
 |
Samoied (Adilson Peres)
Destaque
|
Paulo
As tokaiensis são tokaiensis mesmo, mandadas pra mim pelo Carlos R. Elas são seedlings mesmo. Eu tenho brevifolia tb e são bem diferentes.
Quem identificou a tomentosa foi o Fernando R. Os tricomas vão até aproximadamente metade da haste. Ela vai dar sementes em breve, então se quiser podemos trocar por alguma coisa sim ;) (fica babando na lista do paulo)
Um abraço
Adilson
|
09.09.2007(Dom)14:38 |
|
 |
rodolfo palis
Destaque
Registrado em: 08.08.2006(Ter)15:37 Mensagens: 1017 Localização: Uberaba/ Minas Gerais
|
Utricularia cucculata por aqui tem milhões, na época de chuva eu busco umas para você, mas já vou adiantando elas são bem dificéis de cultivo!
|
09.09.2007(Dom)15:02 |
|
 |
Paulo Minatel
Moderador
Registrado em: 28.12.2005(Qua)18:59 Mensagens: 1422 Localização: São Carlos e São Paulo -SP
|
Fala Adilson, Ainda assim, desconfio muito dessas tokaiensis... E você confia no Carlos? Ah, se vão até a metade entra na descrição de glabrata mesmo... mas ainda assim, a densidade é bem maior que a encontrada nas glabratas que já vi (que não foram muitas, confesso  ). Avise-me quando tiver as sementes! Citação: mas já vou adiantando elas são bem dificéis de cultivo! Difíceis mesmo! Uma das minhas decepções... é uma planta muito bonita. Abraços,
_________________ Paulo Minatel Gonella Biólogo - Botânico
Growlist e Wishlist
Devendo um SEDEX pro Carlos...
|
09.09.2007(Dom)21:13 |
|
 |
Carlos Rohrbacher
Site Admin
Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02 Mensagens: 6411 Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
|
_________________ Droseraholic!!!
|
10.09.2007(Seg)15:25 |
|
 |
ismael
Destaque
Registrado em: 09.09.2006(Sáb)22:16 Mensagens: 595 Localização: mato grosso do sul
|
 lindas suas plantas !!! parabéns e que venha a primavera!!! .gif)
_________________ Abraços, ISMAEL MARINHO BENITES Colecionador de Plantas Carnívoras
|
10.09.2007(Seg)21:42 |
|
 |
Nílber
Moderador
Registrado em: 30.12.2005(Sex)23:44 Mensagens: 1863 Localização: Brasil
|
Essa bela ping.... tb tô de olho...! Parabens.. Abraços.
_________________ SE CORRER A PLANTA PEGA, SE FICAR A PLANTA COME!
Eparema, plantinha desinformada....
|
10.09.2007(Seg)22:18 |
|
 |
|