Olá pessoal,
Já que vcs estão me matando de inveja com estas fotos todas de PCs no Brasil, eis a minha vingança, hehehe!
Desde que me mudei p/ a Califórnia no final de setembro não tenho tido mto tempo pra nada, tamanha a correria. MAS... tinha uma coisa que eu não poderia deixar de ver. Amanha é o último dia de uma exposição de PCs num parque no centro de San Francisco. As plantas são do famoso cultivador de PCs, Peter D'Amato, que mora aqui na California tbm. Portanto, no weekend passado eu fui ver a tal mostra, chamada "CHOMP!" (onomatopéia de mordida).
As plantas estavam num canto de uma enorme estufa separada em vários ambientes. Não havia muita quantidade, porém havia muita variedade de PCs. Claro que a maioria eram espécies relativamente comuns em cultivo por aqui. Mas me surpreendi com a presença de algumas Nepenthes bastante raras!
Bom, a mostra estava muito bonita e bem organizada. Havia um enorme "vaso" cheio de plantas diferentes no centro. Depois haviam vasos individuais em suportes elevados numa pilastra central de plantas organizadas pelos tipos de armadilhas. E nas beiradas haviam mais plantas, fotos, filmes, explicações e até ascídeos abertos.
Na entrada haviam duas PCs imensas!!

Calma, não são espécies gigantes, eram apenas modelos tamanho família, hehehe! Vejam o detalhe na base da folha da Heliamphora. Havia uma "janela" para ver modelos de insetos enormes "afogados" lá dentro.
E aqui o tal "vaso" enorme (c/ Sarras, Droseras, Pings, Neps, Dionaea e Utrics)...

E aqui os vasinhos separados por tipo de armadilha...
D.slackii:

N.mikei, S.purpurea e S.psittacina:

N.ventricosa (ou seria N.burkei?) e Cephalotus (no cantinho inferior esquerdo):

P.gigantea? agnata? cheia de pernilongos e D.spatulata (?) ao lado direito:

E aqui eu quase chorei de emoção e de saudades. Na área das PCs com armadilhas subterrâneas, estavam U.blanchettii e G.violacea (na verdade minha espécie nova do norte de Minas a G.sp."giant violacea"), ambas espécies que coletei nos anos 90 e que eu introduzi ao cultivo! Sniff, sniff!

Mais algumas plantas nesta sala....
Misturebas:

Um híbrido lindo de Sarracenia (leucoXpurpXleuco??):

Uma Darlingtonia pequenininha (vejam minha mao, hehehe) e com as folhas infelizmente amassadas pelas pessoas que passaram por lá:

A impressionante N.vietchii(??):

Uma espécie (não sei qual, talvez N.spatulata?) absolutamente IMENSA! Vejam o tamanho dos ascídeos em comparação com minhas mãos!!

Passeando pelo resto da estufa, os outros ambientes eram todos tropicais e muito bem cuidados, cheios de bromélias, orquídeas e outras. Haviam tbm várias Neps espalhadas, vejam abaixo.
Uma vista geral de um dos ambientes com uma Nep na frente (não sei qual, talvez um hibrido?):

Eu com uma N.maxima (ou seria N.mixta?):

Outro vaso lindo (será esta N.maxima??):

N.ventricosa pra dar e vender:

E finalmente uma das minhas favoritas, N.rafflesiana:

Abraços a todos,
Fernando Rivadavia