Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 28.04.2024(Dom)21:53



Responder  [ 10 mensagens ] 
 binata típica querendo ser red! 
Autor Mensagem

Registrado em: 16.10.2007(Ter)15:05
Mensagens: 725
Localização: Rio de Janeiro
Mensagem binata típica querendo ser red!
E aí, ver mutações nas plantas é bastante normal. De vez enquando nasce uma folha diferente, uma haste floral que foge ao padrão, uma flor tão bizarra que chega a levantar dúvidas.....mas e quando uma planta típica tenta ser a sua variedade "red"?

Pois é, isso aconteceu com a minha D. binata var multifida. Sem mais nem menos nasceu uma folha red!
Olha a diferença....

P.S.: A foto foi tirada após uma forte chuva que "lavou" a muscilagem das folhas....

Imagem


Esta foi a única folha que nasceu assim desde que eu tenho essa planta...o que dá mais ou menos uns 2,5 a 3 anos! Essa foto foi tirada a mais de um ano!

Abração


12.11.2007(Seg)19:28
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 28.07.2007(Sáb)4:32
Mensagens: 534
Localização: Niterói-RJ
Mensagem 
Muito interessante!!! Antes dessa chuva ai, a folha tava normal??? será que ela não começou a secar? (mesmo assim, é muito curioso). Com a minha as vezes nasce um pecíolo (aquele cabinho que não sei se é realmente o pecíolo) bem vermelho, mas depois a folha sempre fica verde!
Parabéns pela planta!!!

_________________
Imagem


12.11.2007(Seg)19:40
Perfil Visitar website do usuário
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 30.12.2005(Sex)23:44
Mensagens: 1863
Localização: Brasil
Mensagem 
Vc mudou ela de local recentemente?

Abraços.

ps. movido

_________________
SE CORRER A PLANTA PEGA, SE FICAR A PLANTA COME!

Eparema, plantinha desinformada....


12.11.2007(Seg)19:53
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 11.08.2007(Sáb)14:23
Mensagens: 414
Localização: Manaus / AM
Mensagem 
Legal, posta uma foto do ponto exato em que ela iniciou a coloração vermelha, :)

interessante! :P

_________________
:)


12.11.2007(Seg)20:39
Perfil YIM
Destaque

Registrado em: 09.12.2006(Sáb)16:39
Mensagens: 867
Localização: Niterói-RJ
Mensagem 
cara, faz com essa folha a reprodução assexuada para ver se os descendendes mantem a caracteristica :wink:

_________________
Imagem


13.11.2007(Ter)13:04
Perfil Visitar website do usuário

Registrado em: 11.09.2007(Ter)12:22
Mensagens: 19
Localização: Santos-SP
Mensagem 
Essa ae é a "mãe" das sementes que vc doou?
Espero que seja ^^

Achei muito interessante, será que é estress?Ou o inicio da mutação?


13.11.2007(Ter)14:27
Perfil

Registrado em: 16.10.2007(Ter)15:05
Mensagens: 725
Localização: Rio de Janeiro
Mensagem Binata típica querendo ser red
Por mais estranho que seja, essa folha vermelha apareceu sem explicação, não houve nenhuma mudança anterior ou posterior na posição do vaso, na quantidade de água fornecida, no substrato...em fim, em nada mesmo! Ela simplesmente nasceu! :)
Desde de “jovem” ela era diferente, vermelho sangue mesmo quando ainda era um botãozinho! Na época eu até achei que fosse uma haste floral pois a planta ainda não havia florescido aqui em casa e eu não sabia como era uma haste floral desta espécie. De lá pra cá essa e as outras folhas já secaram, morreram e nunca mais nasceu outra vermelha assim!!
Eu só citei que a foto foi tirada após um temporal pra poder explicar o motivo pelo qual as folhas não estavam com o aspecto típico das Droseras, ou seja, com aquelas gotinhas de muscilagem na ponto dos pelos!

E aí, isso foi realmente raro?

Aquele abraço!


13.11.2007(Ter)17:10
Perfil
Destaque

Registrado em: 09.12.2006(Sáb)16:39
Mensagens: 867
Localização: Niterói-RJ
Mensagem 
cara, faz o que eu falei,pode ser que de certo :wink:

_________________
Imagem


14.11.2007(Qua)12:31
Perfil Visitar website do usuário

Registrado em: 16.10.2007(Ter)15:05
Mensagens: 725
Localização: Rio de Janeiro
Mensagem 
É galera..

Pedro Batalha: Essa folha ficou vermelho sangue do início ao fim! Tem aqui vários botões que começam vermelho, continuam assim até um pouco mais to primeiro terço do tamanho da folha adulta, mas depois fica verde, o que seria "normal"! Essa aí, foi a ovelha negra (ou vermelha) da família!!

Nílber: Que nada! Ela estava no mesmo lugar de sempre quando esta folha nasceu!

Daniel Souza: Po, desculpa cara, mas essa foto foi tirada a mais de um ano, a folha já morreu e como de um modo geral todas as folhas nova dela começam vermelhas, eu não me liguei muito em fotografar no início. Até por que, ela era ligeiramente mais vermelhas que as outras, mas daí adiante eu não podia imaginar que iria acontecer isso! Infelizmente né! hehe

Igor lins: Gostei da sua idéia! Mas ela morreu faz tempo, essa foto tem mais de um ano! Além disso, por mais que eu tenha feito tentativas, reproduzir binatas por leaf cutting é difícil. Não sei se foi uma dificuldade minha, ou se é assim normalmente. Engraçado é que por root cutting e por haste floral arrancada eu consegui reproduzi-la!

Thiago Garcia: Sim!! Essa seria a mãe! Mas quando recebi as sementes de D. binata pura (essa que eu tenho é a variedade multifida) que a Liza doou, percebi que eu não tinha sementes dessa planta, pois as sementes da D. binata são muito diferentes das sementes que eu tenho. A não ser que essa variedade dê sementes comuns, ou seja, como as sementes típicas das droseras em geral! Não sei se alguém do fórum sabe algo sobre isso. Qual a opinião de voces?

Grande abraço

Vivendo e aprendendo


14.11.2007(Qua)17:03
Perfil
Destaque

Registrado em: 09.12.2006(Sáb)16:39
Mensagens: 867
Localização: Niterói-RJ
Mensagem 
que pena :cry:

_________________
Imagem


14.11.2007(Qua)17:40
Perfil Visitar website do usuário
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 10 mensagens ] 

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 160 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB