Encontro de carnivorólogos na Califórnia
Olá pessoal,
Sábado passado fui a uma reunião da Bay Area Carnivorous Plant Society (BACPS), que ocorre a cada 2-3 meses. Foi no jardim botânico de Berkley, pertinho de São Francisco. Haviam umas 25-35 pessoas. Encontrei alguns conhecidos e fiz novas amizades. Já havia ido em outro encontro deles uns anos atras (quando estava aqui a trabalho) e fiz uma apresentação sobre minha última expedição ao Pico da Neblina. Desta vez teve uma apresentação sobre cultura de tecidos, mostrando que qq um pode montar em casa p/ propagar suas plantas em grande escala.
Aqui estão todos assistindo a apresentação:

Idem, com uma mesa de plantas:

Aqui uma vista de cima desta mesa:

Nesta mesa estavam plantas que foram doadas à sociedade e que foram leiloadas aos membros p/ arrecadar dinheiro p/ a sociedade. Tbm foi feito um sorteio com as mudas de Nepenthes. As pessoas compravam tickets numerados e depois os numeros eram sorteados (novamente p/ arrecadar $$). Tbm foram discutidos vários outros assuntos durante o encontro, como a eleição de um novo presidente da sociedade. Eles estavam tão desesperados (pois ninguem queria assumir o pepino) que até a mim ofereceram o cargo, hahaha! Nem pensar, ainda tô muito enrolado com mudança e trabalho novo, hehehe!
Bom, aqui um exemplo da cultura de tecidos de Dionaea:

E aqui uma N.ventricosa que alguem trouxe p/ mostrar:

E tbm um "vaso" bem artístico com uma Ping híbrida (será P.moranensis X P.ehlersiae/ esseriana?):

E por último... o melhor da festa na minha opinião. Um cara que mora no norte do estado, divisa com o Oregon (região da Darlingtonia), trouxe um ascídeo GIGANTESCO de Darlingtonia que ele encontrou num brejo perto da casa dele. Vejam só eu segurando este monstro!!!

Esqueci de medir a folha, mas façam vcs as contas. Eu tenho 1.88m...
Anyways, o tal cara que trouxe esta folha me convidou p/ ver este e outros locais de PCs no norte do estado. Eu pensei que já estavam todas mortas devido ao inverno chegando, mas ele me falou que agora é a melhor época p/ ver Darlingtonia! Eu não sabia, mas as folhas aparentemente aguentam bem o frio e é no outono que as plantas produzem as maiores folhas do ano!!
Acho que pode rolar uma visita em breve... ;)
Abraços,
Fernando Rivadavia