Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 02.05.2025(Sex)12:22

Responder  [ 13 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
 Genlisea violacea 
Autor Mensagem
Moderador

Mensagem Genlisea violacea
Olá pessoal,

Duas das minhas "formas" de G. violacea acabam de florescer e, diferentemente do previsto pelo Fernando, que disse que seriam todas iguais, elas mostraram-se (um pouco) diferentes cultivadas sob mesmas condições.
Aqui, uma flor de Genlisea violacea de Couto de Magalhães de Minas (MG):
Imagem

Outro ângulo:
Imagem

Aqui, uma flor de G. violacea de Serro (MG), notem a cor mais pálida:
Imagem

Aqui, flores das duas "formas" lado a lado - Serro (esquerda) e Couto de Magalhães (direita):
Imagem

Nada além de uma pequena variação em algum alelo, mas uma diferença bem interessante na coloração...

Abraços,

Growlist e Wishlist

Devendo um SEDEX pro Carlos...

27.12.2007(Qui)14:37
Moderador

Mensagem 
Fato interessante!

Ambas as "formas" são muito belas, mas a coloração intensa da Genlisea violacea de Couto de Magalhães de Minas está imbatível.

www.biophotos.com.br

27.12.2007(Qui)17:23
Perfil Visitar website do usuário
Destaque

Mensagem 
Lindas demais!
Parabéns :D

27.12.2007(Qui)17:53
Moderador

Mensagem 
Hello Paulo,

Heheehe, vc adora me contrariar, não? :)

Acho que foi apenas um desentendimento quantitativo, uma questão relativa. Lembre-se que eu já vi mtas plantas na natureza e em muitos lugares diferentes. Então não é qq pequena variação de cor que me chama atenção hoje em dia, hehehe!

Explico: observando tuas flores, veja como elas são parecidas. Não só o formato e comprimento das pétalas, mas até as duas elevações amarelas são +- do mesmo tamanho e altura. Veja inclusive como as nervuras roxas estão nos mesmos lugares nas duas flores. A real diferença entre elas é apenas uma questão de intensidade de pigmentos roxos.

Já se vc olhar as flores de G.violacea da Canastra, Ibitipoca, Furnas, Caraça, e outros, vai ver que a coloração tem uma distribuição diferente, as vezes sem nervuras, ou com manchas brancas maiores, com o amarelo menos elevado, etc. Muitas vezes, apenas olhando a foto de uma flor, eu consigo até dizer de onde é aquela G.violacea (se bem que ando meio fora de forma, precisaria dar uma refrescada, hehehe!).

Estas duas plantas q vc tem são típicas da região que se extende da Serra do Cipó até arredores de Diamantina (Itacambira tbm? não lembro daquela flor...). Nesta grande área, as G.violacea tendem a ter estas nervuras roxas bastante óbvias em todas as pétalas, o amarelo não é mto intenso e há branco apenas numa pequena região ao redor dos traços amarelos.

Esta forma "albina" que vc teve a sorte de obter de sementes não é mto comum, mas já a vi em alguns lugares sim. Ela ocorre inclusive com a G.sp."violacea gigante" da região de Itacambira a Grão-Mogol. Quem sabe auto-polinizando as flores vc consiga uma forma realmente albina, e não apenas mais clarinha. Eu só me lembro de ter visto flores verdadeiramente albinas na Serra do Caraça e na Serra do Cipó.

Na época que eu cultivava PCs, me lembro de tentar fazer cruzamentos entre os diferentes tipos de G.violacea e obter umas plantas mto legais! Lembro bem de uma delas (Ibitipoca X Furnas), que ficou imensa, maior que ambos os pais, demonstrando verdadeiro vigor híbrido.

Abraços,
Fernando Rivadavia

P.S. Andei desenvolvendo um plano que me permitirá futuramente mostrar tudo isto a vcs... Estou pesquisando comprar um escaneador de slides, para poder digitalizar a montanha de slides que tenho da era pré-digital -- que foi quando eu fiz grande parte das minhas explorações pelo Brasil. O mais legal foi descobrir que dá pra escanear tbm filme negativo (dos quais eu tambem tenho pilhas interminaveis) e transformar em positivos! Vai dar um trabalho do caramba fazer isto, mas vai valer a pena, antes que estes slides e negativos se estraguem. Pena só que na época eu era um fotografo ainda pior do que eu sou hoje em dia, então muitas das fotos são um horror...

Editado pela última vez por Fernando Rivadavia em 27.12.2007(Qui)18:31, em um total de 2 vezes.

27.12.2007(Qui)18:03
Moderador

Mensagem 
Voltei!

Achei umas fotos velhas de G.violacea de lugares diferentes, apenas p/ ilustrar melhor o que disse acima.

Vejam da Serra do Caraça como é diferente:

Imagem
Imagem

Olhem como as nervuras roxas são curtas e apenas no labelo superior, como o amarelo é mais intenso e maior, e como não há branco.

Agora aquela que talvez seja a minha preferida, a G.violacea de Furnas:

Imagem
Imagem

Não é linda a distribuição de cores??? Olha quanto branco tem em volta do amarelo!
As flores desta de Furnas são menores que as demais, vejam a comparação abaixo (Furnas à esquerda e Caraça à direita):

Imagem

Esta última flor de Furnas está com menos veias roxas que as flores anteriores pq ela foi fotografada em cultivo. Na natureza as flores desta espécie são geralmente mais intensas mesmo.

E pra não dizer que não há variação local, vejam estas 3 flores crescendo numa mesma população na Serra do Cipó:

Imagem

Vejam como as pétalas tem formatos diferentes, porém a coloração é parecida (nervuras roxas e pouco amarelo).

Abraços, Fernando Rivadavia

27.12.2007(Qui)18:27
Moderador

Mensagem 
Fala Fernando,

Citação:
Heheehe, vc adora me contrariar, não? :)

Hehehe, só de vez em quando...
Mas veja que eu coloquei minha justificativa no final daquele post. :)

Mas a questão é, se eu não tivesse contrariado, será que aprenderíamos tanto sobre a variação em G. violacea? :lol:
Obrigado pelas explicações! :wink:

Realmente, quanto à forma elas são praticamente idênticas, o que me surpreendeu foi essa diferença de coloração tão grande. Mesmo assim, pode ter sido só com essa planta.
Tenho outra planta de Serro com uma haste jovem, vamos ver se essa característica é típica das plantas de lá. E vou tentar auto-polinizá-la, quem sabe não aparece alguma coisa interessante mesmo.

Obrigado, Carlos e Vitor! :wink:

Abraços,

Growlist e Wishlist

27.12.2007(Qui)18:37
Moderador

Mensagem 
Caramba!
Essas da Serra do Caraça e de Furnas são realmente incríveis! Belíssima distribuição de cores!
/pensar Preciso conseguir umas sementes dessas plantas... :P

Growlist e Wishlist

27.12.2007(Qui)18:42
Moderador

Mensagem 
Hello Paulo,

Citação:
Mas a questão é, se eu não tivesse contrariado, será que aprenderíamos tanto sobre a variação em G. violacea?

Hehehe, realmente! :) Vc já está me manipulando, hahaha!

Abs, Fernando Rivadavia

27.12.2007(Qui)20:31
Site Admin

Mensagem 
Olá Paulo,

são flores relamente interessantes, belas imagens.

Agora algumas perguntas "básicas":

1) Como você as está mantendo (componentes do substrato, iluminação, altura do substrato em relação à água da bandeja, temperatura no florescimento...)?

2) Essas genliseas são anuais ou perenes?

3) Alguma imagem delas in habitat?

4) O tamanho é similar ao post do Alex Melo?

Você "explora" o Fernando... eu "exploro" você :lol:

Um abraço.

27.12.2007(Qui)21:39
Moderador

Mensagem 
Citação:
Hehehe, realmente! :) Vc já está me manipulando, hahaha!

:twisted:
Isso faz parte do meu plano de dominação mundial... :lol:

Vamos às respostas pro Carlos:
Citação:
1) Como você as está mantendo (componentes do substrato, iluminação, altura do substrato em relação à água da bandeja, temperatura no florescimento...)?

O substrato é o básico sphagnum + areia (1:1), vou tentar usar turfa nos próximos replantios, pra ver se elas ficam maiores...
Elas estão sendo cultivadas na estufa, com sombrite 70%, água a, no máximo, 1/3 da altura do vaso (que é daqueles quadrados, com cerca de 10 cm de altura) e a temperatura é a ambiente (que está entre 25-30º C, talvez um pouco menos durante a noite). Umidade do ar sempre bastante elevada.

Citação:
2) Essas genliseas são anuais ou perenes?

Essa espécie é anual na natureza. Vamos ver como se comporta em cultivo.

Citação:
3) Alguma imagem delas in habitat?

Aí você terá que pedir pro Fernando...

Citação:
4) O tamanho é similar ao post do Alex Melo?

É mais ou menos daquele tamanho mesmo. A maior flor tem cerca de 1,3 cm de lado a lado.

Abraços,

Growlist e Wishlist

28.12.2007(Sex)12:44
Responder   [ 13 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo