Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 20.05.2025(Ter)18:37

Responder  [ 22 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo
 Herbário UnB 
Autor Mensagem
Destaque

Mensagem Herbário UnB
Olá pessoal!

Andei sumido do fórum nas últimas semanas por causa das correrias de fim de semestre na faculdade. Ainda estou atolado mas vou escrever esse tópico rapidinho pra mostrar umas fotos legais pra vocês. :wink:

Essas fotos foram tiradas no Herbário da UnB. Um herbário é uma sala geralmente grande, climatizada, com dezenas de armários onde são guardadas plantas secas, organizadas em ordem alfabética. Os herbários são muito importantes pois facilitam muitos estudos botânicos. Essas aqui são algumas plantas interessantes que encontrei por lá.

Algumas D. sessilifolia enormes.
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

D. chrysolepis
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

D. graminifolia
Imagem

Imagem

Imagem

Drosophyllum lusitanicum
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Nessa excicata tinha também uma foto! Estava nessa proteção.
Imagem

A foto da foto.
Imagem

Para a minha surpresa, quando estava andando pelos corredores vi escrito no armário: Sarraceniacea. Fiquei intrigado pensando o que é que poderia estar ali e quando abri, era uma Heliamphora! Porque não? Afinal no Brasil também tem montes delas!
Ela estava sem identificação mas estou chutando H. tatei. É isso mesmo?
Imagem

Um ascídeo que cresceu na haste.
Imagem

Imagem

E um close da flor.
Imagem

Se aqui em Bsb já tinha algumas plantas legais, estou imaginando o que deve ter na USP. (Foi uma indireta, viu? hehehe :lol: )
Espero que tenham gostado.

Abraços,
Vitor B.

18.06.2008(Qua)8:38

Mensagem 
Parqabéns pelo tópico, muito interessante! Adoro herbários, laboratórios e afins de faculdades, são incríveis! Boa sorte nessa reta final de sua facu!

18.06.2008(Qua)9:31
Perfil Visitar website do usuário
Moderador

Mensagem 
Ihhhh, Vitor,

Se eu fosse tirar fotos de tudo que tem de interessante aqui na USP ia ser um tópico eterno.... ninguém ia aguentar. :lol:
Mas quando o Fernando digitalizar toda aquela enorme quantidade de fotos impressas que ele tem, vocês poderão ver quase tudo de interessante que tem por aqui (e o melhor, enquanto elas ainda estavam vivas). :wink:

Mas que D. chrysolepis pequenas! :lol:
Plantas pequenas assim são características de ambientes abertos, com poucas gramíneas e solo mais seco e pobre em MO (em solos úmidos e com muitas gramíneas elas podem ficar enormes, como a última planta da primeira parte da minha viagem à Serra do Cipó).
De onde é essa coleta?

E Lentibulariáceas, não tinha nada de interessante?

Abs,

Growlist e Wishlist

Devendo um SEDEX pro Carlos...

18.06.2008(Qua)11:38
Destaque

Mensagem 
Muito legais as fotos, especialmente da Heliamphora! Tenho varias encomendas de fotos de coisas por aqui que você podia fotografar pra mim ;) (indireta direta)

Adilson

18.06.2008(Qua)11:46
Destaque

Mensagem 
Valeu pessoal :D

Paulo, quando eu for em SP, com certeza vou dar uma passadinha na USP pelo menos pra ver o tamanho do herbário e quantidade de excicatas (de PCs, lógico)!
Só o Fernando já deve ter fechado uns três arquivos! :lol:
Poxa Fernando, vamos agilizar essa digitalização aí, né? Vai matar a gente de curiosidade?
As D. chysolepis são da Bahia!
Nas Lentibulariaceas de mais interessante tem G. guianensis e algumas Utrics aquáticas. Isso vcs tem por aí também... Aí tem G. roraimensis?
Ah é! Estava querendo te perguntar há um tempo: Você já viu G. lobata in Habitat?

Oi Adilson! Já dei uma olhada lá nas suas queridas Encyclias. Vou ver se consigo tirar as fotos essa semana! :wink:

Abração

18.06.2008(Qua)12:37
Destaque

Mensagem 
AHHHHHHHHNnnnnnnn Valeus Vitor!!!

18.06.2008(Qua)13:19
Moderador

Mensagem 
Citação:
Aí tem G. roraimensis?

Se o Fernando coletou, tem com certeza... hehehe

Citação:
Só o Fernando já deve ter fechado uns três arquivos!

Depende, o que você chama de "arquivo"?

Nosso herbário não é tão grande, mas o aproveitamento do espaço é otimizado com os armários deslizantes.
Mas as famílias de PCs estão muito bem representadas. Tem até coletas de Sarracenias 8-) . E, futuramente, quando o Fernando terminar as fichas, terá várias espécies de Pings também (por enquanto tem só uma coleta dele de lá do Japão - acho que P. macroceras).

Citação:
Estava querendo te perguntar há um tempo: Você já viu G. lobata in Habitat?

Eu não, mas o Fernando já, na Serra da Araponga e na Serra do Caparaó.

Abs,

Growlist e Wishlist

Devendo um SEDEX pro Carlos...

18.06.2008(Qua)18:14
Destaque

Mensagem 
Citação:
Depende, o que você chama de "arquivo"?

Palavra errada! É que aqui os armários são de ferro, aí eu chamo de arquivo.

Citação:
Nosso herbário não é tão grande, mas o aproveitamento do espaço é otimizado com os armários deslizantes.

Fiquei curioso!

Citação:

Xiiiii, tá longe... Essa vai ter que esperar um pouco mais.

Lembrei que aqui também tem P. alpina. Devia ter tirado umas fotos.

Abraços,
Vitor B.

18.06.2008(Qua)21:41
Moderador

Mensagem 
Olá Vitor,

Tópico legal este! ;)

Fiquei curioso com a localização da Heliamphora: Amazonas, Serra de Pirapucu. Estou procurando no Google, mas por enqto não achei. Só consegui descobrir q é próxima ao Pico da Neblina. Deve ser uma das serras menos exploradas lá daquela região... Ah, se eu ganhasse na megasena e pudesse comprar um helicoptero!! :)

Deve ser algo próximo de H.tatei, mas vai saber! Se for peluda por fora do ascídeo pode ser H.neblinae.

Não sei pq mas as D.chrysolepis da Chapada Diamantina em geral são assim pequenas e compactas mesmo.

Citação:

Nossa, é isso mesmo. Que memória, heim? :shock:

Digitalizar minhas fotos é um projeto de longo prazo, pois são realmente muuuuitas fotos. Nem comprei o digitalizador ainda. Aceito "estágiários" p/ o projeto, hehehe! :)

Tenho coletas de G.roraimensis lá na USP sim, de vários locais na Venezuela, uma do Brasil e outra da Guyana (ambas no alto do Mt.Roraima). Vitor, veja de onde é a planta no hebário da UNB, pois frequentemente o pessoal identifica errado. Se ela não é do norte do Brasil/ sul da Venezuela, provavelmente é outra.

Quanto aos meus herbários, numa conta rápida vejo que tenho ~2560 coletas de ~250 espécies de PCs, das quais a grande maioria está na USP (exceto as Pings, cuja grande maioria está no México). Considerando que foram feitas ao longo de ~16 anos, isto dá 160 coletas por ano -- e umas 15.5 espécies diferentes por ano. Mas o récorde foi em 1999, com 420 herbários. :)

Vitor, Paulo, Nilber e outros, proponho uma competição em nome de uma boa causa (a botânica, é claro!): bater este meu récorde de 1999, ou a média de 160 herbários por ano em cinco anos, OK? ;)

Abs, Fernando Rivadavia

18.06.2008(Qua)23:32
Perfil Visitar website do usuário
Destaque

Mensagem 
não sabia que existia heliamphora no Brasil,em que região?

18.06.2008(Qua)23:58
Responder   [ 22 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo