Todas as minhas Nepenthes-O retrospecto [Atualização pág. 2]
Olá a todos,
resolvi criar este tópico para postar as fotos de todas as minhas
Nepenthes, atualmente são 14 no total. A mais antiga está com apenas 9 meses e meio rsrs, mas já cresceram bastante nesse tempo. Colocarei no máximo três fotos de cada
sp: “antes”, “depois” e a foto do maior jarro atual. A foto do "antes" foi tirada no dia da aquisição (ou no máximo uma semana após). A foto do "depois" e da maioria dos jarros foram tiradas no último sábado, dia 08/03/08.
O tópico está meio pesado, com muitas fotos, mas espero que gostem... Deu um trabalhão pra fazer tudo...
Da mais antiga para a mais nova:
N. x [gracillima*rafflesiana]Adquirida em 22/05/2007:

9 meses e meio depois, está com 5 jarros:

O maior tem 15cm:
N. khasianaAdquirida em 07/06/2007:

9 meses depois, está com 4 jarros: (Esta planta sofreu um pouco com o substrato que coloquei depois de tê-la comprado. Como o vaso veio com pouco substrato, eu completei com fibra de coco sem tratamento e Sphagnum, depois disso a planta perdeu todos os jarros e ficou vários meses “estacionada” não desenvolvia uma única folhinha sequer... só voltou a crescer há um tempo atrás e agora está indo bem...)

O maior tem 6cm:
N. x arakawae [alata*(maxima*northiana)]Adquirida em 07/06/2007:

9 meses depois, está com 4 jarros: (Essa também sofreu com a fibra de coco da mesma forma que a khasiana, e pra piorar, usei inseticida SBP pra matar pulgões que a infestavam, matou a praga, mas exagerei na quantidade, faltou pouco para ela morrer. Só há poucos meses ela se recuperou, e agora está evoluindo bem...)

O maior tem 7cm:
N. x chelsonii [(rafflesiana*hirsuta)*(rafflesiana*ampullaria)]Adquirida em 07/06/2007:
A cada jarro que ela desenvolve, eu acredito cada vez mais não se tratar de uma
N. x chelsonii. Creio que seja a mesma planta que o Marcos Ono recebeu como
N. alata e o Miguel Pandini postou aqui no fórum para uma possível identificação, está na sala “Identifique a sua planta!” em Galeria, foi postada no dia 15/11/2007 (desculpem-me, mas não sei como colocar um link direto para o post dele, já que este tópico já está com mais de 60 páginas). Mas olhando fotos por aí a fora, encontrei esta
N. x superba postada no sarracenia.com, é idêntica à minha:
Clique para ver a foto . Muito parecida também com a Nepenthes da USP que o Paulo Minatel mostra no tópico:
Carnívoras da USP e é identificada como
N. x superba Para finalizar acredito então se tratar de uma
N. x superba [(gracilis*khasiana)*(rafflesiana*ampullaria), se analisarmos a composição deste híbrido, veremos que 50% é idêntica à
N. chelsonii, daí essa confusão...

9 meses depois, está com 5 jarros:

O maior tem 12cm:
N. rafflesiana 'gigantea'Adquirida em 07/09/2007:

6 meses depois, está com 3 jarros:

O maior tem 9cm: