Visita ao Herbário da UFBA
Autor |
Mensagem |
Jonathan Ferreira
Destaque
Registrado em: 14.04.2008(Seg)17:49 Mensagens: 303 Localização: Niterói, Rio de Janeiro
|
 Visita ao Herbário da UFBA
Oi, pessoal, nesta sexta-feira visitei, com o pessoal do grupoda feira cultural, o Herbário da UFBA, não pude deixar de fotografar os exemplares de carnívoras que fazem parte dele. Aqui vão elas: Nepenthes alata e a outra não conheço...  U. adpressa (flores)  e visão total da planta   U. cf. myriocysta  Detalhe:  U cf. gibba(coletada em 1956!!!  )  Detalhe:  Drosera communis  Detalhe:   Drosera montana  detalhe de haste floral  Esaas já são mais recentes, de 2001  Drosera chrysolepis    Espero que tenham gostado, Att jonathan
_________________ Plantas Carnívoras: o Império verde contra-ataca. GrowList
|
16.08.2008(Sáb)16:52 |
|
 |
Fernando Rivadavia
Moderador
Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40 Mensagens: 2913 Localização: San Francisco, California, USA
|
Hello Jonathan, Mto obrigado pelas fotos! Não lembrava de ter visitado este herbário, mas tô vendo uma identificação minha de 2002 (U.adpressa).  A coleta seguinte identificada como U.myriocista me parece ser U.breviscapa. Já a tal "D.communis" não tem nada a ver, hehehe! É uma forma de D.villosa q tem lá na Chapada Diamantina. A 2a e 3a "D.montana" são na verdade D.tomentosa var.tomentosa. Abs, Fernando Rivadavia
|
16.08.2008(Sáb)18:08 |
|
 |
PHD Pereira
Destaque
Registrado em: 25.07.2007(Qua)19:28 Mensagens: 1190 Localização: Ipatinga / São João Del Rei MG
|
Citação: U cf. gibba(coletada em 1956!!! ) Deve ter sido da primeira coleta do Fernando Rivadavia!! rssrs Zuera Fernando! Apesar de eu achar muito interessante esses herbarios, eu ainda fico itrigado com eles, tipo, a amostra é amasada e seca, perde caracteristicas como espessura, cor, aroma... ou seja para pesquisas futuras elas são de pouco proveito. Não existe uma forma melhor de conservar essas plantas? Como o formol é para os animais, não existe um equivalente para a botanica não??? Vi uma vez um cientista que resolveu tirar raio X das plantas, era uma experiencia que ele mesmo admitiu fora fracassada, mas o efeito visual ficou tão interessante que hj são feitas exposiçoes com essas radiografias!! Citação: Mto obrigado pelas fotos! Não lembrava de ter visitado este herbário, mas tô vendo uma identificação minha de 2002 (U.adpressa). Troca de figurinhas??? Vai ver que o herbario pra onde vc levou essa coleta, já tinha esse material e resolveu trocar ficgrinhas com os Bahianos!! Citação: Já a tal "D.communis" não tem nada a ver, hehehe! Porque num cai uma dessas no teste de identificação??? Eu teria acertado (que num era communis) rsrsr!! Valeu pelas fotos Jonathan!! Abraços
_________________ Paulo Henrique Dias Nem todo vento traz frieza e tempestade... Canibal vegetariano devora planta carnívora Minha Grow List
|
16.08.2008(Sáb)19:23 |
|
 |
Paulo Minatel
Moderador
Registrado em: 28.12.2005(Qua)18:59 Mensagens: 1422 Localização: São Carlos e São Paulo -SP
|
Citação: Apesar de eu achar muito interessante esses herbarios, eu ainda fico itrigado com eles, tipo, a amostra é amasada e seca, perde caracteristicas como espessura, cor, aroma... ou seja para pesquisas futuras elas são de pouco proveito. Não existe uma forma melhor de conservar essas plantas? Como o formol é para os animais, não existe um equivalente para a botanica não??? Pouco proveito coisa nenhuma!!!  É pra essas manter essas características que são perdidas no processo de herborização que existe uma ficha que acompanha a coleta (essa fichinha com o nome da planta na extremidade direita inferior da cartolina). Uma boa ficha sempre contém informações sobre o habitat da planta, além de coloração e qqr outra característica importante que venha a se perder. Em geral esses solventes utilizados na preservação de animais (e, em alguns casos de plantas também - inteiras ou partes delas que são mais frágeis) diluem os pigmentos, são inflamáveis e/ou tóxicos, além de tornarem a manipulação do material muito mais difícil do que se o material simplismente estivesse preso a uma folha da cartolina. Obrigado por postar essas fotos, Jonathan! Abs,
_________________ Paulo Minatel Gonella Biólogo - Botânico
Growlist e Wishlist
Devendo um SEDEX pro Carlos...
|
17.08.2008(Dom)1:17 |
|
 |
Fernando Rivadavia
Moderador
Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40 Mensagens: 2913 Localização: San Francisco, California, USA
|
Olá PHD, Citação: Deve ter sido da primeira coleta do Fernando Rivadavia!! rssrs Boa!!  Mas aguarde a vingança, hahaha! ;) E como falou o Paulo, os herbários são a melhor maneira de preservar as plantas p/ a posteridade. Isto eu só entendi quando comecei a ver herbarios coletados em 1900, 1800 e até antes. A coleta mais impressionante q eu vi, que mais me marcou e me mostrou a importância dos herbários em geral, foi o herbário tipo da D.petiolaris, a 1a coleta desta espécie australiana. As plantas estavam lindas, parecia que haviam sido coletadas na semana anterior. E no entanto haviam sido coletadas na 1a expedição britânica pela Austrália, quando o capitão James Cook e sua tripulação navegaram pela costa leste australiana em ***1770***!!!Diferentemente dos portugueses, os ingleses não estavam buscando apenas riquezas. Eles tinham curiosidade cientifica tbm e na expedição do Cook estavam presentes os naturalistas Banks e Solander, que realizaram esta coleta de D.petiolaris (a 1a Drosera encontrada na Australia se não me engano) entre outras. E incrivelmente conseguiram trazer de volta herbários de ótima qualidade, q sobreviveram aos tempos e conseguem até envergonhar coletas muito mais recentes (minhas inclusive!). Sorte do Allen Lowrie que existe material tão rico e de tão boa qualidade p/ ele poder comparar com as espécies novas q sempre descobre na Austrália, p/ saber qual espécie é qual. Infelizmente nos temos q nos contentar com coletas em geral bem piores, realizadas pelo Saint-Hilaire no início do século 19 -- como este herbário tipo de G.pygmaea abaixo que consiste de uma única haste floral amassada, sem roseta ou harmadilhas...   Abs, Fernando Rivadavia P.S. Mtas vezes eu fiz coletas em alcool p/ ajudar a preservar algumas estruturas mais sensiveis como as flores. Tbm já fiz coletas em silica gel, p/ secar as plantas rapidamente e assim preservar DNA p/ estudos genéticos. Além disso já fiz muitas coletas de pontas de raízes em solução especial p/ preservar os chromossomos p/ a contagem destes. E tenho tbm mtos envelopinhos de sementes separados p/ estudos morfólogicos destas. Dependendo do objetivo, dá p/ preservar as plantas (ou suas partes) de maneiras diferentes, p/ estudos diferentes. Sem falar nas milhões de fotos que tiramos das plantas em campo e das anotações q fazemos sobre os ambientes, que também ajudam a "preservar" informações importantes sobre as PCs.
|
17.08.2008(Dom)5:10 |
|
 |
Fernando Rivadavia
Moderador
|
PHD, Esqueci uma coisinha: Citação: Porque num cai uma dessas no teste de identificação??? Eu teria acertado (que num era communis) rsrsr!! É... só tem uma pessoa que insiste em cometer estes pecados taxonômicos, hehehe! ;) Abs, Fernando Rivadavia
|
17.08.2008(Dom)5:12 |
|
 |
Jean Pierre
Destaque
Registrado em: 29.12.2005(Qui)3:57 Mensagens: 737 Localização: Porto Alegre-RS
|
Vixi manos,olha a data da coleta da utricu  ahuahuahua de 1956 ..bem bacana! Abracs!
_________________ A dengue por aqui vira comida! Minhas carnivoras Meu Album de carnivoras http://s109.photobucket.com/albums/n54/Jean_ribeiro/
|
17.08.2008(Dom)5:56 |
|
 |
Fernando Rivadavia
Moderador
|
Jean, Olha a data da Genlisea acima!  Abs, Fernando Rivadavia
|
17.08.2008(Dom)6:08 |
|
 |
Jean Pierre
Destaque
Registrado em: 29.12.2005(Qui)3:57 Mensagens: 737 Localização: Porto Alegre-RS
|
Fernando Rivadavia escreveu: Jean, Olha a data da Genlisea acima!  Abs, Fernando Rivadavia Eita nós,muito tempo,de arrepia. Abrcs!
_________________ A dengue por aqui vira comida! Minhas carnivoras Meu Album de carnivoras http://s109.photobucket.com/albums/n54/Jean_ribeiro/
|
17.08.2008(Dom)6:16 |
|
 |
PHD Pereira
Destaque
Registrado em: 25.07.2007(Qua)19:28 Mensagens: 1190 Localização: Ipatinga / São João Del Rei MG
|
Paulo Minatel escreveu: Pouco proveito coisa nenhuma!!!  É pra essas manter essas características que são perdidas no processo de herborização que existe uma ficha que acompanha a coleta (essa fichinha com o nome da planta na extremidade direita inferior da cartolina). Uma boa ficha sempre contém informações sobre o habitat da planta, além de coloração e qqr outra característica importante que venha a se perder. Em geral esses solventes utilizados na preservação de animais (e, em alguns casos de plantas também - inteiras ou partes delas que são mais frágeis) diluem os pigmentos, são inflamáveis e/ou tóxicos, além de tornarem a manipulação do material muito mais difícil do que se o material simplismente estivesse preso a uma folha da cartolina. Abs, Fernando Rivadavia escreveu: Olá PHD, E como falou o Paulo, os herbários são a melhor maneira de preservar as plantas p/ a posteridade. Isto eu só entendi quando comecei a ver herbarios coletados em 1900, 1800 e até antes.
A coleta mais impressionante q eu vi, que mais me marcou e me mostrou a importância dos herbários em geral, foi o herbário tipo da D.petiolaris, a 1a coleta desta espécie australiana. As plantas estavam lindas, parecia que haviam sido coletadas na semana anterior. E no entanto haviam sido coletadas na 1a expedição britânica pela Austrália, quando o capitão James Cook e sua tripulação navegaram pela costa leste australiana em ***1770***!!!
Diferentemente dos portugueses, os ingleses não estavam buscando apenas riquezas. Eles tinham curiosidade cientifica tbm e na expedição do Cook estavam presentes os naturalistas Banks e Solander, que realizaram esta coleta de D.petiolaris (a 1a Drosera encontrada na Australia se não me engano) entre outras. E incrivelmente conseguiram trazer de volta herbários de ótima qualidade, q sobreviveram aos tempos e conseguem até envergonhar coletas muito mais recentes (minhas inclusive!).
Sorte do Allen Lowrie que existe material tão rico e de tão boa qualidade p/ ele poder comparar com as espécies novas q sempre descobre na Austrália, p/ saber qual espécie é qual. Infelizmente nos temos q nos contentar com coletas em geral bem piores, realizadas pelo Saint-Hilaire no início do século 19 -- como este herbário tipo de G.pygmaea abaixo que consiste de uma única haste floral amassada, sem roseta ou harmadilhas...
Abs, Fernando Rivadavia
P.S. Mtas vezes eu fiz coletas em alcool p/ ajudar a preservar algumas estruturas mais sensiveis como as flores. Tbm já fiz coletas em silica gel, p/ secar as plantas rapidamente e assim preservar DNA p/ estudos genéticos. Além disso já fiz muitas coletas de pontas de raízes em solução especial p/ preservar os chromossomos p/ a contagem destes. E tenho tbm mtos envelopinhos de sementes separados p/ estudos morfólogicos destas. Dependendo do objetivo, dá p/ preservar as plantas (ou suas partes) de maneiras diferentes, p/ estudos diferentes. Sem falar nas milhões de fotos que tiramos das plantas em campo e das anotações q fazemos sobre os ambientes, que também ajudam a "preservar" informações importantes sobre as PCs. Essa coleta de 1770 calou a minha boca.... Valeu Paulo, eu sempre pensei que essa ficha só tinha o nome da coleta, a data, o local e o coletador, não sabia que era tão detalhada. Mas como o Fernando falou, de fato existem maneiras de preservar melhor algumas estruturas. Mas apesar de tudo, nada é mais barato que uma folha de cartolina e nada é melhor que ver as plantas ao vivo (se é que no futuro restará alguma). Fernando ainda resta alguma duvida sobre a capacidade intelectual dos colinizadores portugueses? Citação: Citação: Deve ter sido da primeira coleta do Fernando Rivadavia!! rssrs Boa!!  Mas aguarde a vingança, hahaha! ;) Como diria o sabio filosofo Sr. Madruga da Vila del Chavo "A vingança nunca é plena, mata a alma e envenena"Abraços
_________________ Paulo Henrique Dias Nem todo vento traz frieza e tempestade... Canibal vegetariano devora planta carnívora Minha Grow List
|
17.08.2008(Dom)11:30 |
|
 |
|