Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 27.04.2024(Sáb)11:22



Responder  [ 40 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4  Próximo
 Dionaea, Nepenthes Alata, Droseras (novas fotos, pág. 3) 
Autor Mensagem
Avatar do usuário

Registrado em: 16.01.2009(Sex)22:12
Mensagens: 221
Localização: Curitiba (PR)
Mensagem Dionaea, Nepenthes Alata, Droseras (novas fotos, pág. 3)
Minhas plantas- Dionaea e Nepenthes Alata (nada de especial)

Olá!

Esta é a Nepenthes alata que comprei esta semana: o que acham dela? Me pareceu bem cuidada...

Imagem
(O pratinho é só para evitar que caia água na mesa, está sem água)

O jarro que abriu ontem...

Imagem

Esta é a minha Dionaea, tenho ela desde 2007... está se recuperando agora, coitadinha, estava com flores até o mês passado (história comprida). As armadilhas estão bem maiores do ano passado, assim, acho que esteja tudo OK com ela.

Imagem
(tenho que replantá-la um pouco mais no centro do vaso, mas depois, quando estará mais recuperada)

Plántulas das sementes de Dionaea - por enquanto estão em algodão, mas vou plantá-las daqui a pouco.

Imagem

...como estou indo? A Nepenthes é OK? Posso replantar a Dionaea um pouco mais no centro do vaso?


Editado pela última vez por RobertoR em 28.02.2010(Dom)14:45, em um total de 1 vez.



18.01.2009(Dom)16:09
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 06.06.2008(Sex)17:26
Mensagens: 663
Localização: Camocim-CE
Mensagem 
Citação:
Posso replantar a Dionaea um pouco mais no centro do vaso?

.


Ok Roberto é melhor plantar as dionaea no centro do vaso devido o crescimento das suas armadilhas no futuro,levou quantos dias para as sementes de dionaea germinar?vc estratificou ou elas foram frescas?boa sorte com elas e suas Nep


18.01.2009(Dom)16:37
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 16.01.2009(Sex)22:12
Mensagens: 221
Localização: Curitiba (PR)
Mensagem 
Edirlessandro Arruda escreveu:
Ok Roberto é melhor plantar as dionaea no centro do vaso devido o crescimento das suas armadilhas no futuro,levou quantos dias para as sementes de dionaea germinar?vc estratificou ou elas foram frescas?boa sorte com elas e suas Nep


Obrigado! Vou replantá-la assim que estiver melhor!

Não, eu não estratifiquei: colhi as sementes da flor, coloquei no algodão e molhei com a água do prato da Dionaea mãe (vamos chamá-la de "chá de sphagnum"?). O pote estava quase fechado, assim as sementes ficaram bem sombreadas e húmidas, mas relativamente quentes.
Não demoraram muito para germinar - não quero dizer besteira mas foi muito, muito rápido, entre uma e duas semanas já dava para ver a raizinha saindo da semente. Continuei regando com água do prato da Dionaea até agora. Todas as sementes germinaram, e todas nos mesmos 1-2 dias.
Eu não tenho experiência alguma, só dei um jeitinho... Sei lá... Agora tenho que replantá-las, não posso deixá-las no algodão por muito tempo ou a raiz vai ficar comprida demais. Obrigado pelo conselho!


18.01.2009(Dom)17:03
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 06.06.2008(Sex)17:26
Mensagens: 663
Localização: Camocim-CE
Mensagem 
Roberto acho que vc deveria replantar logo elas ,de preferencia no sphagnum,ok,sucesso.


18.01.2009(Dom)17:16
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 13.01.2009(Ter)21:07
Mensagens: 25
Localização: Panambi - RS
Mensagem 
to pensando em fazer o teste aqui com algumas sementes de dionaea no algodao tbm.....

daria pra vc dizer mais ou menos como q vc fez o esquema todo???

_________________
"eu sou diferente, igual a todo mundo" musica superman banda fruto sagrado
atenciosamente
DiogoBeje...


19.01.2009(Seg)12:34
Perfil
Mensagem 
belas nepenthes vc tem hein? :wink:


19.01.2009(Seg)12:49
Avatar do usuário

Registrado em: 16.01.2009(Sex)22:12
Mensagens: 221
Localização: Curitiba (PR)
Mensagem 
diogobeje escreveu:
to pensando em fazer o teste aqui com algumas sementes de dionaea no algodao tbm.....

daria pra vc dizer mais ou menos como q vc fez o esquema todo???


Com certeza! (mas considere que sou novato, viu!)

Peguei um algodão daqueles para remover maquiagem, redondos, e coloquei num pote de geléia. Molhei com água do prato da dionaea, que é levemente marronzinha pela substância orgânica do sphagnum. Não cheguei a submergir o algodão, mas quase: estava muito bem molhado. Espalhei as sementes e deixei a tampa de metal, bem aberta (um pouco levantada para ajudar a ventilação), por cima do pote. O pote ficou em luz indireta, fora de casa. Como escrivi antes, infelizmente eu não lembro com precisão quanto tempo demorou para as sementes germinarem... foram 1-2 semanas. Criou-se uma pequena raiz verde que, entrando no algodão, virou uma "manchinha" marrom e grudou. Agora estou deixando o pote aberto e com menos água, mas o algodão está sempre molhado. Continuo regando com água do prato da dionaea. Tentei remover algumas das plântulas, elas estão bem grudadas no algodão mesmo. Uma delas já está criando a terceira folha.


19.01.2009(Seg)14:32
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 16.01.2009(Sex)22:12
Mensagens: 221
Localização: Curitiba (PR)
Mensagem 
yuri escreveu:
belas nepenthes vc tem hein? :wink:


Eh, é que ainda eu não tive tempo de estragá-la... :?

(ontem vi um bicho cabeludo eLorme de 6 centímetros, não resisti... :oops: quis ver o match Nepenthes x Bicho cabeludo. Peguei o bicho com um haste de uma planta qualquer e joguei na jarra maior... o coitado tentou fugir, não conseguiu subir pelas paredes, mexeu mexeu por um 2 minutinhos e depois... de repente, parou! Morreu, ficou paralisado, não sei, mas o bicho vai virar suco! ...tenho fotos do bicho na jarra :shock: )


19.01.2009(Seg)14:36
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 13.01.2009(Ter)21:07
Mensagens: 25
Localização: Panambi - RS
Mensagem 
se puder poe as fotos do bicho no jarro pra gnte ver...hehehe

vou fazer esse experimento das sementes d dionaea no algodao pra ver no q da....não tenho paciencia...por isso vou tentar...hehe

_________________
"eu sou diferente, igual a todo mundo" musica superman banda fruto sagrado
atenciosamente
DiogoBeje...


19.01.2009(Seg)15:43
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 16.01.2009(Sex)22:12
Mensagens: 221
Localização: Curitiba (PR)
Mensagem 
Ontem coloquei as plántulas no sphagnum... que suadeira!!! Elas grudam tanto no algodão que vc nem imagina. Acabei deixando uns fios de algodão, para não machucá-las. Mas afinal acho que deu tudo certo, até o manuseio é fácil segurando a plantinha pelo algodão. mas se quiser tentar, olhe que estes discos de algodão são até resistentes demais!!!

Aí vão as fotos do bicho cabeludo!
Imagem

Imagem


20.01.2009(Ter)9:50
Perfil
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 40 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4  Próximo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 142 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB