Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 04.05.2025(Dom)20:02

Responder  [ 17 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
 N. X chelsonii - by Miguel Pandini 
Autor Mensagem
Destaque

Mensagem N. X chelsonii - by Miguel Pandini
Nepenthes X chelsonii - legítima e rara!!! :D

Olá, pessoal!

Tenho prazer de trazer imagens dessa neps que é uma de minhas favoritas. Ficou estagnada durante os muitos meses de sêca, mas com as chuvas desse fim de 2008, ela desencantou de vez e produziu 3 jarros seguidos e já está começando a formar um 4º, bem saudável! A planta está com quase um metro de comprimento e ainda permanece na fase de roseta, produzindo jarros "lower", apesar de uma distância considerável entre os nós das folhas.

É uma jóia da natureza, um híbrido natural complexo de N. (rafflesiana x ampullaria) x (rafflesiana x hirsuta), vindo do sudeste asiático, que jamais passa despercebida nua coleção de plantas de sse tipo!

Acho que esse tópico vem em boa hora, pois ela tem causado uma grande confusão de identificação no forum em relação à N. X wrigleyana, outro híbrido natural muito parecido.

Vamos às imagens:

Uma visão geral de um jarro "lower" (repare no padrão bicolor da parede externa):

Imagem

Um jarro ainda fechado (repare na grande semelhança no formato de N. rafflesiana):

Imagem

Vista lateral, onde dá para perceber o formato peculiar do peristômio, bem achatado, herança da N. ampullaria:

Imagem

E agora, para não deixar nenhuma dúvida, uma comparação com a N. X wrigleyana, cujo jarro "lower" é bem maior e mais alongado, com padrão tricolor (manchas marrom, ausentes na N. X chelsonii) e um peristômio mais volumoso e arredondado:

Imagem

E o peristômio de um "lower" de N. X wrigleyana, no detalhe:

Imagem

Acredito que isso irá ajudar a dirimir dúvidas. Outra que em breve deverá causar confusão com ela é a N. X coccinea 'Red', que já existe em cultivo no Brasil!

Tenho, também, uma muda bem pequena de N. X chelsonii que comprei do Marcos Ono, que está produzindo o primeiro jarro! Em breve, poderei comparar as duas!

Até breve!

MIGUEL ANGELO PANDINI

23.01.2009(Sex)10:00
Perfil Visitar website do usuário
Destaque

Mensagem 
Sem nenhuma dúvida uma planata sensacional. Muito semelhante na forma da N. rafflesiana e no peristômio da N. ampullaria, simplesmente um pacote de herança genética que foi bem transmitido; trazendo uma mistura que agrada os olhos. Tb estou com N. chelsonii vinda do Marcos Ono mas nada ainda bem definido. A planta ainda está com puocas folhas e o jarro de tamanho pequeno; mas posteriormente tb terei fotos para compararmos.

Minha Growlist

23.01.2009(Sex)11:24

Mensagem 
Realmente, fico com uma ótima aparência, bela planta, parabéns

23.01.2009(Sex)13:01
Destaque

Mensagem 
miguel desculpe minha ignorancia, comprei uma N.chelsonii a marcos ono, so que ela não e vermelha como a sua, na sua ta como Nepenthes X chelsonii, sera a mesma planta ou plantas diferentes.

23.01.2009(Sex)14:19
Destaque

Mensagem 
Hehe!

E a saga continua!!

Fotos da minha N. chelsonii(que agora tenho certeza que não é N. chelsonii) para uma comparação!
Imagem
Imagem

E ae Miguel o que achas?

Minha Grow List

23.01.2009(Sex)15:28
Destaque

Mensagem 
PHD Pereira escreveu:
Hehe!

E a saga continua!!

Fotos da minha N. chelsonii(que agora tenho certeza que não é N. chelsonii)
E ae Miguel o que achas?

to no mesmo barco que paulo, tenho essa mesma planta " N. chelsonii", que não e chelsonii, a mesma da foto de paulo, que especie será essa?

sera que a nossa e a mesma do ivaldo, vindas de marcos ono.

23.01.2009(Sex)16:49
Destaque

Mensagem 
Ei, PHD, Ivaldo e Nivaldo...
A neps da foto do PHD está parecendo ser uma N. X chelsonii sim, mas de coloração um pouco diferente da minha... Neste caso, de duas, uma:

1 - Ou a planta do PHD e dos demais ainda está muito jovem, e não está produzindo jarros totalmente coloridos como a minha que já está bem mais madura (chegou bem grande em outubro de 2006 - vamos esperar as plantas de vocês ficarem maiores para comparar);

2 - Ou a N. X chelsonii que tenho aqui é de variedade diferente daquela cultivada pelo Marcos Ono (a minha veio do prof. Dennis Saridakis, de Londrina/PR).

Por via das dúvidas, como já citei, eu também comprei um exemplar dessa do Ono para comparar (já está colocando primeiro jarro, que deve abrir em menos de uma semana). Mas, vai levar algum tempo até a planta amadurecer para ter certeza da coloração definitiva dos jarros dela.
E seria possível existir N. X chelsonii com cores diferentes? SIM!
Lembrem-se de que essa neps é um híbrido natural envolvendo N. rafflesiana, N. ampullaria e N. hirsuta.
No caso da N. hirsuta, não há muita variação: é uma neps verde salpicada de marrom.
Já com as outras duas, é outra história... N. rafflesiana é polimórfica ao extremo, inclusive no quesito "coloração"... E a N. ampullaria é um verdadeiro festival de cores!
Por isso, penso que podem existir diversas N. X chelsonii, dependendo da coloração das plantas envolvidas no cruzamento.
É o caso das duas N. X coccinea que o Gilson adquiriu recentemente em dois padrões distintos: 'Red' e 'Speckled' (vejam no album dele no Orkut).
Agora é dar tempo ao tempo, e esperar...
Mas acredito realmente que essa planta de vocês seja de fato uma N. X chelsonii...
[ ]'s

MIGUEL ANGELO PANDINI

Editado pela última vez por Miguel Pandini em 25.01.2009(Dom)7:14, em um total de 1 vez.

23.01.2009(Sex)17:33
Destaque

Mensagem 
vamos aguardar amadurecer e ver no que dar!

23.01.2009(Sex)17:38
Site Admin

Mensagem 
Belos cipós Miguel!

Por falar nisso, tenho que postar imagens da nep que me enviaste,
está com um jarro bem grande, quase 'pronto'.

Um abraço.

24.01.2009(Sáb)17:41
Moderador

Mensagem 
Olá Miguel,

Mto didático teu post, brigadao!! Vc sabe se N.X chelsonii é um cultivar válido (já publicado), ou seria este apenas o nome do cruzamento?

Esta pergunta é importante para a discussão das plantas mais esverdeadas mostradas pelo PHD. Isto pq o nome do cruzamento representa basicamente qq planta resultante do cruzamento das mesmas espécies. Já o nome do cultivar representaria APENAS os
descentendes via reprodução ASSEXUADA de um único CLONE resultante deste cruzamento e escolhido por alguém por ter características híper especiais na sua opinião.

Isto é, as plantas resultantes de um cruzamento tão complexo destes podem sair mto diferentes entre si. Em teoria poderia-se nomear cada plantinha com um nome de cultivar diferente.

Abs, Fernando Rivadavia

24.01.2009(Sáb)17:53
Responder   [ 17 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo