N. X chelsonii - by Miguel Pandini
Nepenthes X chelsonii - legítima e rara!!!
Olá, pessoal!
Tenho prazer de trazer imagens dessa neps que é uma de minhas favoritas. Ficou estagnada durante os muitos meses de sêca, mas com as chuvas desse fim de 2008, ela desencantou de vez e produziu 3 jarros seguidos e já está começando a formar um 4º, bem saudável! A planta está com quase um metro de comprimento e ainda permanece na fase de roseta, produzindo jarros "lower", apesar de uma distância considerável entre os nós das folhas.
É uma jóia da natureza, um híbrido natural complexo de
N. (
rafflesiana x
ampullaria) x (
rafflesiana x
hirsuta), vindo do sudeste asiático, que jamais passa despercebida nua coleção de plantas de sse tipo!
Acho que esse tópico vem em boa hora, pois ela tem causado uma grande confusão de identificação no forum em relação à
N. X
wrigleyana, outro híbrido natural muito parecido.
Vamos às imagens:
Uma visão geral de um jarro "lower" (repare no padrão bicolor da parede externa):

Um jarro ainda fechado (repare na grande semelhança no formato de
N. rafflesiana):

Vista lateral, onde dá para perceber o formato peculiar do peristômio, bem achatado, herança da
N. ampullaria:

E agora, para não deixar nenhuma dúvida, uma comparação com a
N. X
wrigleyana, cujo jarro "lower" é bem maior e mais alongado, com padrão tricolor (manchas marrom, ausentes na
N. X
chelsonii) e um peristômio mais volumoso e arredondado:

E o peristômio de um "lower" de
N. X
wrigleyana, no detalhe:

Acredito que isso irá ajudar a dirimir dúvidas. Outra que em breve deverá causar confusão com ela é a
N. X
coccinea 'Red', que já existe em cultivo no Brasil!
Tenho, também, uma muda bem pequena de
N. X
chelsonii que comprei do Marcos Ono, que está produzindo o primeiro jarro! Em breve, poderei comparar as duas!
Até breve!