Obrigado a todos pelos comentários!
Adilson - o Fernando respondeu quase tudo. Nunca consegui sementes só de
G. lobata, só consegui polinizá-la com pólen de
G. violacea. É possível que isso ocorra porque tenho apenas um clone de
G. lobata e ela precise de polinizção cruzada...
A roseta de
G. lobata difere um pouco das formas de
G. violacea que tenho. As folhas são mais estreitas e ficam semi-eretas e não deitadas sobre o substrato (foto antiga):

Ela também difere das minhas violaceas por apresentar flores menores, mas as inflorescências tem um maior número de flores cada:
G. lobata à esquerda e várias formas de
G. violacea à direita (foto de abril do ano passado)

Citação:
Que eu saiba P.cyclosecta não é das mais fáçeis, que bom que vc está conseguindo cultivar e florescer.
Sério!?
Achei que fosse das fáceis.
Agora tenho que conseguir fazer minhas outras Pings mexicanas (
P. laueana, P. gypsicola, P. colimensis, P. reticulata, P. filifolia, P. elizabethiae, P. debbertiana, P. pilosa e P. macrophylla e mais algumas outras

) crescerem e florescerem também...
Cléo - não sei não... talvez seja alguma substância que cobre a flor e reflete UV ou outro comprimento de onda pra atrair polinizadores... mas é só um chute.
Matheus - você tem que abaixar o labelo inferior, expondo os estames e o estigma. Remova o pólen com um palito e deposite sobre o estigma de outra flor. O que dificulta o processo é o tamanho reduzido as flores... hehehe
Vitor - a única foto que achei foi essa, bem antiga, data da época em que ela ainda estava se estabilizando depois da longa viagem... Quando der, tiro outra e posto.

Abs,