Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 04.05.2025(Dom)20:10

Responder  [ 8 mensagens ] 
 Utricularia monanthos e outras PCs floridas 
Autor Mensagem
Moderador

Mensagem Utricularia monanthos e outras PCs floridas
Olá pessoal,

Enquanto eu enrolo para editar e postar as fotos da minha última viagem, resolvi mostrar algumas PCs que floresceram por aqui recentemente.

Começando por Pinguicula cyclosecta, adoro a forte coloração das flores dessa pequena mexicana
Imagem

Drosera pulchella - depois da primeira produção de gemas, elas se espalharam por todos os lados e nem sei mais quem é quem
Imagem

Parece que minha insistência na polinização de Genlisea lobata deu certo...
Pai: Genlisea violacea (Couto de Magalhães de Minas, MG
Imagem

Mãe: Genlisea lobata
Imagem

Filha: Genlisea lobata x G. violacea
Imagem

Notem o labelo superior, reduzido e com forte venação roxa. Já o labelo inferior tem os lobos mais emarginados que os do pai, lembrando mais a mãe.

E por fim, a surpresa que dá título ao tópico: Utricularia monanthos. Essa pequena espécie é muito próxima de U. dichotoma, tanto que alguns autores preferem a sinonimização. É uma espécie australiana que semeei no fim do ano passado.
Flor
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

As folhas
Imagem

Abs,

Growlist e Wishlist

Devendo um SEDEX pro Carlos...

15.02.2009(Dom)17:36
Destaque

Mensagem 
Oi, Paulo

Especies interessantes e pouco comuns.

A genlisea lobata é anual como a violacea? Este hibrido entre elas esta registrado? Ja conseguiu alguma vez sementes de G. lobata?

você tem ai fotos da parte vegetativa da G. lobata? Com quem ela se parece?

Um abraço

Adilson

15.02.2009(Dom)19:44
Moderador

Mensagem 
Parabens Paulo pelas fotos, plantas e hibrido!! :) Que eu saiba P.cyclosecta não é das mais fáceis, que bom que vc está conseguindo cultivar e florescer.

Adilson, sim G.lobata é tbm anual e mto próxima de G.violacea. As rosetas sao iguais. Este hibrido foi feito pela 1a vez na Europa anos atras, mas tenho certeza q não usaram a violacea de Couto de Magalhaes, hehehe! Acho q foi com o forma de Caraça, q era a unica amplamente disponivel em cultivo na epoca.

E para ver fotos, te recomendo um dos meus sites preferidos:

http://www.humboldt.edu/~rrz7001/

Clique em Genlisea no fundo da pagina e vc será levado p/ este link:

http://www.humboldt.edu/~rrz7001/Genlisea.html

Lá tem fotos até do híbrido violacea X lobata.

Abs, Fernando

Editado pela última vez por Fernando Rivadavia em 21.02.2009(Sáb)1:03, em um total de 1 vez.

16.02.2009(Seg)3:37
Perfil Visitar website do usuário

Mensagem 
Show de bola Paulo! Parabéns pelo híbrido.

Eu acho engraçado como as utrics pequenas tem esse aspecto de pontinhos brilhosos (é um termo menos "alegre" que porpurinado!). Alguém sabe o por que disso? Digo, é alguma estrutura em especial ou uma consequencia visual de uma estrutura qualquer?

Abração

16.02.2009(Seg)17:38

Mensagem 
Como se poliniza flores do tipo utriculária/gelinsea??

16.02.2009(Seg)17:41
Destaque

Mensagem 
Parabéns pelas plantas!
Vc tem fotos da roseta de P. cyclosecta?

Abraços,
Vitor

17.02.2009(Ter)19:50
Destaque

Mensagem 
Fernando, Valeu pelos links!

17.02.2009(Ter)20:20
Moderador

Mensagem 
Obrigado a todos pelos comentários! :wink:

Adilson - o Fernando respondeu quase tudo. Nunca consegui sementes só de G. lobata, só consegui polinizá-la com pólen de G. violacea. É possível que isso ocorra porque tenho apenas um clone de G. lobata e ela precise de polinizção cruzada...

A roseta de G. lobata difere um pouco das formas de G. violacea que tenho. As folhas são mais estreitas e ficam semi-eretas e não deitadas sobre o substrato (foto antiga):
Imagem

Ela também difere das minhas violaceas por apresentar flores menores, mas as inflorescências tem um maior número de flores cada:
G. lobata à esquerda e várias formas de G. violacea à direita (foto de abril do ano passado)
Imagem

Citação:
Que eu saiba P.cyclosecta não é das mais fáçeis, que bom que vc está conseguindo cultivar e florescer.

Sério!?
Achei que fosse das fáceis.
Agora tenho que conseguir fazer minhas outras Pings mexicanas (P. laueana, P. gypsicola, P. colimensis, P. reticulata, P. filifolia, P. elizabethiae, P. debbertiana, P. pilosa e P. macrophylla e mais algumas outras :shock: ) crescerem e florescerem também... :?

Cléo - não sei não... talvez seja alguma substância que cobre a flor e reflete UV ou outro comprimento de onda pra atrair polinizadores... mas é só um chute.

Matheus - você tem que abaixar o labelo inferior, expondo os estames e o estigma. Remova o pólen com um palito e deposite sobre o estigma de outra flor. O que dificulta o processo é o tamanho reduzido as flores... hehehe

Vitor - a única foto que achei foi essa, bem antiga, data da época em que ela ainda estava se estabilizando depois da longa viagem... Quando der, tiro outra e posto.
Imagem

Abs,

Growlist e Wishlist

Devendo um SEDEX pro Carlos...

20.02.2009(Sex)22:23
Responder   [ 8 mensagens ]