Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 04.05.2025(Dom)12:58

Responder  [ 20 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
 Hibridos artificias de dróseras nativas 
Autor Mensagem
Moderador

Mensagem Hibridos artificias de dróseras nativas
Olá pessoal,

Gostaria de botá-los por dentro de algo interessante q andei observando recentemente.

Na natureza já sabemos q existem alguns híbridos naturais entre nossas dróseras nativas, como por exemplo D.grantsaui X D.tomentosa, D.communis X D.hirtella var.lutescens, D.hirtella var.hirtella X D.hirtella var.lutescens e possivelmente mais algumas ainda não confirmadas.

Mas andei escutando de algumas pessoas na Europa dizendo que conseguiram fazer híbridos artificiais em cultivo entre espécies q aparentemente não formam híbridos na natureza -- ou de repente formam sim, mas nunca vimos ou não percebemos que eram híbridos. Por isso queria mostrar umas fotos recentes a vcs p/ alertá-los a ficar de olhos (e mente) abertos quando estiverem em campo ou p/ o que podem descobrir nos seus vasos algum dia, graças a algum polinizador acidental.

Vejam por esxemplo um tópico do Dani O. no CPUK (http://www.cpukforum.com/forum/index.ph ... opic=34002) onde ele mostra suas lindas D.schwackei em floração. Coloco aqui apenas algumas das fotos:

Imagem

Imagem

Imagem

E em seguida ele mostra uma foto do q ele acredita ser um híbrido de D.schwackei com D.tomentosa var.tomentosa (ainda tá um pouco jovem, mas parece ser isso mesmo!):

Imagem

Imagem

E vejam neste link acima q ele tbm mostra fotos de do híbrido artificial U.nephrophylla X U.geminiloba, espécies que frequentemente são encontradas juntas na natureza e q possivelmente formam híbridos naturais tbm -- basta procurarmos melhor. :)

Mas voltando ao assunto Drosera, em seguida ele colocou outra resposta com fotos ainda mais intrigantes do que parece ser um híbrido D.ascendens X D.schwackei. Vejam 1o um foto da D.ascendens mãe do Pico da Bandeira (Serra do Caparaó):

Imagem

E agora as fotos do possível híbrido D.ascendens X D.schwackei:

Imagem

Imagem

Infelizmente não encontrei mais fotos de possíveis híbridos artificiais usando nossas dróseras no CP Photo Finder, mas sei q elas existem em cultivo -- especialmente nas mãos do Andreas F. q andou cruzando algumas das nossas nativas com algumas africanas.

Mas vejam q hibridações geralmente só funcionam entre espécies mais aparentadas, e não por exemplo entre D.ascendens e uma drósera tuberosa, micro-drósera, D.binata, D.petiolaris, ou D.burmannii. Aliás, sabemos de híbridos artificiais entre D.burmannii e a nativa D.sessilifolia, mas estas são tão próximas ao ponto de ser difícil dinstinguí-las.

Para entender melhor o parentesco das dróseras, vejam a árvora filogenética abaixo. As nossas nativas encontram-se todas (com excessão de D.sessilifolia e D.meristocaulis) em dois dos 3 ramos principais na parte superior da figura (um ramo tetraplóide brasileiro de D.schwackei a D.graminifolia, e um ramo principalmente diplóide e majoritariamente do Novo Mundo de D.neocaledonica a D.capillaris). Caso alguém esteja interessado em tentar fazer alguns híbridos artificias em cultivo, as espécies do ramo diplóide parecem cruzar melhor entre si, como tbm as espécies do ramo tetraplóide comas do ramo poliplóide Africano (último ramo na parte superior, de D.aliciae até D.hilaris). Algumas espécies da Ásia/ Oceania estão na base destes 3 ramos e parecem ser bastante polivalentes: D.neocaledonica, D.tokaiensis, D.oblanceolata e as várias formas de D.spatulata.

Imagem

Abs, Fernando Rivadavia

10.10.2009(Sáb)15:34
Perfil Visitar website do usuário
Site Admin

Mensagem 
Olá Fernando,

tenho acompanhado o tópico do Daniel, mas como meu inglês
é péssimo eu me restringí a comentar apenas as imagens.
Eu estava a pensar nessas hibridações, se haveriam híbridos entre D. montana e D. ascendens pois fico em dúvida quanto a algumas D. ascendens que ví em locais mais secos. Se com D. schawkei a D. ascendens pode formar híbridos, com D. montana também poderia, certo?
Ah, perdi a floração da minha D. sp 'Shibata', mas era uma flor de pétalas enormes, você tem imagens das flores dessa planta?

Um abraço.

Carlos.

10.10.2009(Sáb)21:40
Moderador

Mensagem 
KD as fotos destas D.ascendens em locais secos Carlos? :) E haviam ambas as espécies por perto? não duvido q seja possivel fazer esse hibrido, mas eu nunca vi na natureza não. Qto a D.sp.Shibata, procure no CP Photo Finder.

Abs, Fernando

11.10.2009(Dom)3:19

Mensagem 
Olá Fernando as plantas são muito bonitas e eu me interessei e gostaria de testar fazer hibridos com D. burmannii com D. spatulata,dá para fazer isso ???
Caso sim como devo proceder ???

http://www.naturalchemist.com/?ref=zemeczak

11.10.2009(Dom)9:49
Moderador

Mensagem 
Veja na figura acima q D.burmannii só é proxima mesmo de D.sessilifolia, dificilmente cruzaria c/ D.spatulata (que não está na árvore da figura mas se encontra em algum lugar na base dos 3 ramos descritos acima).

Por tente cruzar as espécies q estao mais próximas nesta árvore filogenética. P/ fazer o cruzamento, basta esfregar uma flor aberta na outra. Mas se quiser ser mais cuidadoso, vc pode remover com pinça os estames de uma flor e aí sim polinizar com os estames de outra flor, p/ evitar auto-fecundação. E não deixe de anotar direitinho pra não esquecer/ confundir. Eu pendurava barbante colorido (a cor indicando a espécie de onde veio o pólen).

Abs,
Fernando

11.10.2009(Dom)14:02
Destaque

Mensagem 
Será que esses híbridos são 100% fiés ? Vc sabe que tem fatores inclusive o vento que podem e influenciam em sua maioria nos cruzamentos. Esses cruzamentos que vc apresentou tem 100% de certeza ?

Minha Growlist

11.10.2009(Dom)15:46
Moderador

Mensagem 
100% de certeza só após testes genéticos de paternidade, hehehe! Mas as fotos mostram q as probabilidades de serem híbridos são enormes -- e esse fato já é um espanto p/ mim. O parentesco exato é secundário. Mas lendo sobre os cuidados q essas pessoas tiveram ao fazer os hibridos, é provável q o parentesco seja esse mesmo. O tempo (e DNA?) dirá...

Abs, Fernando

11.10.2009(Dom)15:58
Destaque

Mensagem 
Se existe essa probabilidae grande, então viva; mais opções para nossos cultivos, principalmente pq são exemplares bem fiéis aos parentais e lindos.

Minha Growlist

11.10.2009(Dom)16:08
Destaque

Mensagem 
Olá Fernando!

Estava justamente comentando com o Nilber (quando nos encontramos) sobre a possibilidade de haver hibridos naturais de D.tomentosa var glabrata, D.tomentosa var tomentosa e D.montana. Já que são tão parecidos. Em nossa conversa o Nilber disse que seria possivel, principalmente entre D.tomentosa ver glabrata e var tomentosa que geralmente são encontrados nos mesmos ambientes...

O chato é que toda essa hibridaçao só confunde ainda mais na hora de identificar as pcs...

Zameczak, tente fazer cruzamentos entre D.capensis, D.intermedia, D.spatulata, D.aliciae, D.brevifolia e D.capillaris. Essas pcs já possuem relatos de hibridizaçao entre elas, e dizem que é facil de produzi-los...

Boa sorte

Abraços

Minha Grow List

Editado pela última vez por PHD Pereira em 11.10.2009(Dom)20:08, em um total de 1 vez.

11.10.2009(Dom)20:00

Mensagem 
Zamezack ???
não custa nada ir lá em cima e dar um Ctrl+C e depois vir e dar um Ctrl+V...

E esses hibridos ficam bonitos ???
Teria fotos ???

http://www.naturalchemist.com/?ref=zemeczak

11.10.2009(Dom)20:03
Responder   [ 20 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo