Visita à estufa do Carlos R.
Tive o prazer agora no mês de Outubro de ir até o norte de Santa Catarina e visitar o nosso querido Admin. Carlos Rorhbacher. Ele me levou até São Bento do Sul, na serra, para visitar a estufa onde mantém sua coleção.
Varias coisas me impressionaram: primeiro o cuidado, capricho e organização (palavras as quais não sei o significado

) da coleção dele. Segundo o clima de São Bento do sul, absolutamente perfeito para o cultivo de carnivoras ou qualquer outra coisa viva.Praticamente um Tepui. Terceiro a comida da mãe dele, absolutamente transcendental culinária germânica de primeira (até agora não consegui perder a barriga que ganhei em um só fim de semana lá haahha)
Fora isso a agradavel companhia da Mari sua esposa e da família dele o qual sou muito grato pela calorosa acolhida.
Vamos então às plantas.
Primeiro vou mostrar as que cresciam no jardim da casa de São Bento. Um paraíso de microorquideas e outras orquídeas de dificílimo cultivo, que simplesmente nascem naturalmente nas arvores de lá, devido a alta umidade e temperaturas amenas da região.

Gomesa concolor. Uma planta linda absolutamente impossivel de cultivar, mas que la nascia sem cuidado nehum no quintal.

Maxillarias

Sinningia douglasii

Rubus sp.

Araceas

Phajus tankervillae

Anacheilium sp.

Myrtaceae

Leguminosae

Passarinhos de cores radioativas.
E agora as carnívoras:

Sarracenia psittacina. Nunca vi uma dessas com a cor tão bonita.

Sarrracenia """"minor"""". Que de minor não tinha nada....

Pinguiculas.

Cephalotus follicularis extremamente bonitos e fotogênicos.

Utric. livida

Utric. longifolia

Utric. nephrophylla X Utric nelumbifolia

Utric. nelumbifolia

Parte vegetativa de U. reniformis "small leaf" de Aiuruoca. Compare agora com

Utric. reniformis de Corupá. Ambas são mantidas nas mesmas condições e a diferença de tamanhos se mantém.

Detalhe dos estolões.

D. ascendens "São Bernardo". O clone mais bonito que existe dessa planta.

D. ascendens de Aiuruoca e a de São Bernardo

D. ascendens Aiuruoca.

Lindo grupo de D. adelae

D. capensis

D. schwackeii. Lindas plantas em cultivo.

Heliamphora heterodoxa.

Heliamphora heterodoxa X minor
Nunca achei que fosse ver helis tão bonitas assim ao vivo. Eram enormes e hiper saudaveis.

Havia moradores nelas também.

Sapinhos habitantes das bandejas e heliamphoras do Carlos. Mais uma surpresa nesse dia que rendeu otimas fotos e idéias interessantes para eu experimentar com minhas plantas por aqui.
Agradeço novamente ao Carlos, a Mari e sua família por terem me recebido tão bem e permitido que eu pudesse ver coisas tão bonitas lá na Serra de São Bento.
Um abraço a todos.
Adilson