Apodrecimento de armadilhas
Autor |
Mensagem |
teush
Registrado em: 27.12.2009(Dom)18:45 Mensagens: 35 Localização: Nova Lima- MG
|
 Apodrecimento de armadilhas
|
28.12.2009(Seg)9:55 |
|
 |
Maurício Ervilha
Destaque
Registrado em: 13.10.2008(Seg)0:16 Mensagens: 881 Localização: Mogi Guaçu - SP / Seropédica - RJ
|
Teush, seja bem-bindo. Como você é um usuário novo, não conhece as normas aqui do forúm. Portanto, dê uma olhada nesse link: http://www.forum.clickgratis.com.br/pla ... r/t-3.htmlVou até expor o paragráfo 9º pra você Citação: 9º Quando abrir um novo tópico use um título relacionado ao assunto, evitando expressões como "Socorro!", "Ajudem-me"... Esses problemas com Dionaeas são muito comuns, então antes de abrir novos tópicos sobre isso, pesquise no forúm. Através da ferramente "Busca" você vai encontrar vários tópicos e mensagens relacionadas a esse tema da sua Dionaea, que vão sanar suas dúvidas na hora. Então, sempre antes de abrir um tópico, pesquise pra ver se já não existe um igual no forúm. Abraços
28.12.2009(Seg)10:44 |
|
 |
RobertoR
Registrado em: 16.01.2009(Sex)22:12 Mensagens: 221 Localização: Curitiba (PR)
|
Está bem-vindo sim ;)
[EDIT: bom, já estava escrevendo, assim vou postar mesmo - mas como o Maurício escreveu, use a busca que ajuda!]
Fique tranquilo, quando comprei a minha Dionaea fiz a mesma coisa: botei uma mosca numa armadilha, que virou preta e apodreceu. Acontece quando a presa é muito grande pelo tamanho da armadilha. Se a armadilha estiver "aguada" significa que está apodrecendo mesmo, e seria bom cortá-la (pode deixar a parte que ainda está verde se quiser, ou cortar tudo). Se a armadilha estiver sequinha, e não aguada, pode deixar tudo como está. Só lembre que a presa tem que ser no máximo 1/3 do tamanho da armadilha (...e grande o suficiente para que fique presa, claro). Em linha geral, enquanto a Dionaea está plantada num bom substrato, regada com boa água sem cloro e cálcio e está pegando bastante sol: menos você mexe com ela, melhor. Sei que na prática, deixá-la em paz é dificílimo ;) Quer postar uma foto da sua Dionaea? Assim, para dar uma olhada e ter uma idéia melhor da situação dela. Abraços, Roberto
_________________ A red Dionaea is a state of mind.
|
28.12.2009(Seg)10:53 |
|
 |
teush
Registrado em: 27.12.2009(Dom)18:45 Mensagens: 35 Localização: Nova Lima- MG
|
Obrigado pelas dicas, e irei tirar algumas fotos sim para você ver, Mauricio não se preocupe isso não ira acontecer deenovo. Obrigado galera
Editado pela última vez por teush em 12.01.2010(Ter)20:31, em um total de 1 vez.
|
28.12.2009(Seg)12:06 |
|
 |
Bode
Moderador
Registrado em: 18.04.2008(Sex)8:14 Mensagens: 862 Localização: São Carlos - SP
|
teush, evite esvrever tudo em letras maiúsculas, pelas regras do fórum isso não é permitido.
_________________ Abraços, Bode (Eduardo).
|
30.12.2009(Qua)17:53 |
|
 |
luis.abj
|
Oi galera as armadilhas da minha dionaea esta ficando preta, o que devo fazer pra melhorar isso!!!!
|
20.01.2010(Qua)19:42 |
|
 |
mauzao
Registrado em: 21.09.2009(Seg)18:41 Mensagens: 140 Localização: Campinas-SP
|
Então, só retomando: quando uma armadilha começa a amarelar, quando está estragando, o que fazer? cortá-la? mas onde? isso não ficou muito claro. Desculpe se não entendi o óbvio Abraços.
_________________ bom cultivo!
Growlist / Wishlist
|
21.01.2010(Qui)1:29 |
|
 |
Nara K
Apadrinhado
Registrado em: 07.09.2010(Ter)22:02 Mensagens: 8 Localização: Teresina - PI
|
 Dionaea a beira da morte...
Olá, compas!!! Juro que antes de fazer essa pergunta vasculhei bastante no Fórum, mas ainda não conseguí solucionar o prblema... Adquiri uma Dionaea numa expoflora que teve aqui em minha cidade, há uns 10 dias. Ela me pareceu saudável, porém o substrato estava repleto de musgo. Comecei a ler sobre a plantinha e seus hábitos, deixei-a em um lugar que só pega o sol da manhã, o resto do dia ela tem apenas a claridade refletida no muro. (atemtem-se: moro em Teresina, a Capital mais ensolarada do país, creio que o sol direto irá "cozinhá-la"!!!!) Rego-a colocando água em um potinho que jah veio com ela - sempre água fria, filtrada e 'descansada'. Mas acabei não resistindo: tentei alimentá-la com um pernilongo morto (queria muito ver as armadilhas da minha dionaea em ação! /o\) Para imitar os movimentos do bicho, comecei a soprá-lo, para que ativasse os pêlos da armadilha. Que nada, nenhuma se fechou. Soprei com mais força para remover o cadáver, mas continuei tentando, em 4 das oito armadilhas maiores, mas sem sucesso. A partir daí começou o tormento: três dias depois, as armadilhas começaram a ficar pretas e morrer, mesmo que um brotinho estivesse surgindo no centro. Ontem a noite, após ler bastante, acbei decidindo cortar e retirar todos os "cadáveres" - cortei ao todo 15 armadilhas mortas, incluindo tres pequenininhas, com meio centímetro! Hoje à noite, reparei que as que sobraram já estão morrendo também!! Só sobraram quatro armadilhas..... /o\ Não quero ficar sem minha planta, nem que esperar por mais um ano ateh a próxima expoflora! Ah, outra coisa: ela fica na sala de jantar, exposta à iluminação artificial no horário da noite... Será se eh isso? Obrigada desde já, por favor, ajudem esta noob!!!!!!!!!!!! @@   [dionaea recém chegada!]  [Situação atual /o\]  [Dois novos brotinhos que surgiram...]  [Método de irrigação... ;p] 
_________________ ;*** Nara K.
|
09.09.2010(Qui)1:09 |
|
 |
Maurício Ervilha
Destaque
Registrado em: 13.10.2008(Seg)0:16 Mensagens: 881 Localização: Mogi Guaçu - SP / Seropédica - RJ
|
Bom, vamos lá. Primeiramente seja bem-vinda ao fórum. Pelas fotos, vejo que sua planta está bem saudável, o apodrecimento das armadilhas pode ser porque elas já estavam velhas ou por uma falta de dormência da planta. A troca de ambiente também pode ser resultado do apodrecimento, ou até mesmo a falta de cuidado que ela estava tendo antes de você comprá-la, muitas lojas não tem o devido cuidado com elas, muitas não resistem e morrem nas bancas de venda, as que dão sorte acabam na situação que a sua se encontra. Não se preocupe, você está fazendo o correto. A única coisa que você poderia mudar no cultivo é a exposição ao sol, tudo bem que o sol ae deve ser de lascar, mas a Dionaea é uma das plantas mais resistentes ao sol e também é uma das que mais adoram ficar horas e horas expostas aos raios solares. O outro aspecto positivo de deixar a planta sob sol direto é esse:  ficam com uma cor incrível. Esses dois exemplares de meu cultivo ficavam no telhado tomando sol o dia todo, o resultado é esse vermelho muito bonito. Bom, mas continue assim, mantenha os cuidados com a água e se puder, vá colocando ela cada vez mais no sol direto. Espero ter ajudado e aproveite todas as informações que nosso fórum pode te oferecer. Abraços
09.09.2010(Qui)1:38 |
|
 |
Nara K
Apadrinhado
Registrado em: 07.09.2010(Ter)22:02 Mensagens: 8 Localização: Teresina - PI
|
Obrigada, Maurício!!! Ufa... já tava com o coração apertadim!!! @@ Vou introduzí-la num local ao sol aos poucos, pq axo que já andei estressando demais minha bixinha.... ;p Vlw msm!!
_________________ ;*** Nara K.
|
09.09.2010(Qui)22:58 |
|
 |
|