Olá.
Depois de muito ler e de entupir a Dionaea de bichos, resolvi começar uma cultura a partir de sementes. Para piorar a situação, minha primeira semeadura escolhida foi uma Nepenthes. Pois bem, encomendei com o senhor Marcos Ono algumas sementes de N. sanguinea, as quais chegaram hoje, e já fui plantando em seguida, obedecendo, claro, as dicas que consegui assimilar dos tópicos deste fórum.
Pois bem. Comprei um recipiente daquelas peças de 1,99 que parecem uma bacia pequena, e utilizei algumas coisas que seriam lixo pra qualquer um, mas que para mim significavam economia, como por exemplo, um expositor se kinder ovo, que virou sementeira.
A maior dificuldade nas semanas que antecederam o dia de hoje foi achar o bendito musgo sphagnum, que parece ser coisa de outro mundo por aqui.
Enfim... No final das contas consegui reunir recipiente, substrato e semente. Daí surge minha dúvida: N. sanguinea.
Pesquisei em vários lugares, inclusive aqui, e não consegui obter uma resposta definitiva quanto a esta espécie de Nepenthes. A grande maioria a categoriza como "highlander" e dá dicas de cultivo completamente fora da minha realidade. Outras fontes já me deixam mais tranquilo em relação a ela, categorizando como "intermediária". Bom, eu moro em Campo Largo, no Paraná, e pra quem não conhece é uma região plana conhecida como "Campos Gerais" de clima subtropical úmido, sem estação seca e de altitude média de 950m acima do nível do mar. Ultimamente tem dado uma média de 24° de dia e 14° de noite. Depois de toda essa enrolação, minhas perguntas são:
1. Consigo germinar essas sementes normalmente ou tenho que ter algum cuidado especial? (atualmente recolho a sementeira para dentro de casa a noite)
2. É uma época boa para plantar essa espécie ou eu deveria esperar a proxima primavera?
3. Ela é realmente intermediária ou terei que ter algum cuidado especial futuramente?
De momento seria isto, se lembrar de mais alguma duvida edito a mensagem, hehe
Um grande abraço.