Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 28.03.2024(Qui)7:54



Responder  [ 19 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
 Germinação de sementes de dionaea no algodão, funciona? 
Autor Mensagem
Avatar do usuário

Registrado em: 24.01.2011(Seg)10:56
Mensagens: 323
Localização: Boa Esperança- ES
Mensagem Germinação de sementes de dionaea no algodão, funciona?
Ae pessoal, eu sou novo aqui, não participei muito ainda, e sou novo também no cultivo de plantas carnívoras.... Eu queria saber se dá pra germinar Dionaea ou outra carnívora no algodão, ou até em tecido de fralda, pois já vi imagens de sementes semeadas em um tecido de fralda, e se não me engano estavam germinando... Alguém aí já fez isso?

_________________
" -I grow carnivorous plants, bitch! "
Minha Growlist
Minha Galeria


03.02.2011(Qui)14:26
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 30.09.2010(Qui)11:17
Mensagens: 148
Localização: Rio de janeiro-RJ
Mensagem Re: Germinação de sementes de dionaea no algodão, funciona?
Em algodão realmente funciona porque vi fotos na net(no orkut eu acho na comunidade do carnivoras shopping) o problema é pra transplantar ja que o algodão é bem apertado e dificilmente você conseguiria tirar a a Dionaea do algodão a pergunta mesmo é se funcionaria em papel,dois exemplares de D.Intermedia estão com sementes madurando se o pessoal quiser posso testar tanto em algodão como em papel...E ai o que vocês acham ?


03.02.2011(Qui)15:01
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 26.11.2010(Sex)12:36
Mensagens: 145
Localização: Currais Novos, RN, Brasil
Mensagem Re: Germinação de sementes de dionaea no algodão, funciona?
guigacaldeirão escreveu:
Em algodão realmente funciona porque vi fotos na net(no orkut eu acho na comunidade do carnivoras shopping) o problema é pra transplantar ja que o algodão é bem apertado e dificilmente você conseguiria tirar a a Dionaea do algodão a pergunta mesmo é se funcionaria em papel,dois exemplares de D.Intermedia estão com sementes madurando se o pessoal quiser posso testar tanto em algodão como em papel...E ai o que vocês acham ?


a ideia seria no minimo, espetacular, iria ajudar muito, e se funciona com sementes de dionaea, porque não testar com nepenthes e tudo mais? seria de grande ajuda, por mim, acho uma ótima ideia :wink:


03.02.2011(Qui)15:46
Perfil YIM
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 04.10.2010(Seg)22:36
Mensagens: 945
Localização: Barra do Bugres - MT
Mensagem Re: Germinação de sementes de dionaea no algodão, funciona?
rsrsrs, logo quando comecei a tentar cultivar PCs e não encontrei o musgo sfagnum joguei sementes de drosera spatulata, drosera Burmanii e dionaea muscipula encima de um pedaço de algodão (o mantinha sempre umido), só germinaram as sementes de D. Spatulata, e acho que a Dionaea não germinou pq eu não tinha estratificado já a D. Burmanii não sei o que ouve.
Retirei a germinada do algodão com muito sufoco (até achei que o seedling iria morrer) E transplantei no sfagnum que tinha conseguido encontrado -aproveitei e joguei sementes de D. Burmanii e D. Spatulata. Que logo germinaram com a metade do tempo que tinha esperado no teste do algodão.
O Seedling de D. Spatulata germinada no algodão está se desenvolvendo mais lentamente do que o germinado no sfagnum, acredito que é pq o algodão é neutro enquanto o sfagnum é ... (esqueci a palavra, peço desculpas ).
Então não vejo o porque plantar no algodão se vai ter que replantar no musgo.
Peço mil desculpas com o esquecimento da palavra na frase dita.


03.02.2011(Qui)20:08
Perfil YIM

Registrado em: 26.04.2010(Seg)11:29
Mensagens: 32
Localização: Paulista, PE
Mensagem Re: Germinação de sementes de dionaea no algodão, funciona?
Gabriel Porto escreveu:
guigacaldeirão escreveu:
Em algodão realmente funciona porque vi fotos na net(no orkut eu acho na comunidade do carnivoras shopping) o problema é pra transplantar ja que o algodão é bem apertado e dificilmente você conseguiria tirar a a Dionaea do algodão a pergunta mesmo é se funcionaria em papel,dois exemplares de D.Intermedia estão com sementes madurando se o pessoal quiser posso testar tanto em algodão como em papel...E ai o que vocês acham ?


a ideia seria no minimo, espetacular, iria ajudar muito, e se funciona com sementes de dionaea, porque não testar com nepenthes e tudo mais? seria de grande ajuda, por mim, acho uma ótima ideia :wink:


Cristiano Marques escreveu:
...Abraços e boa sorte a todos com as sementes, depois de plantadas a quase um ano só agora algumas germinaram


Não vale a pena tentar germinar nepenthes em algodão com esse tempo todo as sementes iriam fungar, plantei droseras no algodão e não gostei muito da ideia depois de um tempinho o algodão foi ficando com uma cor estranha e encolhendo, depois eu transplantei para o sphagnum mais elas ficaram com um crescimento lento.


03.02.2011(Qui)22:07
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 30.09.2010(Qui)11:17
Mensagens: 148
Localização: Rio de janeiro-RJ
Mensagem Re: Germinação de sementes de dionaea no algodão, funciona?
olha pessoal eu coloquei sementes de D.Intermedia no PAPEL porque se eu fosse transplantar sedlings oriundos do algodão seria um inferno...Agora vamos ver no que vai dar...


03.02.2011(Qui)22:48
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 24.01.2011(Seg)10:56
Mensagens: 323
Localização: Boa Esperança- ES
Mensagem Re: Germinação de sementes de dionaea no algodão, funciona?
Nildo Rodrigues escreveu:
rsrsrs, logo quando comecei a tentar cultivar PCs e não encontrei o musgo sfagnum joguei sementes de drosera spatulata, drosera Burmanii e dionaea muscipula encima de um pedaço de algodão (o mantinha sempre umido), só germinaram as sementes de D. Spatulata, e acho que a Dionaea não germinou pq eu não tinha estratificado já a D. Burmanii não sei o que ouve.
Retirei a germinada do algodão com muito sufoco (até achei que o seedling iria morrer) E transplantei no sfagnum que tinha conseguido encontrado -aproveitei e joguei sementes de D. Burmanii e D. Spatulata. Que logo germinaram com a metade do tempo que tinha esperado no teste do algodão.
O Seedling de D. Spatulata germinada no algodão está se desenvolvendo mais lentamente do que o germinado no sfagnum, acredito que é pq o algodão é neutro enquanto o sfagnum é ... (esqueci a palavra, peço desculpas ).
Então não vejo o porque plantar no algodão se vai ter que replantar no musgo.
Peço mil desculpas com o esquecimento da palavra na frase dita.


É, eu também fiz errado da primeira vez... Eu tinha sementes de byblis e drosera capensis, que é muito bonita... Só que eu não sabia direito como plantar, aí joguei metade das sementes numa mistura de pó de xaxim, fibra de coco e areia. Depois coloquei mais umas 3 em um algodão e deixei no mesmo vaso. Só que eu cobri com um pedacinho de algodão, o que não deveria ter feito. Depois de um tempo, eu me dei conta de como eu tinha sido burro: Se eu tivesse plantado tudo no algodão, eu poderia ver as sementes, seria bem mais fácil. Então eu coloquei a parte em que estavam as sementes num balde com água, a fim de separar as sementes e colocar tudo no algodão. Devido ao pó de xaxim, eu só achei uma semente, que estava no algodão, e para minha surpresa, estava germinando. Eu deixei num algodão limpo, mas acho eu eu continuava cobrindo com um pouco de algodão. Acabei ficando sem sementes, só umas 3 de byblis. Umas semanas atrás eu plantei, mas já perdi as esperanças...Eu plantei no pó de xaxim com fibra de coco e molhava com água da torneira, nunca vai nascer.... Agora vou ter que começar de novo, mas como aqui na mina cidade não tem sphagnum, e pra comprar no mercado livre tem frete, então terei que plantar no algodão. Mas eu to correndo atrás de uma muda, que é melhor...
Ah, a palavra que você queria, acho que era "ácido", né?!

_________________
" -I grow carnivorous plants, bitch! "
Minha Growlist
Minha Galeria


04.02.2011(Sex)9:46
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 25.07.2009(Sáb)18:15
Mensagens: 242
Localização: Natal / RN
Mensagem Re: Germinação de sementes de dionaea no algodão, funciona?
Igor, compra musgo do Marcos Ono porque sendo uma boa quantidade (8 litros por exemplo) sai barato mesmo com frete. Cerca de 5,50 por litro aqui pro Nordeste

_________________
Minha Growlis e Wishlist

Galeria

Tibério Graco
Biólogo
Entomólogo


04.02.2011(Sex)10:16
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 24.01.2011(Seg)10:56
Mensagens: 323
Localização: Boa Esperança- ES
Mensagem Re: Germinação de sementes de dionaea no algodão, funciona?
Pessoal, tem um musgo aqui parecido com sphagnum, será que serve? Não sei se é o chamado musgo verde, mas pra mim, deve servir...
Vou colocar algumas fotos ai, talvez vocês possam identificar:

http://img13.imageshack.us/i/sl380019v.jpg

http://img26.imageshack.us/i/sl380017.jpg/

http://img201.imageshack.us/i/sl380016.jpg/

http://img218.imageshack.us/i/sl380020.jpg/

Pessoal, não consegui usar a tag [img], o que será que deu errado?

_________________
" -I grow carnivorous plants, bitch! "
Minha Growlist
Minha Galeria


04.02.2011(Sex)10:57
Perfil
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02
Mensagens: 6411
Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
Mensagem Re: Germinação de sementes de dionaea no algodão, funciona?
Respondido na outra sala com mensagem idêntica, evite duplicar mensagens.

_________________
Droseraholic!!!


04.02.2011(Sex)14:54
Perfil Visitar website do usuário
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 19 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 7 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB