Olá Pessoal....
Sobre as germinções de sementes de Neps. eu já estive nos dois lados...
As primeiras que plantei fiz TUDO errado... não que eu não soubesse o certo, é que eu não estava em casa pra ver ...
Eu coloquei musgo em bandejas de plastico transparente com tampa, desses que ultimamente o pessoal vende doces dentro... fiz uns furinhos e coloquei no muro lateral da minnha casa, onde eu achava que pegava pouco sol.... a água secava muito rápido e eu não via... no fim não germinou nenhuma... e foi dinheiro...
Na segunda tentativa já tirei umas dúvidas com os amigos aqui do fórum e mantive a bandeja aberta, mas dentro de uma daquelas caixas organizadoras, pra manter a umidade, mas sem fechar tudo pra não dar fungo... em 2 meses já tinha nascido quase uma centena de N. ampullaria, 4 N. albomarginata e agora vi uma N. raflesiana...
Eu deixo a caixa com uma pequena abertura, com um pouco de água no fundo pra evaporar e manter a umidade e deixo em lugar que pega pouco sol, mais uo menos das 7 até as 9 e depois uma claridadezinha...
Seguem duas fotos pra ilustrar...
A primeira são as 4 N. albomarginata, germinaram em 2 meses e agora estão com cerca de 5 meses...

A segunda é uma parte da bandeja com as N. ampullarias, na foto estavam com menos de 1 mes, agora que estão com uns 5 já estão bem maiores... depois eu posto...