Caros,
me apresentei em um post, mas acabei de ver que há um lugar especific para isso. Então aqui me apresento:
Já criei PCs um tempo atrás e parei há uns 13 anos. Morava em Goiânia -GO e tinha algumas droseras, uma nepenthes, sarracenias e uma Dionaea. Apesar de nunca ter nada muito diferente (não existia tanta internet na época), sempre tive uma grande fascinação pelas dita cujas.
Saí de casa para estudar em Campinas (fiz Biologia) e com a vida em república e o inverno mais frio que o de Goiânia, no primeiro inverno perdi todas as minhas plantas. Com estudos, doutorado e principalmente por falta de local adequado, nunca voltei a comprar nenhuma PC, mas sempre tive o objetivo de voltar a criá-las. Tanto que numa compra de impulso, acabei "pegado carona" em uma outra compra e adquiri um livro na Amazon, o Growing Carnivorous Plants, do Barry Rice. Vi revisões muito boas, falando que as fotos são belíssimas. Ainda não chegou mas foi o suficiente par ativar o carnivorólogo que existe em mim.
Comecei a olhar foruns, já me associei ao PCRB e continuei olhando. Me prometi que não iria comprar nada agora pois agora moro em São Paulo e está muito frio aqui (entre 10 e 17oC). Entretanto, passendo por aí, acabei fazendo uma outra compra por impulso, um kit com sementes de drosera mais fáceis de criar (D. capensis alba, D. burmannii, D. intermedia, D. capilaris) e sementes de Dionaea. Como uma boa compra por impulso, acabei comprando para entrega por correio uma D. adelae (antiga vontade minha), mesmo morando a 6km do CEAGESP

. O sedex chegou há uma semana. A planta sofreu um pouco com a viagem mas é grande e está bem bonita. Foto abaixo.
D. adelae

Em breve começarei a estratificação da Dionaea e quando estiver um pouco mais quente semearei as droseras.
Agora estou louco para ter umas neps também, mas queria saber dos colegas aqui de SP se só é possivel cresce-las em terrarios ou se dá ao ar livre também.
Abraços e até mais por aí,
Mario