Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 28.03.2024(Qui)19:23



Responder  [ 6 mensagens ] 
 Suculentas murchando/secando/apodrecendo 
Autor Mensagem

Registrado em: 25.08.2011(Qui)23:26
Mensagens: 5
Mensagem Suculentas murchando/secando/apodrecendo
Bom pessoal, a mais ou menos um mês eu ganhei 9 suculentas diferentes só que como foram retiradas de um jardim as mesmas tinham que ser plantadas, como eu estava sem tempo eu coloquei elas em uma mistura de 1 por 1 de terra vermelha e areia em um balde, ficaram por pelo menos uma semana nesse substrato sem problemas, inclusive o substrato ficou um pouco compactado, mas sem causar nenhum dano... Então me sobrou um pouco de tempo e fui plantá-las em vasinhos individuais. Fui em uma loja e comprei um substrato de terra vegetal e carvão, em casa misturei duas porções deste substrato em uma porção de areia... Nos vasos coloquei uma camada de brita coberta com manta bidim para ajudar na drenagem... Como já estava tarde, apos plantar algumas eu decidi continuar no dia seguinte então apenas coloquei as suculentas restantes em outro balde com esse novo substrato, porem acabei não conseguindo plantá-las por mais uma semana, quando finalmente consegui, ao retirá-las do substrato para plantar percebi que varias novas raízes estavam se formando, replantei tudo e coloquei ao sol...

Por cerca de duas semanas elas estavam indo bem só que agora elas estão murchando, secando e apodrecendo, ao observar as raízes percebi que elas não estão mais crescendo como quando replantei... Uma delas (que possui vários ramos, a maior que tenho) esta perdendo varias folhas, elas simplesmente caem e sobre o substrato ficam claras como se estivessem ficando transparentes de tanta umidade... porem os substratos não estão muito úmidos (esta com um pouco de umidade por causa do tempo de chuva..., mas não ao ponto de estar encharcado.).

O que acham o que fiz errado? O que devo fazer para não perdê las?


11.09.2011(Dom)17:09
Perfil

Registrado em: 25.08.2011(Qui)23:26
Mensagens: 5
Mensagem Re: Suculentas murchando/secando/apodrecendo
Na minha casa tem duas áreas que pegam sol, uma pega mais ou menos das 11 as 13 e na outra das 12 ate o final do dia...
Quando eu replantei era por volta das 19:00, coloquei na área que pega o solda das 11 as 13 e só fui regar no segundo dia, pois o substrato ainda estava meio úmido (veio úmido da loja), agora ele esta completamente seco e mesmo se eu molhar ele seca em uns 2 dias.

Peço desculpas por não postar as fotos diretamente mas como são MUITAS e em alta qualidade utilizei álbuns para ajudar na visualização.


Essa acredito ser sedum rubrotinctum, veio em um vasinho plastico apenas com um substrato vegetal (Parecido com o dessa imagem: Aqui) e carvão. Depois de replantada simplesmente esta murchando.
As 3 primeiras fotos são de quando ela veio.
http://imgur.com/a/LSzzN#Ad4um


As 2 primeiras fotos são de quando ela veio.
As 3 ultimas são depois de replantada, as raízes aparentemente estão secas.
Não sei se é possível ver mas na imagem 3 mas as folhas estão murchando também e as da base vão secando.
http://imgur.com/a/JLQU5#OGIJn


As duas primeira fotos são de quando ela veio.
http://imgur.com/a/OsSz3#PuWRV


Acredito ser a Kalanchoe Tyrsifolia.
A primeira foto é de quando ela veio.
http://imgur.com/a/hMA6O#YDQHr


Também acredito ser uma Kalanchoe Tyrsifolia.
As 3 primeiras fotos são de quando ela veio.
Atenção para a ultima foto, o que seria esse "pó" branco?
http://imgur.com/a/rG4xN#yjaAG


Kalanchoe Tomentosa.
As 2 primeiras fotos são de quando ela veio.
http://imgur.com/a/OC5OU#bOoGO


Essa eu não sei o nome mais é um das mais comuns.
A primeira foto é de quando ela veio.
http://imgur.com/a/gYOop


Essa também acho que é um comum mas não sei o nome, ela tem as folhas com um tom meio branco...
A primeira foto é quando ela veio, esta do lado direito da Tomentosa.
http://imgur.com/a/UiD4n#xRMju


Esse vaso aqui esta como veio, não mudei nada! Porem ele também esta murchando aos poucos porem o substrato esta retendo mais água que o que eu fiz... Levando eu a crer que o meu problema esta relacionado a rega.
http://imgur.com/a/TpRkh#wr6lY

10º
Essa aqui é uma outra "das comuns" porem na base das folhas reparei uma coisa estranha, peguei algumas amostras dessa substancia branco e dei uma olhada no microscópio e esses micro pontinhos brancos parecem "tufos" de algodão. Acredito que seja alguma praga parecida com os pulgões...
http://imgur.com/a/4TrnR#ifXai

Substrato:
O substrato ficou tão solto que algumas suculentas (as que tem um galho maior) caem se eu mover o vaso bruscamente.
Foto do substrato:
http://imgur.com/a/uBod9


Editado pela última vez por Danielxv em 14.09.2011(Qua)20:31, em um total de 1 vez.



12.09.2011(Seg)21:09
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 04.10.2010(Seg)22:36
Mensagens: 945
Localização: Barra do Bugres - MT
Mensagem Re: Suculentas murchando/secando/apodrecendo
Olha.. nem li..
Mas se estão murchando é sinal que a raiz está danificada, ou o vaso é muito pequeno, sendo assim ficam com necessidade de mais água, mas pelo vaso ser pequeno e secar rápido comparado ao tamanho da plantas elas murcham... Nesse caso evite ficar molhando e troque para um vaso maior.

Secar.. primeiro eles murcham e logo aprodrecem (ou aprodecem de um vez).
Secar pode ser por culpa de insolação de mais...
Vamos supor um caso:
Se vc comprou um em uma floricultura que recebia sol indireto e ao chegar em sua casa, vc o colocou junto com os seus que recebem sol pleno. Ele ira adquirir uma coloração amarelada, com isso secar as partes mais fina (meristema apical ou as laterais). E uma infinidade de outras coisas que poderam acontecer a ele.. mas se vc tiver sorte ou ele se adaptar rápido, pode nem notar a diferença de ambientes.
Ou então o secar pode ser por falta de água ou podridão ou como disse acima, pode ser o vaso pequeno de mais para a suculenta ou cacto.

Apodrecimento...
Água em excesso ou problema no sistema radicular, por fungos ou sufocamento...

Tive um caso desse recentemente aqui, ele apodreceu a base, por excesso de umidade...
Tentei cortar a parte apodrecida e coloca-lo onde recebe claridade ( que é o metodo certo para esses casos, ou então a troca de substrato, mas basicamente é sempre bom deixar durante uns 2 dias sem nada e com a parte podre cortada) ... depois morreu, não sei porque.
Sempre é muito ruim pra salvar uma planta que está apodrecendo, é muito rápido além de pensarmos ser uma coisa e é outra..
Esse é tenso.


Ha já ia esquecendo..
A primeira imagem está nitido que foi podridão radicular...
Que substrato é esse ??. um substrato simples, apenas areia e matéria organica.. esterco, adubo organico... já é o bastante.

2ª vc notou que tb foi podridão na raiz, acredito que por água em excesso..
Agora que já está nessas condições é deixa-la sem substrato em um local em que receba apenas luminosidade, depois de um dia transplanta-la para um substrato que seja bem drenado.. lembrando de deixar um periodo entre regas, molhando apenas quando o solo estiver seco.

3ª que substrato é esse ??
Podridão radicular mais uma vez.. troque de substrato.. e me parece que vc está molhando de mais hein.

4 e 5 ... esse pó branco nunca havia notado.. não sei te dizer o que é..

6.. ela está bem.. me parece que o substrato em que ela veio está ainda bem aproveitavel... além de ser ótimo, pois não ficaria encharcado.

7..me parece que ess está bem, acho que vá sobreviver.

8..essa tá tenso, só o tempo dirá..

9.. se vc maneirar na rega e der mais luz ela irá melhorar.

10.. é uma praga, não sei te dizer o nome, mas causa deformidade no meristema, além de um aspecto bem feio na planta. Sobre a remoção eu não sei mais minha tia o retirava manualmente. Com um pincel macio.

11.. não vejo problema no subtrato, só coloque mais materia organica, ou até mesmo a terra que se encontra no quintal...
Mais não coloque muito senão irá estragar todo o substrato..

Poxa, ter problema com suculenta é tenso, são plantas de facílimo cultivo...
Ha as kalanchoe são resistentes e qualquer umidade estão soltando raízes, então acho que vão se dar bem se o novo substrato for o ultimo mostrado.. (me enrolei no meio de tantas fotos)

É isso ai boa sorte e dê muita luz, claro vá adaptando-as aos poucos..
O ruim cultivar elas em claridade é que se aocntecer qualquer coisa, já é algo a se prestar atenção.

Abrç e té+.


13.09.2011(Ter)11:28
Perfil YIM
Avatar do usuário

Registrado em: 28.02.2011(Seg)15:11
Mensagens: 41
Localização: Buritis-MG
Mensagem Re: Suculentas murchando/secando/apodrecendo
diante de tão boas opiniões,só frisar um parte,a questão do substrato,só falta mesmo mais matéria orgânica,humus de minhoca seria ótimo,é q esse seu substrato é um básico e bem drenante ,e como você disse q o substrato ficou frouxo a ponte das raízes ficarem mexendo,isso pode ter favorecido para a não formação de novas raízes,onde você comprou essa suculentas?eram mudas ou ramos?


13.09.2011(Ter)11:56
Perfil

Registrado em: 25.08.2011(Qui)23:26
Mensagens: 5
Mensagem Re: Suculentas murchando/secando/apodrecendo
Vaso: Não sei qual o numero do tamanho mais ele tem; 7cm de altura, 7cm de fundo, 10cm de boca, 32cm de circunferência na boca, 25cm de circunferência no fundo.
As únicas que estão em um vaso maior são a 3º e 6º.

Substrato: Comprei em uma floricultura, R$5 por 10kg, o vendedor me indicou ele para plantar as suculentas, utilizando 2 de substrato e 1 de areia (Utilizei essa proporção mas o substrato ficou "fraco" como puderam ver). Segundo o vendedor ele é uma mistura de matéria orgânica, húmus de minhoca e carvão, do dia que comprei ate agora (já faz umas 3 semanas) mesmo o saco estando aberto ele continua úmido...

Não sei se leu a observação que coloquei referente as fotos, quais são de quando ela veio e quais são as atuais mas acho que você entendeu...

Antes de falar delas individualmente vou especificar uma coisa para ficar mais fácil o entendimento.
Substrato original: é o substrato de quando veio matéria orgânica e carvão.
Substrato temporário: terra vermelha e areia, utilizei para plantar temporariamente as mudas que vieram sem vaso.
Substrato novo: fiz utilizando a "terra" que comprei na loja... Utilizei ele em todos os replantios.


O substrato que ela veio era apenas matéria orgânica e carvão, depois replantei no novo substrato.
Vou fazer o esquema de cortar a parte podre e deixar ela um dia fora do substrato, acredito que isso seja para que ela possa cicatrizar...
Outra coisa, nas partes podres tem algumas "folhas", quando cortar a parte podre posso aproveitar essas "folhas" para plantá-las e assim ter um chance maior de preservar esta suculenta?

2º e 3º
Quando vieram utilizei o substrato temporário, o que estão nas outras fotos (já nos vasos individuais) é o substrato novo. Na verdade quando ela estava no substrato temporário eu molhava todos os dias :cry: já nesse novo substrato do replantio eu molhei apenas duas vezes...


Ela veio sem substrato, quando ela veio utilizei o substrato temporário, agora ela esta no novo substrato. E como é visível nas fotos estão crescendo novas raízes...


Mesmo com essa folha murcha/seca e algumas outras meio murcha as da ponta estão "boas" por isso ela esta bem?

11º (Substrato)
Posso colocar mais um pouco do substrato que comprei na loja... Terra de quintal não da, a cidade onde moro é completamente terra vermelha, a não ser que a terra vermelha seja boa, o que me diz?

As kalanchoe e todas as outras suculentas estão no substrato mostrado na ultima foto.

Seguinte, agora anoite eu tirei todas elas dos substratos, menos as kalanchoe ai amanha anoite posto foto das raízes...

Veja se isso é possível, quando elas estavam no substrato temporário eu molhava todos os dias por não saber como deveria proceder... ai depois troquei o substrato para o novo e elas começaram a murchar... é possível que o novo substrato não seja o problema e elas estarem doente seja um problema "residual" do antigo substrato "temporário"?


@thiago m
Na verdade eu não comprei nenhuma, ganhei todas, estava passando e vi um jardim com MUITAS suculentas (Grande mesmo) bati palma e pedi para a dona se ela poderia me arrumar algumas mudas e ela foi retirando e me dando elas... a sedum rubrotinctum e aquelas duas mais comuns que estão em um único vaso de vários ramos (http://imgur.com/a/TpRkh#wr6lY) ela me deu no próprio vaso que já estava, as outras ela retirou mudas do canteiro... Eu ganhei varias iguais que eu inclusive repassei para um amigo que já tem uma certa experiencia com plantas (Cria bonsais), assim, se as minhas viessem a dar algum problema eu poderia pegar novas mudas com ele...


14.09.2011(Qua)20:04
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 04.10.2010(Seg)22:36
Mensagens: 945
Localização: Barra do Bugres - MT
Mensagem Re: Suculentas murchando/secando/apodrecendo
Danielxv escreveu:


O substrato que ela veio era apenas matéria orgânica e carvão, depois replantei no novo substrato.
Vou fazer o esquema de cortar a parte podre e deixar ela um dia fora do substrato, acredito que isso seja para que ela possa cicatrizar...
Outra coisa, nas partes podres tem algumas "folhas", quando cortar a parte podre posso aproveitar essas "folhas" para plantá-las e assim ter um chance maior de preservar esta suculenta? Exato, não é certeza que ela sobreviverá, mas na maioria das vezes esse metodo resolve

2º e 3º
Quando vieram utilizei o substrato temporário, o que estão nas outras fotos (já nos vasos individuais) é o substrato novo. Na verdade quando ela estava no substrato temporário eu molhava todos os dias :cry: já nesse novo substrato do replantio eu molhei apenas duas vezes... Ha, agora saquei que elas não estão plantadas no substrato vermelho e sim no escuro e com areia...


Mesmo com essa folha murcha/seca e algumas outras meio murcha as da ponta estão "boas" por isso ela esta bem?
Exato, tbm pq esse genero é bem fácil de propagar e basicamente, ela murcha mais depois se recupera, deve-se tomar cuidado com as regas

11º (Substrato)
Posso colocar mais um pouco do substrato que comprei na loja... Terra de quintal não da, a cidade onde moro é completamente terra vermelha, a não ser que a terra vermelha seja boa, o que me diz?
Terra vermelha... minha tia tinha sucesso com essa terra, mais a coisa mais tensa é que depois de um tempo ela vira cimento...prejudicando o desenvolvimento das raízes.

As kalanchoe e todas as outras suculentas estão no substrato mostrado na ultima foto.

Veja se isso é possível, quando elas estavam no substrato temporário eu molhava todos os dias por não saber como deveria proceder... ai depois troquei o substrato para o novo e elas começaram a murchar... é possível que o novo substrato não seja o problema e elas estarem doente seja um problema "residual" do antigo substrato "temporário"?
Era a umidade do 'substrato temporário' que era umido em demasia, dessa forma quando foram transplantadas elas 'sentiram'...


Poxa.. suculentas não tem segredo, terra bem drenada e luz já é o bastante...


14.09.2011(Qua)23:49
Perfil YIM
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 6 mensagens ] 

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB