
Re: Philcoxia, um novo gênero de PCs - e é do Brasil!!!
Olá a todos,
Esta tarde tive uma longa conversa com nosso amigo Andreas Fleischmann e ele praticamente me convenceu de que Philcoxia é verdadeiramente carnívora. ;) Nenhuma surpresa, considerando q foi ele q sugeriu os experimentos de carnivoria pros pesquisadores da UNICAMP... kkkk!
Mas ainda tô um pouco confuso com alguns detalhes, tais como: existe algo que atrai os nematóides pras folhas de Philcoxia ou são estes capturados acidentalmente ao rastejar de lá pra cá no solo?
Além disso, como Philcoxia captura e mata os nematóides (considerando que não parece haver muita mucilagem nas glândulas folieares)? Algum de vocês viu o tamanho dos nematóides em relação às glândulas na figura 3 da publicação?? Tem que ser uma cola "foderosa" de pegajosa p/ aquelas mini-glândulas segurarem os nematóides compridões! Ou talvez os grãos de areia presos às folhas agem como lentes de aumento que concentram a luz solar e fritam os nematóides? Hahahaha! Droga, eu deveria ter guardado esta piada pro 1o de abril...
De qualquer forma, quando eu visitei P.minensis em setembro de 2011 (no auge da seca) com Paulo Gonella e Jonathan Ferreira, o habitat estava muito seco e a areia bem soltinha e fofa. Eu não sei nada sobre ecologia de nematóides, mas tenho dificuldade de imaginar como qualquer criaturinha pequena conseguiria sobreviver em condições tão estéreis como aquela areia quente e seca onde vimos Philcoxia. Talvez quando a areia esfria a noite os nematóides rastejam p/a superfície vindos de camadas mais profundas? Isso seria uma migração diária e tanto para animais tão pequenos - e para se alimentar de quê?
Andreas me lembrou q, apesar do formato, os nematóides na verdade não são minhoquinhas gosmentas. São mais aparentados de insetos e possuem uma cutícula quitinosa tbm. Assim, os "esqueletos" de nematóides observados em folhas herborizadas de Philcoxia - coletadas em flor na época de seca - podem ter sido capturados e mortos meses antes durante a época chuvosa. (Sim, as folhas de Philcoxia parecem ser duradouras, embora pequenas e frágeis.)
Portanto, talvez Philcoxia é carnívora apenas durante a estação chuvosa, quando nematóides rastejam a partir de camadas mais profundas para se alimentar de tudo o que cresce na superfície de areia, q fica úmida durante o verão.
Outra questão: por que Philcoxia mantém uma fina camada de areia sobre as folhas? Os grãos de areia parecem estar aderindo às glândulas, mas será isso acidental? Será que a areia acidentalmente adere às glândulas que evoluiram inicialmente para aprisionar nematóides? Ou será o contrário? Talvez as glândulas evoluiram primeiro para segurar a areia sobre as folhas, permitindo que luz solar suficiente passe pelos grãos translúcidos p/a fotossíntese, mas não luz demais que queime as folhas frágeis naqueles mini desertos ensolarados onde vive a Philcoxia. Um inesperado efeito colateral disso pode ter sido que as glândulas, além de segurar grãos de areia, acidentalmente capturavam tbm nematóides... e isso eventualmente permitiu a Philcoxia evoluir tbm a capacidade de digerir as presas capturadas e absorver seus nutrientes. Talvez Philcoxia tenha até desenvolvido em seguida uma maneira de atrair ainda mais presas p/as folhas, secretando alguma substância saborosa na mucilagem, transformando as glândulas nas folhas em mortais pirulitos p/ nematóidesl!

Abs a todos,
Fernando Rivadavia