Como está a minha dionaea?
Autor |
Mensagem |
MarcielS
Destaque
Registrado em: 07.10.2009(Qua)12:36 Mensagens: 758 Localização: São Paulo - SP
|
 Re: Como está a minha dionaea?
-rodrigo- escreveu: ...ela precisa se agarrar em algum lugar para aguentar melhor o peso do jarro, porque se ela ficar pendurada sem se agarrar o peso dos jarros fara muita tensão no caule sera mesmo que tenho que pendura-la ?? Nepenthes produzem ascideos lower que normalmente se apoiam ao redor do vaso. Não é exatamente uma regra para os jarros upper, pois eles são formados mesmo sem se enrolar em algo, mas ajuda em alguns casos. Sua N.alata ainda é uma muda média. Muito bonita por sinal. Talvez não seja uma boa idéia cultivar junto com a dionaea. Deixe para cultivar a fly-trap com outros gêneros de menor tamanho (droseras, pimgs, etc.) e arrume outro local para a nepenthes.
17.04.2012(Ter)13:10 |
|
 |
Jadson
Destaque
Registrado em: 24.11.2011(Qui)22:00 Mensagens: 668 Localização: São Mateus, ES
|
Olá Rodrigo. Quanto a ter um apoio ou não para sua neps, vai depender de quanto ela vai crescer e dos seus cuidados para/com ela. Digo isso pois minha primeira planta carnívora foi uma N.alata e hoje ela tem mais de dois metros no ramo maior e já tem mais de 70cm no do meio (e agora tem mais um brotinho saindo). E ela produz jarros sempre que se enrola em algo (qualquer coisa que não machuque a gavinha) e as vezes falha quando não se apoia. Dá uma olhada nesse tópico, fiz uma experiência com outra neps que possuo. Acho que a minha está muito grande e a sua é pequena e talvez não precise de apoio e ela está com uma boa aparência assim. Mas se você quiser ver ela dominar o mundo, digo, o local onde ela está, é melhor ter um espaço para que ela cresça (e um vaso maior também - isso só quando ela crescer mais). Tipo uma varanda. E acho que você tá pegando a febre das PC's. É contagioso e crônico. Você vai querer mais e mais pcs até que não sobre espaço pra mais nada, mas sempre que você conhecer uma nova espécie vai cobiçá-la para sempre. KKKK Brincadeira. Boa sorte nesse começo.
_________________ "Só é agricultor quem traz no peito o cheiro e o sabor de sua terra."
Growlist e Wishlist Galeria
|
17.04.2012(Ter)13:37 |
|
 |
vinicius romancini
Registrado em: 22.08.2011(Seg)20:35 Mensagens: 686 Localização: chapecó-sc brasil
|
eu tambem to viciado nas pcs  primeiro comecei com as dionaeas entao ganhei uma N.alata que venero até hoje  agora ela esta com 2,50m  e agora ta dando mais jarros ainda e eu coloquei ela trepar em um "varal" e ela não para de crescer 
_________________ vinicius passou por aqui
|
17.04.2012(Ter)16:44 |
|
 |
MarcielS
Destaque
|
Não é 'regra' esse truque de gavinha ter de enrolar em algo para formar ascideos. Funciona bem para a N.alata (que é pau pra toda obra e aguenta o tranco) e algumas outras especies e nåo dá resultado em várias outras. Por exemplo, se vocé fizer isso com uma N.maxima vai perder todos os jarros upper, pois as gavinhas são muito sensiveis, mexeu demais ele aborta o jarro. São mais de uma centena de especies de Nepenthes e o que é bom para uma nem sempre é para outra especie. 
17.04.2012(Ter)18:05 |
|
 |
-rodrigo-
Registrado em: 23.02.2009(Seg)2:43 Mensagens: 46 Localização: Blumenau SC Brasil
|
MarcielS escreveu: As Droseras/Dionaeas precisam receber raios UV para sintetizar todos os nutrientes. Sob luz artificial ocorre o crescimento normal mas com o tempo a planta perde resistência e geralmente morre. isso eu não sabia,  então devo coloca-la num lugar ao sol mesmo !?  MarcielS escreveu: Sua N.alata ainda é uma muda média. Muito bonita por sinal.
Talvez não seja uma boa idéia cultivar junto com a dionaea. Deixe para cultivar a fly-trap com outros gêneros de menor tamanho (droseras, pimgs, etc.) e arrume outro local para a nepenthes. obrigado talvez deixar apenas a nepenthes na luz artificial !?? Jadson escreveu: Acho que a minha está muito grande e a sua é pequena e talvez não precise de apoio e ela está com uma boa aparência assim. Mas se você quiser ver ela dominar o mundo, digo, o local onde ela está, é melhor ter um espaço para que ela cresça (e um vaso maior também - isso só quando ela crescer mais). Tipo uma varanda. ok então vou tirar aquele ferro que esta sustentando os jarros e deixar ela crescer assim como esta, depois de um tempo, mudo ela num vaso maior e coloco em um lugar que ela possa se agarrar e pendurar os jarros Jadson escreveu: E acho que você tá pegando a febre das PC's. É contagioso e crônico. Você vai querer mais e mais pcs até que não sobre espaço pra mais nada, mas sempre que você conhecer uma nova espécie vai cobiçá-la para sempre. KKKK Brincadeira. Boa sorte nesse começo. pois é!  ja estou pensando em comprar uma drosera  obrigado ! vinicius romancini escreveu: eu tambem to viciado nas pcs primeiro comecei com as dionaeas entao ganhei uma N.alata que venero até hoje agora ela esta com 2,50m e agora ta dando mais jarros ainda e eu coloquei ela trepar em um "varal" e ela não para de crescer vi sua galeria, muito bonita sua nepenthes. parabens !!! obrigado pelas dicas pessoal !! 
|
17.04.2012(Ter)20:32 |
|
 |
MarcielS
Destaque
|
-rodrigo- escreveu: ... isso eu não sabia,  então devo coloca-la num lugar ao sol mesmo !?  Se você quiser manter ela saudável, sim, deve dar sol a ela. -rodrigo- escreveu: ... talvez deixar apenas a nepenthes na luz artificial !?? Apesar de serem plantas que geralmente atingem um grande porte, na maioria das especies o crescimento é relativamente 'lento'. Se a idéia é de ter plantas indoor para poder admirar o tempo todo, compre mudas 'germinadas' (seedgrow). Como o desenvolvimento das 'germinadas' é mais devagar, você vai poder curtir por muito tempo até ela não caber mais debaixo da lâmpada, rs. E você vai poder admirar todas as etapas de transformação dos ascideos até a planta ficar adulta. Não há cura para o vício em PCs! 
18.04.2012(Qua)12:30 |
|
 |
-rodrigo-
Registrado em: 23.02.2009(Seg)2:43 Mensagens: 46 Localização: Blumenau SC Brasil
|
ok vou encontrar um lugar ao sol pra dionaea !! onde eu moro é meio dificil de encontrar PCs para comprar  mas vou tentar encomendar umas mudas germinadas, to tentando comprar uma drosera capensis gigante, mas não consigo nenhuma outra especie, alem de nepenthes e dionaea 
|
18.04.2012(Qua)18:16 |
|
 |
-rodrigo-
|
ola pessoal !!! me apareceu uma duvida fiz alguns leaf-cutting da minha Dionaea, estão começando a nascer as folinhas bem pequeninhas  mas esta chegando o inverno, e a minha duvida é se os leaf-cutting tambem tem que passar pela dormencia? no meu caso vou por a dionaea na geladeira, tenho que por os leaf, junto tambem ?? ou por estarem nascendo agora, só vão precisar de dormencia no outro inverno ? abraços !
|
29.05.2012(Ter)1:36 |
|
 |
RobertoR
Registrado em: 16.01.2009(Sex)22:12 Mensagens: 221 Localização: Curitiba (PR)
|
Por experiência pessoal, não tem problema a Dionaea pular a dormência por um ano. Eu deixaria os leaf cuttings crescerem, eles vão poder entrar em dormência o ano que vem!
_________________ A red Dionaea is a state of mind.
|
29.05.2012(Ter)10:32 |
|
 |
-rodrigo-
|
obrigado RobertoR vo deixar na geladeira só a grande, os leaf cuttings vou deixar crescer avontade abraços !!
|
09.06.2012(Sáb)18:43 |
|
 |
|