Sempre observei na natureza que carnivoras habitam locais constantemente umidos (DÂAÂÂ é mesmo?) e muitos desses locais apresentam agua corrente, com algum grau de movimento, com as plantas bem proximas e as vezes semi-submersas. Imaginei que um um ambiente assim tende a ser limpo e arejado para as plantas pois a agua não fica parada, sempre limpando e oxigenando o substrato em volta, não deixando criar grandes acumulos de substancias nocivas para elas.
Com essa idéia na cabeça comecei a matutar uma maneira de reproduzir essas condições. Me veio a idéia de fazer uma calha onde a agua circularia, passando pelo substrato, seria coletada e levada a um reservatório onde uma bomba comum de aquario a levaria para o inicio novamente e assim sucessivamente.

(concorre com certeza para o concurso dos projetos mais mal feitos e enjambrados do fórum!)
Botando em ação eu me servi dos seguintes materiais faceis de achar e baratos:
1 tubo de pvc de 100mm cortado pela metade.
1 reservatório para agua de 5 litros, tirado de um umidificador de ar que estava aqui estragado.
1 bomba Atman para aquarios, com capacidade de 250 litros por hora
1 boca de garrafa pet cortada como se fosse um funil
1,5 metros de tela de arame
Fita adesiva grande para embalagem de caixas.
1,5 metros de mangueira de garrote pra exame de sangue
1 mangueira normal de maquina de lavar roupa.
fita isolante de encanamentos
1 suporte de vasos de varios andares
Arames
Para o substrato eu utilizei diversos materiais. mas os mais basicos para fazer o suporte principal das plantas foram os seguintes:
Areia que quartzo
Areia normal de construção
pedrisco de rio (varios tamanhos)
Sphagnum
mas também quando foram chegando novas plantas, se misturaram a eles:
Turfa
Terra vermelha de cerrado.
musgo vivo.
Os passos da construção foram os seguintes:
Mandei cortar o cano de pvc para que formasse duas metades longas. Depois notei que deveria ter deixado as extremidades sem cortar para encaixar melhor vedações de pvc tb. Como não fiz isso tive que vedar a extremidade superior (onde a agua entraria) com fita adesiva, plastico e fita de isolar encanamentos.

Na extremidade inferior (onde a agua que escorre seria coletada) eu adaptei o bocal de garrafa pet para coletar a agua que escorre e que deveria cair na mangueira de maquina de lavar para ser levada novamente ao reservatório.
Pra isso usei fita adesiva de embalar caixa, até ficar no angulo certinho. Mais abaixo encaixei a extremidade da mangueira de maquina de lavar na boca da garrafa pet ( por coincidência elas tem tamanhos compatíveis!) Dai vedei com mais fita de isolar encanamento e mais fita adesiva. É bom notar que o fim da calha deve ter algum plastico ou bloqueio para evitar que o substrato escorra para dentro da mangueira.


O reservatório esta tapado com um pano para que não entre luminosidade, evitando o crescimento de algas sobre a bomba de aquario.
Dai coloquei a calha sobre o suporte para vasos que tinha sobrando aqui em casa. Ela esta aproximadamente a uns 1, 50 m de altura. Com um arame azul mais resistente eu amarrei a calha ao suporte para que náo caisse, e passei um tb em volta da boca de garrafa pet para que não escorregasse para os lados.
A partir dai coloquei o substrato, cuja base é a areia de quartzo, seguida da areia de construção e depois os pedriscos.
É bom notar que ao longo da calha, em um dos lados o substrato deve ser acondicionado bem abaixo da borda da calha, e no outro lado ele deve ficar mais alto e amontoado. Isso se explica pelo fato de que a calha deverá ser posicionada com o lado que recebe agua mais alto que o lado que coleta a agua que passa pelo substrato (OBVIO precisa da gravidade pra agua descer e criar uma correntezinha e evitar de submergir as plantas). Fora esse desnível, a calha deverá estar tombada um pouco para frente para que o "riozinho" corra ao longo de uma das bordas, deixando a outra mais seca, e assim tendo varios ambientes para acondicionar diferentes exigencias de espécies mais ou menos aquaticas.


(note as inclinações necessárias nessas fotos)
A partir dai coloquei agua no reservatório e botei a bombinha para funcionar e, com a agua escorrendo ir fazendo os ajustes de inclinações. Notei que não seria necessário colocar a maioria das plantas diretamente no substrato, pois a pressão da agua sobre a areia e os pedriscos faz com que ela suba bem pelo substrato, elevando o nivel dagua com facilidade para as plantas. Então vi que o melhor a fazer é colocar as plantas sobre montinhos de sphaghum (ou qualquer outro substrato) apoiados sobre o substrato da calha. Isso ja as deixa bastante umidas.
Mas claro, não resisti e coloquei algumas plantas no esquema de viver com as raizes praticamente embaixo dágua. Como essa D. burmanii e D. intermedia. E como futuramente viverão as D. grantsaui e Utricularia nelumbifolia.

Podem notar o horroroso envelope de tela de arame em volta do sistema. Isso é necessário para evitar que passarinhos e outros bichos pousem nela para beber agua, esmagando sem querer as plantas. E também eles tem o costume de roubar sphagnum e bicar as folhas para roubar insetos capturados por elas. Basicamente é só pendurar a tela em volta do sistema todo (nisso o andar de cima do suporte pra vasos ajudou um bocado) e cortar na propria tela uma "porta" para poder manipular as plantas.
Aqui mais algumas imagens de seções dela:

O final da calha. Notem a contenção do substrato para que não vaze para dentro do coletor. Fiz uma barreira simples com um pedaço de plastico de garrafa pet.

A parte do meio.

Um limnobium spongia, em uma piscininha. Uma não carnivora, presente do Carlos R. Embaixo dela tem utric gibba.
Vantagens e Desvantagens
Até agora pude observar como vantagens as seguintes coisas:
Circulação de agua que limpa o substrato e não deixa as plantas ficarem com excesso de elementos quimicos prejudiciais acumulados, pois a agua evapora e é substituida por agua nova no reservatório. O movimento oxigena ela e a torna mais fresca para as plantas. não são necessárias regas e, com a evaporação a agua dura em torno de uma semana com meu reservatório de 5 litros(no clima seco de 10% de umidade de brasilia e sol brilhando direto, em outros lugares provavelmente as trocas devem demorar bem mais do que 1 semana. E é claro, um reservatório maior vai fazer durar mais tempo etc.) Lembre-se que bombas de aquario NAÕ podem funcionar a seco, então marquem no reservatório uma altura minima para a reposição.
Fora que é bonito ver as plantas crescendo juntas umas das outras de forma natural
Como desvantagens eu diria que é necessário uma manutenção de repor agua limpar o reservatório e trocar as fitas de vedação de tempos em tempos. Outra desvantagem é que uma peste que porventura aconteça e se espalhe pela agua VAI afetar todas as outras plantas com certeza.
Mas ainda estou observando como as coisas se comportam, pois ela esta em funcionamento por apenas 2 meses, então tenho ainda que observar muita coisa a longo prazo.
Um abraço a todos
Adilson - DF