Autor |
Mensagem |
Francisco Eduardo
Destaque
Registrado em: 29.11.2007(Qui)9:08 Mensagens: 1494 Localização: Rio de Janeiro - Brasil
|
 Uma dúvida sobre as neps !
Olá ! depois de visitar a estufa "insetívora" do jardim Botânico, fiquei com uma dúvida cruel: devo colocar estacas nas neps para que elas cresçam para cima (como as de lá) ou devo deixa-las caindo (como venho fazendo por aqui) ? confesso que só as tinha visto caindo, e achava belíssimas, porém, como arbustos, ficam igualmente interessantes ! Alguém saberia dizer se essa diferença é apenas estética ou se tem alguma relevância para o cultivo ? Um abraço a todos !
|
05.05.2008(Seg)18:52 |
|
 |
dion
Site Admin
Registrado em: 19.01.2008(Sáb)16:19 Mensagens: 942 Localização: Agudos-SP
|
Ola eu coloco um arame ou barbante, e amarro de leve pra ela subir, na minha opinião deixando ela cai, vc corre o risco do galho quebrar ou amassar, principalmente se ventar muito. olha a minha. 
_________________ André de Oliveira [url]growlist[/url] / Galeria de foto
|
05.05.2008(Seg)20:12 |
|
 |
Ivaldo Cavalcante Junior
Destaque
Registrado em: 26.02.2008(Ter)16:35 Mensagens: 1166 Localização: Maceió - Alagoas
|
Eu sempre deixo caindo pq acho mais bonito, tb não tenho problemas com o vento. As plantas sempre ficam cheias e com um aspecto lindo. Olhe a foto aí. 
_________________ Ivaldo Cavalcante Junior Biólogo - Maceió Carnívoras
Minha Growlist
|
05.05.2008(Seg)22:09 |
|
 |
Diana Alcantara
Registrado em: 09.01.2008(Qua)12:40 Mensagens: 182 Localização: sp/sp
|
Eu apoio ela com barbantes, estaquinhas de bambu ou onde der. Mas tenho uma nep alata que está pendente, e o aspecto é realmente lindo. Às vezes tenho medo que ela escape do vaso, por causa do peso dos jarros. Será que existe a probabilidade?
|
06.05.2008(Ter)11:44 |
|
 |
Francisco Eduardo
Destaque
Registrado em: 29.11.2007(Qui)9:08 Mensagens: 1494 Localização: Rio de Janeiro - Brasil
|
É incrível como as plantas são mesmo bonitas das duas formas ! mas eu ainda estou pensando em colocar estacas em algumas das minhas para ver como elas se desenvolvem, e, principalmente, para ver até onde elas sobem... Alguém sabe como fazer uma estaca ? é só colocar o bambu ou material semelhante e amarrar o caule da planta nele ? Ah! mais uma pergunta: as neps podem se reproduzir por folhas ? estou perguntando porque, quando chegaram as últimas que recebi do Marcos, uma folha veio solta, e a coloquei no substrato... ela ainda não secou... há alguma chance de virar outra planta ? Um abraço.
|
06.05.2008(Ter)14:29 |
|
 |
marcosono
Destaque
Registrado em: 28.02.2007(Qua)21:41 Mensagens: 346 Localização: cotia-SP
|
Oi você pode estaquear as astes com qualquer coisa que não oxida(arame e cobre). Alguns amarram com uma cordinha para a haste ir para cima. Sobre a folha, infelizmente não vai brotar. Abraços.
|
06.05.2008(Ter)18:48 |
|
 |
dion
Site Admin
Registrado em: 19.01.2008(Sáb)16:19 Mensagens: 942 Localização: Agudos-SP
|
Ola a minha coloquei em arame, se colocar uma fita tipo encapando será que adianta, ou devo trocar por barbante???
abçs.
_________________ André de Oliveira [url]growlist[/url] / Galeria de foto
|
06.05.2008(Ter)18:55 |
|
 |
Ivaldo Cavalcante Junior
Destaque
Registrado em: 26.02.2008(Ter)16:35 Mensagens: 1166 Localização: Maceió - Alagoas
|
Quando eu amarro, uso barbante mesmo; o problema é que de tempos em tempos precisa ser trocado.
_________________ Ivaldo Cavalcante Junior Biólogo - Maceió Carnívoras
Minha Growlist
|
06.05.2008(Ter)22:27 |
|
 |
Douglas Abrantes
Registrado em: 28.09.2007(Sex)20:15 Mensagens: 149 Localização: Rio de Janeiro - RJ
|
Eu tenho uma N. gracilis "spotted (inclusive acho que é parente da sua Francisco, comprei na chacara tropical também), ela começou a crescer demais e resolvi mudar para um vaso maior, porém, acho que acabei incomodando as raízes e ela não ficou com a mesma firmeza de antes, esperei um tempo e ela ficou cada vez mais torta, estava ficando com um aspecto horrível, mas resolvi prender com arame e parece que a planta melhorou muito! Tenho observado, parece que as neps, não sustentam o peso dos jarros, parece que ela cresce apenas para sustentar o peso de suas folhas. Acho que isso pode ser considerado uma adaptação, ela só gasta energia para sustentar as folhas que vão durar mais do que os jarros. Um outro aspecto a ser considerado, é o hábito desta planta in habitat. Seriam trepadeiras ou lianas?
|
06.05.2008(Ter)22:50 |
|
 |
Miguel Pandini
Destaque
Registrado em: 09.04.2007(Seg)23:12 Mensagens: 1613 Localização: Colatina/ES - Brasil
|
 Estilo "misto"...
Olá, pessoal! Eu costumo amarrar um fio de pesca bem grosso na argola superior das correntes para manter o caule ereto. Isso quando a planta tem caule único... Quando tem mais de um, eu costumo amarrar somente o mais robusto, deixando os menores escolherem naturalmente a posição de crescimento, e estes geralmente acabam pendurados. O visual fica excelente! Fiz isso com a minha 'gigantesca' N. gracilis "spotted" e ela chama a atenção de longe!! Breve, posto fotos dela!!! Abraços!
_________________ Abraços capixabas!
MIGUEL ANGELO PANDINI
|
08.05.2008(Qui)7:09 |
|
 |
|