Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 05.05.2025(Seg)2:38

Responder  [ 21 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo
 Nepenthes com prato 
Autor Mensagem
Destaque

Mensagem Nepenthes com prato
Tenho lido alguns tópicos e sempre falam para não colocar prato em vaso de Nep, entrei no hobby faz um mês, mas tenho uma alata a mais de 3 anos e acabei ficando em duvida. Eu quase não colocava água nela e ela só ia bem quando eu enchia o vaso e o prato ficava cheio. Pode ter sido coincidência e apesar de eu achar que tinha água no prato, já tinha evaporado? É realidade mesmo que não devemos usar o prato?

Imagem

Imagem

abraços

15.08.2008(Sex)10:57
Destaque

Mensagem 
As raízes das nepenthes são muito frágeis... a água empoçada pode causar apodrecimento das mesmas levando a planta à morte. Por isso não é aconselhável que mantenha neps em pratos de água. Deve-se no entanto regar por cima (o quanto mais melhor) de modo a deixar todo o excesso escoar.
A N. alata é uma nep muito resistente e de boa adaptação (talvez a mais resistente), tanto é que é a mais indicada para iniciantes no cultivo.
Eu particularmente nunca experimentei utilizar bandejas de água para minhas neps. Não quis correr o risco.

15.08.2008(Sex)12:47
Perfil Visitar website do usuário
Destaque

Mensagem 
Respeitando todas as opiniões, mas não vejo dificuldade nenhuma no cultivo de Neps com pratos de água. Tenho 16 vasos,todos eles em água e há mais de 10 anos adoto esse procedimento. As plantas têm se desenvolvido muito bem e todos os anos consigo muitas mudas através das estacas. Abaixo, algumas fotos delas para comprovar a minha experiência com os pratos d´agua.

Jarros com coloração viva
Imagem

Uma boa quantidade de jarros
Imagem

Ao fundo plantas com vasos cheios de água
Imagem

Além dessa Nepenthes híbrida, o mesmo sistema é utilizado para N. anamensis.

Minha Growlist

15.08.2008(Sex)13:23
Moderador

Mensagem 
Fala galera.

Gilson, se vc molha a planta apenas de vez em quando, então ela vive em stress hídrico e é por isso que ela fica feliz quando vc encharca. Isso acontece comigo também.

Como o Pedro disse, a alata é muito resistente e não costuma reclamar muito.

Muita gente usa prato de água pras Neps, aqui no Brasil também. O lance é que as estacas recem plantadas e os seedlings vão suportar melhor um ambiente mais úmido, pq as raizes sao poucas e curtas. Com neps adultas a coisa pode não dar muito certo.

O caso é que não precisa de prato, então não há pq arriscar. Molhe suas plantas sempre que o vaso não vai ser necessário e o risco de apodrecer as raízes não vai existir.

Pra maioria das Neps molhar de 2 a 3 vezes por semana segura a onda (só que o sphagnum não vai se manter vivo no topo do substrato).

Mas de qualquer forma, faça do jeito que suas plantas responderem melhor. :wink:

Ivaldo, vc cultiva espécies puras lowland com esse método também? Se sim, passe as dicas!

Abraços.

Eparema, plantinha desinformada....

15.08.2008(Sex)13:47
Destaque

Mensagem 
Minha Nepenthes maxima ta bacana....tem prato em aixo e pega chuva direto nela!

15.08.2008(Sex)14:50
Destaque

Mensagem 
Ivaldo Cavalcante Junior escreveu:
Respeitando todas as opiniões, mas não vejo dificuldade nenhuma no cultivo de Neps com pratos de água. Tenho 16 vasos,todos eles em água e há mais de 10 anos adoto esse procedimento. As plantas têm se desenvolvido muito bem...
Realmente, algumas neps não se importam com o prato d'água debaixo do vaso. É caso dessa N. alata (que vc diz que é híbrida), N. anamensis do Ono, N. gracilis e N. khasiana. Também algumas de ambiente quase "pantanosos", como N. ampullaria e N. bicalcarata aceitam substrato mais encharcado. Mesmo porque deve-se levar em conta também a altura do vaso e a quantidade (volume) de substrato nele.
Mas, essa não é uma regra geral. Fiquem atentos para algumas mais "chatinhas" como a N. ventricosa, que não gosta de água empoçada... Eu não arriscaria com uma N. truncata, por exemplo...
[ ]'s

MIGUEL ANGELO PANDINI

15.08.2008(Sex)15:14
Destaque

Mensagem 
Obrigado a todos que responderam, achei que era consenso entre os criadores a não utilização de prato, mas pelos que responderam muitos o utilizam. Nesse últimos 3 anos eu nunca mexi no vaso portanto nem imagino como se comportam as raízes, alguém poderia me dizer se procuram o fundo do vaso? Se não procuram, um vaso alto resolveria o problema e minha duvida, já que no máximo teríamos 2 cm de água sem chegar as raízes. Falei besteira?

15.08.2008(Sex)15:23
Moderador

Mensagem 
As raízes vão pra onde tem água.

A água no fundo do prato sobre pelo substrato e chega sim as raízes, a diferença é que so o vaso for mais alto e largo as chances de enxarcar são menores.

Abs.

Eparema, plantinha desinformada....

15.08.2008(Sex)15:30
Destaque

Mensagem 
Nílber escreveu:
... a diferença é que so o vaso for mais alto e largo as chances de enxarcar são menores...
Correto o raciocínio! Essa é a questão!

MIGUEL ANGELO PANDINI

15.08.2008(Sex)15:42
Destaque

Mensagem 
Agora fiquei com uma dúvida, o problema com a raiz é a umidade é o substrato estar encharcado ou quando as raízes ficam submersas na água?

15.08.2008(Sex)23:03
Responder   [ 21 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo