Serra do Cipó- Terceiro Dia
Autor |
Mensagem |
Carlos Rohrbacher
Site Admin
Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02 Mensagens: 6411 Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
|
Olá pessoas! Fernando: Valeu pelas explicações, não tenho esse artigo não, se puder me envie Paulo: Ótimas imagens, os tentáculos são mesmo bem distintos. Germinou algumas dessas por aí (D. sp. 'Shibata', D. tentaculata)? E as D. tomentosa var. tomentosa, encontraram alguma? Té.
_________________ Droseraholic!!!
|
07.09.2008(Dom)23:00 |
|
 |
Igor lins
Destaque
Registrado em: 09.12.2006(Sáb)16:39 Mensagens: 867 Localização: Niterói-RJ
|
aaaaaaaaaahhhhaaaaaaaaaaaaahhhhhhh .gif) eu tenho que voltar la!!!!!!!!!!!!!! mas tem que ser com um de vocês  ao menos com muitas dicas muito show a viagem!e as plantas, logico 
09.09.2008(Ter)13:27 |
|
 |
Vitor Albuquerque
Destaque
Registrado em: 10.12.2006(Dom)15:43 Mensagens: 268 Localização: Brasília
|
Olá pessoal, Obrigado pelos comentários! Em breve postaremos as fotos de Diamantina. Carlos, Citação: Vou tecer comentários sobre cada espécie, já que você, sabiamente, esteve atento ao que mais interessa, as belíssimas droseras do Cipó. Drosera rules! Citação: Eu fiquei intrigado com as diferenças entre as D. tomentosa e a D. tentaculata, já havia visto imagens do Paulo e do Nilber e as D. tentaculata são plantas das quais só percebo diferença das D. tomentosa pelos os tentáculos mais longos nas extremidades das folhas Um aspecto bem fácil que o Paulo comentou é que a D. tentaculata geralmente é vermelho sangue, mais claro, enquanto a D. tomentosa tem um vermelho vinho, mais escuro. Dê uma olhada nas fotos em que elas aparecem lado a lado! Citação: Obrigado pelas imagens, estou cada dia mais convencido de que devo voltar a Minas. Como diria o Paulo: COMO ASSIM??? Viagens a Minas nunca são demais!!! Fernando, Citação: Sobre D.sp.Cipó, tem aquelas 3 populações q vcs viram e eu conheço mais uma população isolada, menor ainda (com umas 10 plantas apenas), crescendo lá pros lados da Serra Morena. É verdade! Esqueci dessa. E desculpem a minha empolgação escrevendo o tópico... hehehe Citação: De qq forma, eu achei D.sp.Cipó após ver uma coleta de herbário na USP e andar MUUUUUITO (e em várias viagens ao Cipó) por aquela regiào onde eventualmente encontrei as 3 populações. Você viu e soube que era algo novo ou ficou analisando por meses? Abraços, Vitor Albuquerque
|
09.09.2008(Ter)21:15 |
|
 |
Fernando Rivadavia
Moderador
Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40 Mensagens: 2913 Localização: San Francisco, California, USA
|
Olá Vitor,
>Um aspecto bem fácil que o Paulo comentou é que a D. tentaculata geralmente é vermelho sangue, mais claro, enquanto a D. tomentosa tem um vermelho vinho, mais escuro. Dê uma olhada nas fotos em que elas aparecem lado a lado!
Engraçado p/ mim ler isto, hehehe! Afinal taxonomista nenhum vai aceitar cor como caracteristica taxonômica importante -- mas a verdade é q é diferente mesmo!!! Na minha 1a viagem ao Cipó no carnaval de 1992 eu já percebi que haviam umas "montanas"de coloracao mais verde-avermelhadas em comparacao com as outras vermelho-vinho. Em cultivo elas mantiveram esta diferença e eu fiquei com a pulga atras da orelha, depois confirmando q D.tentaculata era algo diferente mesmo quando voltei em abril de 1993.
>E desculpem a minha empolgação escrevendo o tópico... hehehe
Como assim?!?! Desculpa não, parabens! ;)
>>De qq forma, eu achei D.sp.Cipó após ver uma coleta de herbário na USP e andar MUUUUUITO (e em várias viagens ao Cipó) por aquela regiào onde eventualmente encontrei as 3 populações.
>Você viu e soube que era algo novo ou ficou analisando por meses?
Bom, eu lembro de ter visto os slides primeiro, lá por 1991-1993, e só depois o herbário, não sei exatamente quando. Imediatamente percebi pelas fotos q era algo "diferente", mas na época não conhecia nada e achei q era algum híbrido com D.chrysolepis -- duvida q até hj não consegui eliminar por completo, devido à raridade de D.sp.Cipó. Aliás só fui encontrar esta planta em 1997 e na hora achei q era hibrido de D.chrysolepis e D.tentaculata, com as quais crescia.
As vezes a "descoberta" de uma espécie nova é um loooongo processo...
Abs, Fernando Rivadavia
|
09.09.2008(Ter)21:41 |
|
 |
yuri
|
linda adorei
|
10.09.2008(Qua)10:57 |
|
 |
Carlos Rohrbacher
Site Admin
Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02 Mensagens: 6411 Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
|
Pois, até tinha visto as cores diferentes ... ... mas tenho certo problema com tons parecidos de vermelho, de verde, de azul (sou levemente daltônico  ) Com a tua confirmação ficarei mais atento a esse detalhe. Um abraço.
_________________ Droseraholic!!!
|
10.09.2008(Qua)20:51 |
|
 |
Fernando Rivadavia
Moderador
Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40 Mensagens: 2913 Localização: San Francisco, California, USA
|
Olá Carlos, Citação: ... mas tenho certo problema com tons parecidos de vermelho, de verde, de azul (sou levemente daltônico ) Aaaaah, mas isso não é desculpa pois eu tbm sou! ;) Pergunte aos amigos q já foram a campo comigo, hehehe! Abs, Fernando Rivadavia
|
11.09.2008(Qui)4:43 |
|
 |
Paulo Minatel
Moderador
Registrado em: 28.12.2005(Qua)18:59 Mensagens: 1422 Localização: São Carlos e São Paulo -SP
|
Pois, dessa eu nunca esqueço... Tiradentes, MG - Junho de 2007Fernando diz: Citação: Paulo, procure as coisinhas vermelhinhas porque eu não to vendo nada... Citação: Como diria o Paulo: COMO ASSIM??? Viagens a Minas nunca são demais!!! Pois é!!! Eu nem conheci Itacambira ainda!!! E é só aparecer uma oportunidade que já tô no Cipó de novo!  Minas rules! Vcs é que ficaram "viajando" depois dessa viagem: Tepuis, Bornéu, África do Sul... Bom saber que existem fotos dela (sp. "Cipó") florida. Vou tentar encontrá-las. Abs,
_________________ Paulo Minatel Gonella Biólogo - Botânico
Growlist e Wishlist
Devendo um SEDEX pro Carlos...
|
11.09.2008(Qui)10:21 |
|
 |
Vitor Albuquerque
Destaque
Registrado em: 10.12.2006(Dom)15:43 Mensagens: 268 Localização: Brasília
|
Citação: Aaaaah, mas isso não é desculpa pois eu tbm sou! ;) Pergunte aos amigos q já foram a campo comigo, hehehe! Citação: Pois, dessa eu nunca esqueço... Tiradentes, MG - Junho de 2007 Fernando diz: Citação: Paulo, procure as coisinhas vermelhinhas porque eu não to vendo nada... HAHAHAHAHAHAHA É verdade!!! Citação: Pois é!!! Eu nem conheci Itacambira ainda!!! E é só aparecer uma oportunidade que já tô no Cipó de novo! Minas rules! Nem os hotspots a gente terminou de conhecer!!! Ainda falta Itacambira, Grão Mogol, Rio Preto (Não p/ o Paulo), Ibitipoca... Sem contar o tanto de lugar que ainda tem pra explorar!!! Citação: Vcs é que ficaram "viajando" depois dessa viagem: Tepuis, Bornéu, África do Sul... Pode ficar zuando! Quando a gente postar as fotos vc vai morrer de vontade!!! Abraços, Vitor Albuquerque
|
11.09.2008(Qui)11:17 |
|
 |
Fernando Rivadavia
Moderador
|
Olá pessoal, Citação: Nem os hotspots a gente terminou de conhecer!!! Ainda falta Itacambira, Grão Mogol, Rio Preto (Não p/ o Paulo), Ibitipoca... Sem contar o tanto de lugar que ainda tem pra explorar!!! É, tem taaaanto lugar p/ explorar ainda... E tanto lugar q precisa ser explorado melhor. Vejam só Cipó: tão explorado e no entanto vcs descobriram 3 Utrics novas por lá! Amazing, não??? Citação: Paulo, procure as coisinhas vermelhinhas porque eu não to vendo nada... É um esforço grande q tenho q fazer p/ compensar pela cegueira rubra, por isso me dá uma preguiiiiiiça quando estou com outros no campo!  Mas como sempre digo, isso me forçou a entender melhor os AMBIENTES em q crescem as dróseras e enxergá-los de longe (e não ficar só olhando pro chão esperando ver rosetinhs vermelhas onde aparecessem). Abs, Fernando Rivadavia
|
11.09.2008(Qui)11:29 |
|
 |
|