Galeria I - Pedro Batalha - 05/02/2009 -pág. 13
Autor |
Mensagem |
Pedro Batalha
Destaque
Registrado em: 28.07.2007(Sáb)4:32 Mensagens: 534 Localização: Niterói-RJ
|
Uma atualização na galeria... Primeiro, umas sementeiras que estou testando (e que espero realmente que dê certo, pois não tenho mais espaço para semear, e tem três espécies que quero muito semeadas lá)... é feita de garrafa pet, o fundo tem argila expandida, que sustenta o substrato por cima uma camada de sphagnum puro, que descobri ter uma maior eficiência na germinação)... a água fica empoçada na argila e quando quiser trocar basta abrir a tampinha, mergulhar o sistema em um balde até altura certa de água e fechar a tampa, ainda dentro do balde... torçam aí (se der certo faço um passo a passo)  Duas fotos mais recentes do meu Cephalotus folicularis... dá para ver uma folhinha não-carnívora e algumas armadilhas em formação (podem comparar com as fotos de quando ele chegou aqui nessa página)...   Um seedling que eu estou torcendo para ser de Drosera hirtella var lutecens (nasceu onde a semeei, mas pode ser de outra, vinda de outras hastes florais)  Pingucula esseriana, crescendo aos poucos, mas firmes (que continuem assim)...  Duas fotos comparativas da minha Nepenthes madagascariensis, uma de quando chegou e outra tirada ontem... não ,lançou nenhum jarro, mas algumas folhas sim...   Por último o primeiro jarro da minha Nepenthes gracilis, depois de muito tempo... lançado depois que coloquei a planta num aquário de 70 L que desativei...  Espero que gostem!
_________________
|
31.12.2008(Qua)4:12 |
|
 |
Francisco Eduardo
Destaque
Registrado em: 29.11.2007(Qui)9:08 Mensagens: 1494 Localização: Rio de Janeiro - Brasil
|
 Madagascariensis
Olá Pedro ! interessante a n. madagascariensis ! acho essa planta simplesmente extraordinária ! grande abraço.
|
31.12.2008(Qua)7:21 |
|
 |
Ivaldo Cavalcante Junior
Destaque
Registrado em: 26.02.2008(Ter)16:35 Mensagens: 1166 Localização: Maceió - Alagoas
|
Plantas bem saudáveis, espero que seu sistema dê certo.
_________________ Ivaldo Cavalcante Junior Biólogo - Maceió Carnívoras
Minha Growlist
|
31.12.2008(Qua)16:01 |
|
 |
Alex Moura
Destaque
Registrado em: 27.05.2007(Dom)9:09 Mensagens: 711 Localização: São Paulo - SP
|
Olá Pedro, parabéns pelas plantas! Eu ainda não consegui nenhum jarro de N. gracilis, tenho ela faz 11 meses! Pretendo tomar uma providência semelhante à sua. Eu acho que esse seedling não é o de D. hirtella var. lutescens, infelizmente  . Pelo menos os meus aqui são bem avermelhados, e têm o pecíolo bem mais curto.
|
31.12.2008(Qua)20:00 |
|
 |
dion
Site Admin
Registrado em: 19.01.2008(Sáb)16:19 Mensagens: 942 Localização: Agudos-SP
|
Alex Moura escreveu: Eu acho que esse seedling não é o de D. hirtella var. lutescens, infelizmente  . Pelo menos os meus aqui são bem avermelhados, e têm o pecíolo bem mais curto. Ola Pedro da uma olhada essa é D. hirtella var. lutescens: 
_________________ André de Oliveira [url]growlist[/url] / Galeria de foto
|
31.12.2008(Qua)22:16 |
|
 |
Pedro Batalha
Destaque
Registrado em: 28.07.2007(Sáb)4:32 Mensagens: 534 Localização: Niterói-RJ
|
Pessoal, muitíssimo obrigado pelos comentários! Francisco, ela ta firme, mas sem jarros... Ivaldo, também estou torcendo, será de grande ajuda para mim... Alex Moura escreveu: Olá Pedro, parabéns pelas plantas! Eu ainda não consegui nenhum jarro de N. gracilis, tenho ela faz 11 meses! Pretendo tomar uma providência semelhante à sua. Pois é... essa planta está aqui há mais ou menos 1 ano também... e cresceu muito, cheguei a ficar assustado, pois cresceu tanto sem lançar nenhum jarro... pensei inclusive em induzí-la a crescer agarrada à grade, com as gavinhas, mas a grade está bem enferrujada... Quando destivei esse aquário, não pensei duas vezes na utilidade que teria... coloquei 6 nepenthes adultas ali dentro: N. gracilis, N. X accentual-koto, N. fusca, N. X arakawae, N. X chelsonii, N. X wrigleyana, além de algumas sementes de nepenthes semeadas e uma estaca "forçada" de N. X wrigleyana (ela chegou com a ponta quebrada, e resolvi tentar enraizar)... Ei os resultados até o momento: N. gracilis com seu primeiro jarro formado depois de 1 ano N. X chelsonii, parece que está a lançar jarros também, mas não me arrisco ainda N. X wrigleyana, está quase totalmente recuperada da lesão E a estaca parece que está se formando mesmo... Rego essas plantas 1 vez por semana! Citação: Olá Pedro, parabéns pelas plantas! Eu ainda não consegui nenhum jarro de N. gracilis, tenho ela faz 11 meses! Pretendo tomar uma providência semelhante à sua.
Pedro da uma olhada essa é D. hirtella var. lutescens:... Alex e Dion, muitíssimo obrigado pela ajuda, realmente não é D. hirtella, amanhã quando estiver mais claro, tentarei ver se dentre os outros seedlings que tenho, algum se assemelha à esse, mas estou sem esperança... uma pena, não sei o que deu errado... Não tenho tido sorte com semeadura de droseras... Estou tentando com outras droseras também, espero ter mais sorte nesse ano! Muito obrigado novamente! Abraços!
_________________
Editado pela última vez por Pedro Batalha em 01.01.2009(Qui)15:18, em um total de 1 vez.
|
31.12.2008(Qua)23:43 |
|
 |
Francisco Eduardo
Destaque
Registrado em: 29.11.2007(Qui)9:08 Mensagens: 1494 Localização: Rio de Janeiro - Brasil
|
 Gracillis
Olá Pedro ! as minhas nepenthes gracillis formam vários jarros, sempre. Como moramos em climas semelhantes, acho que o detalhe pode ser a umidade ou a exposição ao sol... eu mantenho as minhas na estufa, naquelas condições que vc viu no tópico sobre a sua montagem. A accentual - koto deu um jarro por aqui, mas foi no final de julho, início de agosto - acho que ela prefere temperaturas mais amenas que as do verão carioca para formar os ascídios... A arakawae tem crescimento mais lento, mas forma jarros como a gracillis... as folhas é que demoram mais a aparecer ! Acho que, se vc aumentar a umidade, elas começam a formar os ascídios ! Pode ser, também, algum efeito do excesso de calor. Pelo que pude notar aqui em casa, quando a temperatura fica muito alta, as neps começam a ficar com as folhas enrugadas, aparecem manchas como que queimaduras de sol nas folhas, e os jarros parecem desidratar (murcham sem secar)... acho que, acima dos 35 graus, parece ser muito quente para elas - a irrigação, além de aumentar a umidade, mantém a temperatura mais amena. Posso estar falando muita besteira, mas essa é a minha observação por aqui ! Grande abraço.
|
01.01.2009(Qui)6:11 |
|
 |
Ivaldo Cavalcante Junior
Destaque
Registrado em: 26.02.2008(Ter)16:35 Mensagens: 1166 Localização: Maceió - Alagoas
|
 Re: Gracillis
Francisco Eduardo escreveu: Olá Pedro ! as minhas nepenthes gracillis formam vários jarros, sempre. Como moramos em climas semelhantes, acho que o detalhe pode ser a umidade ou a exposição ao sol... eu mantenho as minhas na estufa, naquelas condições que vc viu no tópico sobre a sua montagem. A accentual - koto deu um jarro por aqui, mas foi no final de julho, início de agosto - acho que ela prefere temperaturas mais amenas que as do verão carioca para formar os ascídios... A arakawae tem crescimento mais lento, mas forma jarros como a gracillis... as folhas é que demoram mais a aparecer ! Acho que, se vc aumentar a umidade, elas começam a formar os ascídios ! Pode ser, também, algum efeito do excesso de calor. Pelo que pude notar aqui em casa, quando a temperatura fica muito alta, as neps começam a ficar com as folhas enrugadas, aparecem manchas como que queimaduras de sol nas folhas, e os jarros parecem desidratar (murcham sem secar)... acho que, acima dos 35 graus, parece ser muito quente para elas - a irrigação, além de aumentar a umidade, mantém a temperatura mais amena. Posso estar falando muita besteira, mas essa é a minha observação por aqui ! Grande abraço. Pedro e Francisco; O clima aqui em minha casa é um pouco parecido com o de vcs, acho que a diferença é que não chega proximo dos 40º, mas a umidade é muito alta e chega perto de 90 %, talvez mais. Recentemente recebí algumas plantas do Marcos Ono e posso descrever o que está acontecendo. Chegaram no dia 21 de dezembro, mas estão muito bem e deve servir de referência pra vcs em algum aspecto. N. accentual - koto chegou com 1 jarro e mesmo assim rasgado na sua base, na hora de embalar meu pai disse que o vaso virou e tb danificou a folha nova que estava saindo, que ficou rasgada, mas pelo seu desenvolvimento acho que vai dar outro jarro. N. gracilis chegou com dois jarros mas agora já está com uma nova folha e formando outro jarro. Tenho notado que as duas estão se desenvolvendo muito rápido. N. arakawae chegou sem nenhum jarro, mas agora está com 2 se formando e as folhas estão bem verdinhas e sem nenhuma mancha. N. chelsonii tb sem nenhum jarro e agora tem 2 se formando; comprei tb N. yatomi que veio com 2 e agora tem mais 2 se formando; N. rafflesiana "nivea" chegou sem nenhum e agora está formando 1 com 2 folhas novas. Como todas elas são "Lowlanders " e não tem muits exigências, resolví adotar o mesmo sistema que uso com as outras nep´s (alata e anamensis); pratos com água embaixo e borrifo umas 4 vezes por dia. Aqui a temperatura está chegando a uns 34º mais ou menos e a quantidade de sol eu controlo deixando em um local onde a incidência de sol é por apenas 1 hora. Dessa forma tenho conseguido manter essas plantas novas que chegaram, certo que estão comigo a apenas 11 dias, mas as coisas estão dando certo.
_________________ Ivaldo Cavalcante Junior Biólogo - Maceió Carnívoras
Minha Growlist
|
01.01.2009(Qui)15:40 |
|
 |
Alex Moura
Destaque
Registrado em: 27.05.2007(Dom)9:09 Mensagens: 711 Localização: São Paulo - SP
|
Alex Moura escreveu: Alex e Dion, muitíssimo obrigado pela ajuda, realmente não é D. hirtella, amanhã quando estiver mais claro, tentarei ver se dentre os outros seedlings que tenho, algum se assemelha à esse, mas estou sem esperança... uma pena, não sei o que deu errado... Não tenho tido sorte com semeadura de droseras... Estou tentando com outras droseras também, espero ter mais sorte nesse ano! Muito obrigado novamente! Abraços! Aqui também tenho uma foto de D. hirtella var. lutescens 
|
01.01.2009(Qui)20:43 |
|
 |
Pedro Batalha
Destaque
Registrado em: 28.07.2007(Sáb)4:32 Mensagens: 534 Localização: Niterói-RJ
|
É uma pena mesmo, mas acho que não consegui... De qualquer forma, muito obrigado Alex e Dion! Mas não vou desistir, assim que puder tento novamente! Abraços!!!
_________________
|
02.01.2009(Sex)3:53 |
|
 |
|
Quem está online |
Usuários navegando neste fórum: Google [Bot] e 79 visitantes |
|
Enviar mensagens: Proibido Responder mensagens: Proibido Editar mensagens: Proibido Excluir mensagens: Proibido
|
|