Olá pessoas!
grandjean: Rapaz, esse é um problema sério ... ... eu identifico na base da 'ajuda dos taxonomistas botânicos' (Paulo, Nilber, Fernando),
com as plantas em mãos fica mais fácil entender mas o que me parece diferenciar a D. montana das D. tomentosa é a "grossura" da folha, bem mais fino e, em habitat, elas crescem geralmente em locais mais secos. A D. tomentosa var. tomentosa é muito mais "peluda" que a D. tomentosa var. glabrata.
André: Quando fui ao Cipó coletei algumas plantas (fora do parque), surpreendentemente as droseras sobreviveram, as genliseas morreram (anuais, não produziram sementes) e a utricularia tem um crescimento sofrível. Outras plantas como as D. ascendens, D. viridis e utricularias também coletei em outros locais. Apesar disso tudo, muitas sementes dessas plantas já foram dispersas Brasil e Mundo afora, acredito que isso diminua a necessidade de coletar novas plantas no habitat e aumente o interesse pelas nossas espécies (a proposta de parceria de compra dos arredores do Parwque do Cipó continua de pé

). Algumas espécies são de trocas ou doações, a D. montana da imagem é troca feita com o Mathias (Alemanha), foi, digamos 're-nacionalizada'.
Vitor: Postarei, postarei, mas essas eu estava devendo há mais tempo
Ei, o fórum não estava abrindo aqui e postei tópicos novos de imagens no CPUK e agora bateu uma preguiça de postar aqui, acessem pelos links:
Cephalotus follicularisSarraceniaAtualização das Drosera communis in habitatAbraços a todos.
