Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 28.03.2024(Qui)18:54



Responder  [ 20 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
 Nepenthes anamensis 
Autor Mensagem
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 26.02.2008(Ter)16:35
Mensagens: 1166
Localização: Maceió - Alagoas
Mensagem Nepenthes anamensis
Classificação

Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Caryophyllales
Família: Nepenthaceae
Gênero: Nepenthes
Espécie: Nepenthes anamensis

Imagem

O nome da espécie vem do Latin Anam = um antigo território na região central do Vietnan; Ensis =) é uma espécie de planta com jarros. Apresenta folhas modificadas (Ascídios) que contém em seu interior enzimas digestivas que são responsáveis pela digestão das presas capturadas pela planta.
Apresentam folhas grandes, flores pequenas de simetria radial e sexos separados.


Habitat / Distribuição Camboja, Laos, Tailândia, Vietnã

Iluminação Prefere luz indireta, sendo utilizado sombrite 50%. O desenvolvimento dos jarros depende da luminosidade exposta pela planta, sendo um fator primordial para a determinação da coloração dos jarros.

Umidade Ocorre a necessidade de um alto teor de umidade, que pode variar entre 50 e 75 %, ou mais, para haver a formação dos Ascídios ou Jarros.

Regas As plantas devem permanecer em substrato que seja molhado regularmente, tendo o cuidado de nunca deixá-lo seco, evitando assim a perda da planta; muitos usam 3 ou 4 regas por dia, podendo também ser utilizadas vasilhas com água embaixo dos vasos.

Substrato Pobre em nutrientes,com Ph que varia entre ácido e neutro, geralmente, o substrato utilizado é formado por musgo Sphagnum e areia lavada na proporção de 1:1, sendo também utilizado o pó de fibra de côco ,tratado para a retirada do Tanino (substância tóxica para a planta).

Nutrição A nutrição da planta não acontece através das raízes e sim por meio dos ascídios onde insetos e pequenos animais são capturados e digeridos com o auxílio de substâncias (enzimas digestivas) presentes nessa estrutura. A decomposição da matéria orgânica acontece com o passar do tempo, deixando como saldo compostos nitrogenados que serão absorvidos e utilizados pela planta.

Ciclo de Vida Perene. Ocorre uma redução no seu desenvolvimento no período do inverno.

Lowlanders / Highlanders As Nepenthes são divididas em 2 grupos ou categorias: as que se desenvolvem em ambientes com altutudes inferiores a 1000 metros e são chamadas de Lowlanders e as que vivem em ambientes superiores a 1000 metros ou Highlanders. Lowlanders são plantas de fácil cultivo e não são tolerantes a baixas temperaturas, já as Highlanders geralmente exigem uma queda de temperatura noturna, fator primordial para seu desenvolvimento. Algumas espécies crescem em ambas as áreas e são referidos como intermediários , e, obviamente, há alguns que crescem em altitudes mais elevadas e são referidos como ultra-Highlanders.

Propagação / Mudas A propagação das plantas pode ser feita por meio de estaquia; onde cortamos as estacas da planta mãe utilizando uns 3 ou 4 gomos do caule com o mesmo número de gemas. Essas estacas são plantadas e em geral demoram entre 15 e 30 dias para germinarem. O processo pode ser feito em vaso temporário ou diretamente no definitivo, tendo cuidado com as reízes na hora da troca de vaso. Outro método é por meio de sementes, mas que nem sempre resulta em germinação.

Fertilização Não há necessidade.

Transplante Assim que as estacas germinam, podemos fazer o transplante para o local definitivo. As plantas quando adultas adoto o sistema de substituição de 50% do substrato, não havendo a troca do vaso; mas ; quando esse estiver muito pequeno para o porte da planta, deve ser feito tomando cuidado para não danificar as raízes e levar a planta à morte.

Imagem

Reprodução através de Estacas e o aparecimento dos Brotos
Imagem

_________________
Ivaldo Cavalcante Junior
Biólogo - Maceió Carnívoras

Minha Growlist


Editado pela última vez por Ivaldo Cavalcante Junior em 21.10.2009(Qua)14:06, em um total de 8 vezes.



24.04.2008(Qui)15:07
Perfil
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02
Mensagens: 6411
Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
Mensagem 
Ótima ficha Ivaldo,

com a edição ficará mais fácil aos usuário do fórum ter acesso às informações que interessam, sobre cultivo.

A comunidade do fórum agradece o teu esforço e paciência com as retificações.

Um abraço

_________________
Droseraholic!!!


07.01.2009(Qua)13:14
Perfil Visitar website do usuário

Registrado em: 16.10.2007(Ter)15:05
Mensagens: 725
Localização: Rio de Janeiro
Mensagem 
Parabéns Ivaldo. Show!

E ela é fácil mesmo de cultivar? comparando com N. alata você diria que é igualmente fácil? Eu to querendo uma nepentes novas aqui..mas preciso de espécies fáceis pois não estou tendo muito sucesso com neps.

Abração

_________________
Imagem


07.01.2009(Qua)22:12
Perfil
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 14.07.2007(Sáb)12:35
Mensagens: 1186
Localização: Igrejinha, RS, Brasil
Mensagem 
Boa ficha, até pensei em ter uma, mas essa história de umidade me desanimou.


08.01.2009(Qui)11:10
Perfil Visitar website do usuário
Avatar do usuário

Registrado em: 18.09.2008(Qui)15:20
Mensagens: 723
Localização: Tietê-SP
Mensagem 
a umidade tem que ser tanta assim???? vc tem a sua em estufa?


08.01.2009(Qui)11:28
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 28.07.2007(Sáb)4:32
Mensagens: 534
Localização: Niterói-RJ
Mensagem 
Pessoal!!! Essa planta é muito linda e aqui é uma das mais bem adaptadas, mais que a alata!!! Está crescend bem, com vários jarros e lançando brotos laterais... Aqui meu cultivo é um pouco diferente do Ivaldo, não uso bandeja d'água... Também não consigo borrifar todos os dias, mesmo assim a planta está muito bem! Se puderem, aconselho a tentar... seu cultivo é fácil.

Abraços.

_________________
Imagem


08.01.2009(Qui)12:23
Perfil Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 26.02.2008(Ter)16:35
Mensagens: 1166
Localização: Maceió - Alagoas
Mensagem 
Cléo Oliveira escreveu:
Parabéns Ivaldo. Show!

E ela é fácil mesmo de cultivar? comparando com N. alata você diria que é igualmente fácil? Eu to querendo uma nepentes novas aqui..mas preciso de espécies fáceis pois não estou tendo muito sucesso com neps.

Abração


Cléo;
Olha; eu digo que é muito semelhante à N. alata, não tenho muito trabalho com ela, apenas abasteço os pratos d´àgua e uma vez por ano substituo uma parte do substrato. O interessante é o seu desenvolvimento que é muito rápido, já tenho plantas que retirei estacas em Outubro que estão com caules novos com mais de 50 cm. Esses vou aprontar para próximo ano.

Cristiano Marques escreveu:
Boa ficha, até pensei em ter uma, mas essa história de umidade me desanimou.


Cristiano;
Desanima não, a planta é de fácil cultivo, tenta. Vai ver que terá um belo exemplar em sua casa.

Matheus escreveu:
a umidade tem que ser tanta assim???? vc tem a sua em estufa?


Matheus;
Nem tenho estufa, é que no bairro onde moro, a umidade é alta. Sempre está chovendo.

Pedro Batalha escreveu:
Pessoal!!! Essa planta é muito linda e aqui é uma das mais bem adaptadas, mais que a alata!!! Está crescend bem, com vários jarros e lançando brotos laterais... Aqui meu cultivo é um pouco diferente do Ivaldo, não uso bandeja d'água... Também não consigo borrifar todos os dias, mesmo assim a planta está muito bem! Se puderem, aconselho a tentar... seu cultivo é fácil.

Abraços.


Pedro;
Tem razão, a planta é muito linda e muito fácil de cultivar.

_________________
Ivaldo Cavalcante Junior
Biólogo - Maceió Carnívoras

Minha Growlist


08.01.2009(Qui)16:03
Perfil
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 14.07.2007(Sáb)12:35
Mensagens: 1186
Localização: Igrejinha, RS, Brasil
Mensagem 
Ok, não vou esmorecer.


11.01.2009(Dom)12:10
Perfil Visitar website do usuário

Registrado em: 11.10.2008(Sáb)11:07
Mensagens: 109
Localização: Tiete-Sp
Mensagem 
nossa o jarro dela parece mt com o meu de N. mixta x khasiana ^^
boa ficha Ivaldo

_________________
- Marco


11.01.2009(Dom)12:14
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 01.04.2008(Ter)12:19
Mensagens: 571
Localização: Campina Grande-PB
Mensagem 
bela ficha ivaldo, parabens.


11.01.2009(Dom)22:28
Perfil
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 20 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB