Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 21.06.2025(Sáb)19:57

Responder  [ 84 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9  Próximo
 dionaea muito Debilitada!!! 
Autor Mensagem

Mensagem 
Meu Deus,azar mesmo ein :(
Mas não desiste não,compra outra dionaea e continua o cultivo :)

06.04.2009(Seg)21:33
Moderador

Mensagem 
Minerium, pardais são realemtne um problemão, aqui tive que montar um sombrite como se fosse um mosquiteiro de berço pra poder acabar com os pardais, e depois montei uma cerca elétrica pros meus cachorros não ficarem puxando o sombrite.

Mais sobre sua planta, veja se o pardal, se é que foi ele mesmo, pois eles preferem as hastes florais, quem gosta mesmo da planta é o sabiá, levou toda a planta ou só algumas folhas, pois se ficou no substrato o rizoma (a raiz) a planta acaba brotando novamente, é só continuar com os cuidados, tente dar uma olhada no substrato pra ver se o rizoma não está por lá.

Qualquer coisa, se realmente foi perdida, tente comprar outra planta.

Abraço.

06.04.2009(Seg)22:08
Destaque

Mensagem Re: não entendi...
Minerium escreveu:
nivaldo falcao escreveu:
voltanto ao assunto da dionaea, você pode colocar ela na geladeira em dormencia, tinha uma que estava desse mesmo jeito, perdeu tudas as armadilhas, depois ficou debilitada, existe o periodo para propocionar a dormencia, agora como sua planta esta debilitada pode-se fazer esse metodo devido ao estado dela, retire todo o substrato das raizes, coloque um pouco de musgo novo e umido sem estar muito enxarcado , envolva num saco ziploc e deixe na geladeira por 8 semanas, fiz isso com a minha e o resultado foi bastante satisfatorio.

abraço.

Posso colocar a minha do jeito que está na geladeira? Ela aguenta?

passei um tempo sem entrar no forum, vi que sua dionaea esta se recuperando, sim você poderia coloca-la em dormencia mesmo desse jeito, passaria o tempo na geladeira e ao retirar estaria mais forte, a minha estava pior que a sua, sem nenhuma armadilha e ficando preta, hoje esta se recuperando bem , tirei ela no inicio de março.

06.04.2009(Seg)22:17
Destaque

Mensagem Pássaros predadores
Olá ! aqui tenho problemas sobretudo com os bem - te - vis, que, de tão grandes, espantam até mesmo os gaviões. Eles pescaram os habitantes do tanque que eu mantinha na estufa, e adoram brotinhos tenros de plantas, daquelas acabadas de germinar... tudo tem de ser tampado...
Mas aí entram os micos, os macacos - pregos e os gambás... e se eu deixar a cachorra que tenho entrar na estufa para coibir essas visitas, ela mesma faz o trabalho de destruição como ninguém...
Isso sem mencionar os insetos... enfim, a jardinagem sempre é uma aventura !
Grande abraço.

07.04.2009(Ter)6:37
Perfil Visitar website do usuário
Destaque

Mensagem Mais um detalhe sobre a dionaea
Olá ! me desculpem por escrever outra resposta em sequência, mas o assunto é outro.
Minerium, acho que vc deveria comprar outra dionaea, sim, mas dessa vez tente evitar comprar uma planta de floricultura.
Compre com o Marcos Ono, ou com outro cultivador especializado, faça uma troca com alguém no forum, enfim, tente obter uma planta que ainda não tenha sido maltratada !
Explico: em floriculturas, elas geralmente são mantidas em condições inadequadas, além do que é impossível impedir que as pessoas - sobretudo as crianças - manuseiem as plantas, disparem as armadilhas com palitos, etc.
Sabemos que esse tipo de coisa debilita a planta.
Então, às vezes vc compra uma planta que já está tão debilitada pelo cultivo inadequado que ela morre, e vc fica pensando que é uma planta de cultivo difícil...
Se vc experimentar fazer isso, as chances de decepção são infinitamente menores...
Grande abraço.

07.04.2009(Ter)6:53
Moderador

Mensagem Francisco Eduardo
Seu problema realmente é sério, acho que o mais indicado nesse caso seria fazer uma estufa fechada com tela de galinheiro, eletrificar a tela e por cima da tela colocar um sombrite, e tudo isso fixo numa armação de ferro chumbada ao chão. talvez assim resolva seu problema.

Quanto a compra da planta, concordo que na maioria das vezes as plantas das floriculturas são mal tratadas, mas as vezes dá sorte de achar uma em bom estado, como eu tive sorte de comprar um vasinho no supermercado com 4 mudas, a planta não estava tão ruim assim, apenas sem água, comprei, tratei bem e no começo desse ano ela produziu uma haste com algumas flores, e ainda a planta não morreu após florescer e ainda soltou mais um broto lateral, então, sabendo escolher, acredito que se consiga comprar uma planta em bom estado mesmo em floricultura.

Outro fator que ajuda, é a praticidade, pois para comprar de alguém de outra cidade, tem o frete, o estresse da viagem e os maus tratos dos correios, que muitas vezes acabam por matar a muda, ou deixando ela debilitada mais do que uma comprada em floricultura.

Também concordo que o Minerium deve comprar outra planta, pois assim já começa a aumentar a coleção.

Abraço.

07.04.2009(Ter)7:11
Destaque

Mensagem 
Citação:
Seu problema realmente é sério, acho que o mais indicado nesse caso seria fazer uma estufa fechada com tela de galinheiro, eletrificar a tela e por cima da tela colocar um sombrite, e tudo isso fixo numa armação de ferro chumbada ao chão. talvez assim resolva seu problema.

Olá Bode ! já pensei em fazer coisa semelhante, mas acabei achando que a estufa pareceria um bunker... rsrsrsrs... além do que a eletrificação poderia levar à morte uma série de animais, como os próprios pássaros predadores, o que eu não desejo...

Fiz o seguinte: desarmei o tanque e usei a caixa d'água em que o mantinha para reservar a água desmineralizada para a irrigação automática da estufa... quanto à tela, coloquei, de fato, tela de plástico preto para impedir acesso de animais apenas na parte de baixo, e até metade da altura... isso evita que a cachorra entre, mas não impede animais voadores e nem símios de toda ordem... rsrsrsrsrs

A solução foi colocar as sementes em embalagens daquelas de tortas ou bolos, formando mini - estufas cobertas, o que impede o acesso dos pássaros...

Já quanto aos micos... bem... não há muita coisa que seja capaz de barrar o seu acesso a qualquer lugar, até mesmo porque eles aprenderam a abrir a porta dos fundos aqui de casa - se não estiver trancada eles e os macacos - pregos se penduram na fechadura e abrem - é mole ?

Confesso que acho isso engraçadíssimo, portanto apenas tranco a porta em vez de coibir os animais... e é muito engraçado ve-los dar saltos fantásticos quando os cachorros os detectam e chegam furiosos... rsrsrsrsrsrs ... nunca conseguiram pegar nenhum... parece comédia pastelão...

Já tive uma nepenthes que estava dentro de uma embalagem dessas, em recuperação no chão da estufa (para pegar mais sol) roubada por algum animal que literalmente "abraçou" a embalagem e saiu correndo... digo isso porque a encontrei no jardim, amassada como se alguém muito pequeno a tivesse agarrado junto ao peito e corrido com ela... mas desistiu de levar no meio do caminho...

Gostaria de instalar uma câmera com visão noturna para flagrar esse tipo de coisa, ou pelo menos uma daquelas câmeras que fotografassem quando há movimento, como nos documentários, mas sempre que penso nisso tenho preguiça de instalar o sistema e penso que depois não vou ter paciência para ficar assistindo a todos os vídeos até que, eventualmente, surja algo interessante...

E como nunca nem vi à venda uma câmera fotográfica como aquelas que os caras colocam nas árvores no Discovery, para fotografar animais tímidos, acho que, por hora, vou adiando mesmo meu plano.

Um grande abraço.

07.04.2009(Ter)7:29

Mensagem 
Obrigado pela ajuda pessoal!!! Ainda não desisti da minha plantinha. Tá saindo duas folhinhas. Só cortaram as folhas por cima, quando mexi no substrato vi as duas folhinhas novas , pelo jeito vou ficar fera em recuperação de dionaea.

Infelizmente onde moro atualmente não disponho de espaço para montar uma estufa. Minhas suculentas também sofrem com os pardais. Nas menores já coloquei proteção de pet. mas as maiores estão servindo de banquete para os danados.

Tudo bem, vamos recomeçar denovo ( dessa vez terei mais cuidado ).

Obrigado a todos!!!

07.04.2009(Ter)7:59
Moderador

Mensagem 
Francisco Eduardo, na realidade, os aparelhos de choque usados em cercas elétricas para bovinos não mata, apenas dá um susto, aqui em casa na cerca que segura os cães, as vezes encosto, o choque não é forte, mais dá um susto, então não acredito que esse tipo de choque vá matar algum mico, cachorro ou outro animal que tente entrar na sua estufa, é apenas um choque de susto, esse tipo de aparelho é encontrado em agropecuárias e existe uma diversidade boa pra escolher, caso se interesse.

Talvez uma tela de metal na parte de cima da sua estufa segure os macacos, assim eles não roubam mais suas plantas, o que deve ser uma comédia, ver um macaquinho desses pegando as mini-estufas e saindo correndo do cachorro.

Aquele sistema de detector de movimento, na realidade, é um sensor que é vendido separado da câmera, que é acoplado ao sistema, talvez se achar um sistema desses dê pra comprar. Uma outra idéia é uma webcam como a que tive, ela tinha um software que funcionava como uma câmera de vigilância, só gravava o ambiente quando havia movimento, talvez encontre alguma coisa assim no mercado, usando junto com uma daquelas micro-câmeras sem fio que custam em torno de R$ 200,00, assim não tem que ficar horas assistindo filmes sem movimento.

Minerium, acho melhor manter a proteção de pet por um bom tempo até ela se recuperar.

Abraços.

07.04.2009(Ter)8:08
Destaque

Mensagem 
Citação:
deve ser uma comédia, ver um macaquinho desses pegando as mini-estufas e saindo correndo do cachorro.

Rapaz, fugindo com uma planta infelizmente eu nunca vi, mas correndo dos cachorros é mesmo uma comédia... eles pulam para todos os lados numa velocidade inacreditável, e os cachorros ficam babando de raiva e com cara de idiotas...

07.04.2009(Ter)17:35
Responder   [ 84 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9  Próximo