Lençóis Maranhenses (21/04/2009)
Autor |
Mensagem |
Ivaldo Cavalcante Junior
Destaque
Registrado em: 26.02.2008(Ter)16:35 Mensagens: 1166 Localização: Maceió - Alagoas
|
Realmente um local muito bonito, as D. sessilifolia estão com uma coloração maravilhosa.
_________________ Ivaldo Cavalcante Junior Biólogo - Maceió Carnívoras
Minha Growlist
|
28.04.2009(Ter)14:35 |
|
 |
Maurício Ervilha
Destaque
Registrado em: 13.10.2008(Seg)0:16 Mensagens: 881 Localização: Mogi Guaçu - SP / Seropédica - RJ
|
Citação: Bem na hora de vocês reclamarem dos peixes e rãs (risos), um dos mais belos conjuntos de droseras que já ví, dezenas de Drosera sessilifolia crescendo às margens do regato.
Um dos mais belos que vi também. Que felicidade de encontrar todas essas Droseras. Parabéns, suas fotos estão excelentes. Abraços
28.04.2009(Ter)16:32 |
|
 |
Carlos Rohrbacher
Site Admin
Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02 Mensagens: 6411 Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
|
Agradeço a todos os comentários, foi a viagem mais longa onde procurei PCs e as droseras valeram o esforço, claro que a paisagem ajudou um pouquinho Abraços. Alex M.: postei só um link no CPUK, estou sem paciência para traduzir para o inglês. 
_________________ Droseraholic!!!
|
28.04.2009(Ter)21:54 |
|
 |
Fernando Rivadavia
Moderador
Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40 Mensagens: 2913 Localização: San Francisco, California, USA
|
Mto legal Carlos!!! Parece q vc pegou uma boa chuvinha por lá, heim? E esta infecção, tbm pegou por lá? Jä melhorou??? Citação: uma vez que as coordenadas oferecidas pelo amigo pcéfilo não serem acessíveis por eu não tê-las impresso onde havia internet. Pô, que mancada cara!!! Tem q levar essas coisas impressas já de casa p/ evitar este tipo de problema! Bom, lição aprendida, hahaha! O bom é que sem as coordenadas vc acabou descobrindo lugares novos. Eu não reconheci o local q vc foi, talvez seja diferente (se bem que é tudo igual lá, dunas intermináveis, hehehe!) Citação: Mesmo sem a coordenadas exatas (ainda não comparei as coordenadas do amigo pcéfilo com as minhas). Me manda as tuas, pois quero jogar no Google Earth e comparar com as minhas!! Bom, vamos às plantas!! Tua U.sp. 1 é bastante estranha!! Parece ser uma U.subulata com uma haste bem grossa. As fotos seguintes sao de U.subulata mais típicas mesmo. As D.sessilifolia estavam lindonas, heim?? Eu estive lá no final de março e estavam bem menores. Havia apenas um local com plantas maiores com hastes secas, sobreviventes do ano anterior. Tbm não sei pq elas crescem tao diferentes em cultivo, acho q é algo no solo, algum nutriente a mais. Citação: Um exemplar avermelhado com folhas disformes, o que estaria ocorrendo? Variação genética? Doença? Aparentemente: morte. Citação: Planta com haste floral, talvez do ano anterior pois não haviam exemplares muito jovens e nem plantas com hastes novas. Essa conclusão deixo para os botânicos, É isso mesmo! Citação: essa planta e a maior vão para herbário, via Paulo Minatel. Parabens, fico feliz de saber q fez herbário! Mas da próxima vez é legal coletar não as maiores e mais vistosas e sim uma amostragemd e como estava a população, mostrando q haviam indivíduos grandes, mas tbm os pequenos -- ou quem vê o herbário pensa que eram todas gigantes.  Citação: Um lagoa gigante de água cristalina, mergulhei com snorkel e descobri algo interessante, no fundo haviam eriocaulons vivos e um curso de água marcado. Fiquei a pensar se a lagoa havia sido 'fechada' recentemente ou se ela secava no 'verão' local. Sim, mtas das lagoas secam no período de seca! Abs e parabens!! Fernando
|
29.04.2009(Qua)0:49 |
|
 |
Carlos Rohrbacher
Site Admin
Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02 Mensagens: 6411 Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
|
Fernando Rivadavia escreveu: Parece q vc pegou uma boa chuvinha por lá, heim? E esta infecção, tbm pegou por lá? Jä melhorou??? Depois de três médicos eu conseguirei trabalhar amanhã, foi bem complicado e ainda tomarei antibióticos por mais quatro dias. A chuva foi pouca, ocorreu mais de noite. Felizmente ficou nublado e a minha pele sofreu menos que o esperado. Citação: Me manda as tuas, pois quero jogar no Google Earth e comparar com as minhas!! Mando sim, ainda não dominei completamente as funções do GPS mas tenho os pontos marcados, nesse final-de-semana te envio. Citação: Bom, vamos às plantas!! Tua U.sp. 1 é bastante estranha!! Parece ser uma U.subulata com uma haste bem grossa. As fotos seguintes sao de U.subulata mais típicas mesmo. Me pareceu uma planta bem distinta das U. subulata, só ocorria sob água corrente ... ... mandarei os herbários em breve para o Paulo e vocês conversam, peguei uma amostra viva para tentar cultivar e comparar com outra amostra, de U. subulata, para comparar. Citação: As D.sessilifolia estavam lindonas, heim?? Eu estive lá no final de março e estavam bem menores. Havia apenas um local com plantas maiores com hastes secas, sobreviventes do ano anterior. Tbm não sei pq elas crescem tao diferentes em cultivo, acho q é algo no solo, algum nutriente a mais. Eu ia pegar uma amostra de solo, mas eu só ví areia ... ... devia ter pêgo amostra da água, tem aquele ditado "é alguma coisa na água" Citação: Parabéns, fico feliz de saber q fez herbário! Mas da próxima vez é legal coletar não as maiores e mais vistosas e sim uma amostragemd e como estava a população, mostrando q haviam indivíduos grandes, mas tbm os pequenos -- ou quem vê o herbário pensa que eram todas gigantes.  Eu não havia lembrado disso, lembro de você escolher as variações, sei lá, acho que eu estava muito empolgado com as plantas, peixes, répteis, paisagem ... um abraço!
|
29.04.2009(Qua)23:27 |
|
 |
Fernando Rivadavia
Moderador
Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40 Mensagens: 2913 Localização: San Francisco, California, USA
|
Hello Carlos,
>Mando sim, ainda não dominei completamente as funções do GPS mas tenho os pontos marcados, nesse final-de-semana te envio.
OK, aguardo! ;)
> Me pareceu uma planta bem distinta das U. subulata, só ocorria sob água corrente ... ... mandarei os herbários em breve para o Paulo e vocês conversam, peguei uma amostra viva para tentar cultivar e comparar com outra amostra, de U. subulata, para comparar.
OK! Pode ser que elas estavam diferentes justamente devido ao ambiente diferente...
>Eu não havia lembrado disso, lembro de você escolher as variações, sei lá, acho que eu estava muito empolgado com as plantas, peixes, répteis, paisagem ...
No problem, eu entendo isso perfeitamente, hehehe! Nos perdemos na beleza de certos locais... ;)
Abs, Fernando
|
30.04.2009(Qui)0:39 |
|
 |
Samoied (Adilson Peres)
Destaque
Registrado em: 12.03.2007(Seg)19:19 Mensagens: 886 Localização: Brasília - DF
|
Muito bom, Carlos, escolheu um lugar bonito, pouco divulgado e MUITO LONGE pra dar umas voltas! Excelente escolha.
AS sessilifolias estão realmente fantasticas, bem maiores do que as que temos aqui na Chapada dos Veadeiros. E bem diferentes das que existem em cultivo (que até onde ja vi fofocas são hibridos de burmanii X sessilifolia).
Aposto que lá deveria estar um calorão, não?
Um abraço e valeu pelo relato!
Adilson
|
30.04.2009(Qui)22:26 |
|
 |
Carlos Rohrbacher
Site Admin
|
Fala Adilson, a temperatuara estava abaixo do esperado, felizmente esteve nublado e eu não 'torrei' A viagem foi distante em função dos Lençóis mesmo, é um lugar incrível e pouco conhecido dos brasileiros. Um dia a infra-estrutura de turismo vai estar à altura do local, provavelmente quendo o índice de pobreza do Maranhão diminuir, chegou ler a VEJA desta semana? Um abraço.
|
03.05.2009(Dom)13:40 |
|
 |
Cléo Oliveira
Registrado em: 16.10.2007(Ter)15:05 Mensagens: 725 Localização: Rio de Janeiro
|
Show de bola Carlos!
Me diga uma coisa, você ficou doente quando voltou de lá?? Tipo, pegou alguma pereba por conta da viagem??
Abração[/b]
03.05.2009(Dom)16:06 |
|
 |
Carlos Rohrbacher
Site Admin
|
Exato Cléo, assim que cheguei comecei com sintomas de gastroenterite e faringite ... ... devo ter ingerido alguma coisa 'diferente' 
|
03.05.2009(Dom)19:07 |
|
 |
|