Autor |
Mensagem |
curilas
|
 Dionaea no clima semi-árido.
Olá, sou muito encantado por plantas carnívoras, ja pensei muito em cultivá-las, então gostaria de saber se no Ceará(clima semi-árido) é possível criar tal plantinha. Clima com 4~5 Meses de Chuva alternando com 7 Meses de sol e tempo muito seco. Se possível gostaria de saber se precisa de cuidados tão especiais. Se a Dionaea não for possível, gostaria de saber se tem alguma família de planta carnívora que seja possível o plantio onde moro. Obrigado!
|
29.04.2009(Qua)22:18 |
|
 |
Matheus Dalazen
|
.
Editado pela última vez por Matheus Dalazen em 29.07.2012(Dom)21:08, em um total de 1 vez.
|
29.04.2009(Qua)22:24 |
|
 |
marcos.alc
Registrado em: 09.04.2009(Qui)10:21 Mensagens: 151 Localização: Crato - CE
|
Olá. Cara, eu sou do Ceará. Cidade de Crato, e tive uma coleção considerável de plantas na minha adolescência. Por força dos estudos e trabalhos tive de me afastar delas, e fiquei sem uma sequer, mas hoje estou reiniciando. Cheguei a ter umas 120 espécies diferentes. Cometi erros, mas no geral tive sucesso no cultivo das mais variadas espécies. Então pode ficar tranquilo e iniciar o seu cultivo. Boa sorte!
|
29.04.2009(Qua)22:58 |
|
 |
Pedro Emidio
Destaque
Registrado em: 09.10.2008(Qui)22:29 Mensagens: 244 Localização: Fortaleza-CE
|
 Re: Dionaea no clima semi-árido.
curilas escreveu: Olá, sou muito encantado por plantas carnívoras, ja pensei muito em cultivá-las, então gostaria de saber se no Ceará(clima semi-árido) é possível criar tal plantinha. Clima com 4~5 Meses de Chuva alternando com 7 Meses de sol e tempo muito seco. Se possível gostaria de saber se precisa de cuidados tão especiais. Se a Dionaea não for possível, gostaria de saber se tem alguma família de planta carnívora que seja possível o plantio onde moro. Obrigado! Curilas, É perfeitamente possível mantê-las aqui no Ceará. Ainda não senti necessidade de usar estufa ou sombrite, apenas um pote sob o vaso da planta para que o substrato (no meu caso, sphagnum puro) fique sempre molhado, como elas gostam. Tenho obtido êxito com algumas espécies dos gêneros Drosera, Sarracenia, Dionaea (só existe uma espécie) e Nepenthes (principalmente lowlanders). Sem querer ser chato, devido à maneira como você falou, eu cheguei a pensar que morássemos em um deserto. Aqui não é úm local tão inóspito assim, meu caro. Pelo menos em Fortaleza raramente falta água nas torneiras e os açudes estão sangrando no momento. Abraço, Pedro Emidio
_________________ "Seríamos bem melhores se não quiséssemos ser tão bons." Sigmund Freud
|
29.04.2009(Qua)23:33 |
|
 |
Edirlessandro Arruda
Destaque
Registrado em: 06.06.2008(Sex)17:26 Mensagens: 663 Localização: Camocim-CE
|
Olá Curilas, vc pode sim cultivar PC´s aqui no Ceara,como o Pedro falou, aqui não é um lugar tão seco ,sempre deixando o substrato bem úmido (molhado) elas gostam,já as nepenthes (lowlanders) são chatinhas mas dá para cultivar ,bom cultivo Curilas e seja bem vindo.
|
30.04.2009(Qui)8:56 |
|
 |
curilas
|
Hahaha, não sabia que tinha tanto cearense aqui, então acho que vou arrumar umas sementes e começar o cultivo. E eu falei de ser clima semi-árido não foi desmerecendo meu ceará, pois eu amo esse estado e não o trocaria por outro. Só tive essa dúvida porque ja quis plantar algumas outras espécies de plantas(não carnívoras) e elas exigiam um clima frio, pensei que as carnívoras exigissem isso também, visto que comumente crescem em chapadas.
Gostaria de saber se consigo facilmente esses substratos necessários e se algum cearense não está afim de me enviar umas sementes de Dionaea =D
Obrigado por responderem minha dúvida e Bom Dia.
|
30.04.2009(Qui)9:35 |
|
 |
Edirlessandro Arruda
Destaque
Registrado em: 06.06.2008(Sex)17:26 Mensagens: 663 Localização: Camocim-CE
|
 Curilas
Rapaz sementes de dionaea aqui tá dificil especialmente para doar,mas se vc quiser começar o cultivo eu tenho se,emtes de byblis liniflora ,agora elas são anuais as elas vão infestar o vaso,são poucas sementes mas acho que são frecas foi meu amigo Ivaldo que me enviou,vou madar uma MP para vc com meu endereço aí vc faz a carta selada ,qualquer dúvida pode perguntar,ok.
|
30.04.2009(Qui)9:45 |
|
 |
Alysson Lima
Registrado em: 19.07.2009(Dom)21:30 Mensagens: 12 Localização: Natal/RN
|
Melhor assim, bem acredito que não vou ter muitos problemas com as PC´S, já que estou num estado aqui vizinho, o Rio Grande do Norte.
Boa sorte com suas carnívoras curilas
_________________ Abraço.
Alysson Lima
|
20.07.2009(Seg)20:07 |
|
 |
marcos.alc
Registrado em: 09.04.2009(Qui)10:21 Mensagens: 151 Localização: Crato - CE
|
Queria aproveitar o tópico aberto pra perguntar aos amigos nordestinos em que período eles colocam suas Dionaeas em dormência. Obrigado, Marcos
|
22.07.2009(Qua)14:13 |
|
 |
Ian
Registrado em: 29.08.2008(Sex)19:18 Mensagens: 298 Localização: são pedro rj
|
Pelo que li, Dionaea e Sarracenia infelizmente não são plantas tropicais, se comportando como anuais em clima quente. Mas se alguém teve sucesso com elas nessas condições gostaria de aprender também. 
|
22.07.2009(Qua)21:12 |
|
 |
|