Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 28.03.2024(Qui)9:50



Responder  [ 73 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4, 5 ... 8  Próximo
 Preparo para dormência-Sarracenias 
Autor Mensagem
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 01.04.2008(Ter)12:19
Mensagens: 571
Localização: Campina Grande-PB
Mensagem Preparo para dormência-Sarracenias
Muitas pessoas estavam me perguntando sobre como preparar a planta para dormência, pesquisando na internet achei esse arquivo e resolve compartilhar com vocês do fórum, a tradução não estar das melhores, tentei deixar-lo o mais simples para ser bem entendido, qualquer erro ou equivoco me avisem.

Dormência nos trópicos - Sarracenia
Artigo de Adam Strath aka strath76 - Melbourne, Australia

Proporcionar um período dormência nas regiões tropicais pode ser muito desafiador. Sem as distintas estações do ano (verão e inverno) que as plantas necessitam, e em muitas vezes não conseguem obter o melhor resultado de sua planta. Este arquivo destina-se como um guia para tentar imitar essas condições, a fim de melhorar suas chances de sobrevivência e também para ajudá-los a prosperar no cultivo.

Sarracenia em geral coloca flor, uma vez que emergem de dormência. Para garantir que você tenha a oportunidade de vê-las com flor é imperativo proporcionar um período de repouso ou dormência. Além disso, se não são dadas às plantas um descanso ou repouso e são forçadas a crescer continuamente, ela acabará por esgotar-se e morrer.

A primeira coisa que você precisa saber é quando as plantas devem ter dormência. Há duas opções aqui. Se você estiver sorte que a sua planta comece a entrar em dormência, só é preciso identificar os sinais. A maioria das plantas simplesmente parar de crescer quando eles se tornam dormentes. Se você tem eventualmente, uma s.oreophila ou s.flava, então plantas podem produzir folhas phyllodia. Estas são folhas modificadas, não carnívoras. Elas produzem estes oreophila (folhas) quando elas estão entrando em dormência e normalmente as produzem um par, meses antes de entrar . Se você não tiver estes sinais, mas a sua planta vem crescendo fortemente a 6 meses ou mais, você pode induzir a dormência em qualquer momento, seguindo este guia.

Se você tem uma geladeira com abundância de espaço, você pode simplesmente colocar com o jarro em um saco zip lock e coloca-la na geladeira. Garanta que o substrato fique apenas úmido, se ficar muito molhado pode haver podridão nas raízes. Se você tem espaço limitado, então você deve remover a planta do vaso, como descrito abaixo. Tenho incluídas algumas fotos para melhor demonstrar o que tenho escrito.

Planta antes do preparo para dormência.
Imagem

O primeiro passo é eliminar as e folhas da planta. Isto pode parecer drástico, mas eles vão voltar melhor assim que sair de dormência.
Imagem

Depois de ter feito isso, você remove a planta do vaso, remova cuidadosamente o envasamento a partir da raiz. Você deve fazer isto com cuidado para não provocar muitos danos às raízes. Se as raízes são muito longas ou existe um espesso tapete delas, fica mais fácil de manusear.
Imagem

O próximo passo é simplesmente embalar as raízes úmidas (não molhadas) em musgo Sphagnum para a proteção e coloca-la em um saco zip lock. É uma boa idéia escrever o nome da planta e a data que você a colocou na geladeira.
Imagem

Quando isso for feito você simplesmente colocar o saco na geladeira (não no congelador) e deixe-o lá por 6-12 semanas. Eu prefiro 8 semanas, já que fornece as plantas um bom descanso. Após este período você simplesmente remove o rizoma do saco e replante.
Imagem

Se o rizoma é grande, você pode dividir. Você deve manter um registro de quando você colocou as suas plantas em dormência, para que possa manter a mesmo prazo para a sua planta cada ano. Desta forma a planta vai se acostumar com as suas “épocas” de dormência.

Este arquivo destina-se como um guia e você é bem-vindo para experimentá-lo. Tenho Sarra cultivadas com sucesso em áreas temperadas da Austrália onde a temperatura diurna é baixa 20° e a noite a 0° e existe geada. As plantas não são afetadas negativamente por isso. Em geral, a queda da temperatura só será um problema para armadilhas existentes. Estes estão habituadas a certas temperaturas e a queda na temperatura pode levar à injúria tecidual. Como estes são removidos você não precisa se preocupar com isso. O rizoma é uma estrutura muito dura que não será negativamente afetada por este tratamento. Gostaria de aconselhá-lo a experimentar com uma de suas plantas e ver como ele vai. Lembre-se se não se aventuraram nada e adquirido.

Quanto à meu envasamento , eu uso 50:50 turfa e areia grossa. Eu espero que você tente o método, eu tenho certeza que você não vai ficar decepcionado. Felicidades.

Arquivo completo no site.
http://www.petpitcher.com/sarracenia/do ... arracenia/


Editado pela última vez por nivaldo falcao em 14.04.2009(Ter)17:46, em um total de 1 vez.



20.01.2009(Ter)14:14
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 29.06.2008(Dom)2:19
Mensagens: 167
Localização: Campinas, SP
Mensagem 
oi
dúvida: essa indução a dormência tem época para ser feita ou pode ser em qualquer estação do ano?
quando seria mais aconselhável começar com esse tratamento dito acima?

obrigado
abraço o/


24.04.2009(Sex)15:28
Perfil
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 18.04.2008(Sex)8:14
Mensagens: 862
Localização: São Carlos - SP
Mensagem Vlad Tepes
Seria interessante que essa dormência artificial fosse feita na mesma época do inverno natural, pois uma vez feita em uma época do ano, no ano seguinte tem de ser feita na mesma época, senão a planta pode sentir a alteração de período sem dormência e acabar morrendo.

Abraço.

_________________
Abraços, Bode (Eduardo).


24.04.2009(Sex)15:30
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 29.06.2008(Dom)2:19
Mensagens: 167
Localização: Campinas, SP
Mensagem 
ahh ta, obrigado!
mas então, seria ideal começar em junho, certo?


24.04.2009(Sex)15:38
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 02.04.2009(Qui)17:12
Mensagens: 35
Localização: Barra Mansa Rj
Mensagem 
pergunta de iniciante :roll:

essa dormencia e obrigatoria?

abraço


24.04.2009(Sex)16:32
Perfil YIM
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 29.12.2005(Qui)3:57
Mensagens: 737
Localização: Porto Alegre-RS
Mensagem 
É sim,a planta precisa de uma etapa de descanso!

_________________
A dengue por aqui vira comida!
Minhas carnivoras
Meu Album de carnivoras http://s109.photobucket.com/albums/n54/Jean_ribeiro/


24.04.2009(Sex)18:48
Perfil

Registrado em: 10.01.2009(Sáb)14:23
Mensagens: 198
Mensagem 
.


Editado pela última vez por Matheus Dalazen em 29.07.2012(Dom)21:14, em um total de 1 vez.



24.04.2009(Sex)19:58
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 01.04.2008(Ter)12:19
Mensagens: 571
Localização: Campina Grande-PB
Mensagem 
Esse período de dormência fornecido a planta serve para ela ter um período de descanso, o bom é fornecer essa dormência quando notar que a planta está crescendo mais devagar ou ficando fraca, o não fornecimento desse período de descanso pode até ocasionar a morte da planta.

Desde que a planta esteja necessitando é sempre bom fornecer no mesmo periodo, se colocá-la no mês de janeiro repita esse período sempre no mesmo mês, para a planta assimilar que é o de sua dormência.


abraço.
nivaldo falcao


25.04.2009(Sáb)17:35
Perfil
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 28.12.2005(Qua)18:59
Mensagens: 1422
Localização: São Carlos e São Paulo -SP
Mensagem 
Olá pessoal,

Primeiro, gostaria de agradecer ao Nivaldo por traduzir e colocar esse artigo que é de grande utilidade para aqueles que vivem em regiões mais quentes do nosso país.


Só queria deixar claro que essa é uma técnica desnecessária para aqueles que vivem nos três estados da Regiãos Sul e para boa parte do Sudeste (regiões serranas, por exemplo), onde o clima mais frio do inverno, associado à uma maior redução do fotoperíodo nessa época são suficientes para induzir a dormência naturalmente.

E lembrando, também, que deve-se ficar sempre atento às plantas durante o período em que essas estão na geladeira, para garantir que estas não sejam atacadas por fungos durante esse período de dormência.


Abs,

_________________
Paulo Minatel Gonella
Biólogo - Botânico

Growlist e Wishlist

Devendo um SEDEX pro Carlos...


06.05.2009(Qua)10:06
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 01.04.2008(Ter)12:19
Mensagens: 571
Localização: Campina Grande-PB
Mensagem 
so mais uma dica, se você tiver espaço em sua geladeira recomendo não cortas as armadilhas, faça o mesmo procedimento so que ao inves de cortar você vai dobra-las e coloca-las no saco, não esqueça de retirar o liquido contido nelas, so quando for replanta-la, ai sim, você cortas as armadilhas, assim evita que onde você cortou crie fungos na geladeira. :wink:

_________________
Abraço.
Nivaldo Falcão


07.05.2009(Qui)14:58
Perfil
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 73 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4, 5 ... 8  Próximo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB