Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 11.05.2025(Dom)1:12

Responder  [ 25 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo
 Drosera capillaris no litoral do Paraná. 
Autor Mensagem
Destaque

Mensagem Drosera capillaris no litoral do Paraná.
Olá pessoal

Aproveitando a insônia que estou tendo nessa noite de domingo para segunda, decidí fazer meu primeiro relato "in habitat". Não se trata de uma
espécie rara como aquelas maravilhas de MG e outros locais do Brasil, mas não custou gastar um tempinho escrevendo para mostrar essa bela espécie para os colegas do forum. As imagens são um pouco antigas(25/10/2008), espero que vocês não se importem!

Eu descobri o habitat por coincidência no início de 2008 quando visitava a casa de praia de um amigo no munícipio
de Pontal do Paraná. Infelizmente não tenho fotos daquele momento, pois só obtive uma camera na metade do mesmo ano.

Como muitos devem saber, o local se encontra em uma restinga a poucos metros da água do mar e das
casas em um substrato composto em grande parte de areia, sempre encharcada ou costantemente umida.
Eu ficava imaginando como é que plantas tão sensíveis a sais minerais conseguem sobreviver
a maresia, que deve estar presente todos os dias durante todo o ano. Se alguém tiver uma teoria...

Chega de papo, vamos as fotos.
Imagem
Imagem
Havia enormes populações ao longo de calçada.
Imagem
Imagem
Eu notei que a grama era frequentemente
cortada, isso aparentemente ajudava as droseras, pois reduzia a competição com outras
plantase aumentava a incidência de luz, mas há também o seu lado negativo: as hastes florais também eram cortadas. :?
Imagem
Imagem

Agora as plantas bem saudáveis!
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Com presas :wink:
Imagem
Essas estavam verdes, apesar de não se encontrarem sob a sombra. O que será? Talvez seja a água?
Imagem
Alguém poderia me dizer o nome dessa planta? Sempre a vejo no mesmo habitat de PCs.
Imagem

Algumas crescendo em musgo.
Imagem
Imagem
Imagem

Também encontrei U. tricolor. Essa espécia parece gostar de crescer em uma vegetação
mais densa.
Imagem
Imagem
Imagem

E para finalizar, uma visão da restinga com a llha do Mel ao fundo.
Imagem

Bem...eu espero que vocês tenham apreciado as poucas fotos que postei, pois foi o meu primeiro encontro
com PCs na natureza e digo com toda a certeza que depois dessa obtive mais experiência para encontrá-las.

O próximo relato sera sobre D. ascendens
no interior do PR. Talvez eu faça isso durante a semana, mês ou talvez ano? :D

Até mais

08.06.2009(Seg)2:08
Moderador

Mensagem 
Muito legal Anderson, parabens!!! Lindas fotos, adorei ver os vários ambientes no qual vc encontrou D.capillaris (especialmente o carpetinhod e musgos).

Por coincidência uma vez eu fui no Pontal (acho q em 2004) e fui justamente nesta pontinha de onde se avistava a Ilha do Mel. Só que não achei nenhuma PC -- principalmente pq tava chovendo mto e eu não tava afim de me molhar inteiro (tava sem guarda-chuva), hehehe! Bom saber q elas estavam por aí sim...

Vc viu que apesar de cortaram a grama, mesmo assim algumas D.capillaris devem conseguir florescer -- de TANTAS que cresciam por lá, né?? :) E como elas estão saudáveis! Aliás, aquelas verdinhas estão crescendo semi-submersas -- é comum as plantas semi-aquaticas serem menos vermelhas, não sei pq...

Aquela nao-carnivora é um licopódio, mto associado a ambientes onde crescem PCs.

Agora o desafio é vc encontrar tbm D.brevifolia (que cresce na Ilha do Mel, portanto deve ter lá no Pontal tbm) e U.erectiflora, U.laxa, U.gibba, U.subulata e quem sabe outras...

Boa sorte,
Fernando

08.06.2009(Seg)3:38
Perfil Visitar website do usuário
Destaque

Mensagem 
Belas fotos e belas plantas. O visual delas crescendo do lado dessa calçada é lindo. Como o Fernando disse, estão muito saudáveis. Essa não carnívora eu também encontrei no habitat das D. communis e U. tricolor que achei, mas não sabia seu nome, agora já sei. :lol:

Parabéns Anderson,

Abraços.

08.06.2009(Seg)9:04

Mensagem 
.

Editado pela última vez por Matheus Dalazen em 29.07.2012(Dom)21:11, em um total de 1 vez.

08.06.2009(Seg)9:25

Mensagem 
Epá!!! Se Deus nasceu num país, só pode ter sido no Brasil :P

08.06.2009(Seg)16:35
Destaque

Mensagem 
Lindíssimas, um excelente achado. Realmente e um prazer muito grande ve-las assim em quantidade e tão saudaveis mesmo em uma area antropizada.

Com relação a serem "sensíveis" a minerais eu tenho cá umas duvidas. Ja vi populações de Drosera, Genlisea e Utricularia crescendo em solos vermelhos com alto teor de ferro e alumínio (D.sp "corumbá" D. cayenensis, D.hirtella var. hirtella, D. communis, D.montana. G.filiformis, U.subulata, triloba e amethystina). Se não me engano, solos quartiziticos (onde vive praticamente o restante das espécies de D. brasileiras) também são ricos em alumínio, se algum geologo puder confirmar isto eu agradeço.
Por tudo que ja vi em habitat elas são plantas extremamente especializadas, vivendo em solos e em condições de clima-insolação que raras outras plantas conseguem se adaptar. Então penso que não sejam exatamente sensíveis no sentido de serem excessivamente frágeis, mas sim adptadas a tirar proveito de condições desfavoráveis para a maioria das familias e espécies de plantas.

Parabéns mais uma vez pelas fotos.

Adilson

08.06.2009(Seg)17:25
Destaque

Mensagem 
Obrigado pessoal pelos comentários,

Citação:
principalmente pq tava chovendo mto e eu não tava afim de me molhar inteiro (tava sem guarda-chuva),

Hmmm, eu estaria disposto a enfrentar ate um tsunami pra ver droseras na natureza! :D

Citação:
Vc viu que apesar de cortaram a grama, mesmo assim algumas D.capillaris devem conseguir florescer -- de TANTAS que cresciam por lá, né??

Sim, as plantas afastadas da calçada não tem nenhum problema com o corte, pois parece que a grama só era cortada próximo mesmo da calçada.
O curioso é que as hastes de algumas plantas aparentemente não se desenvolviam totalmente. Os novos botões aparentavam estar secos. :shock:

Citação:
Agora o desafio é vc encontrar tbm D.brevifolia (que cresce na Ilha do Mel, portanto deve ter lá no Pontal tbm) e U.erectiflora, U.laxa, U.gibba, U.subulata e quem sabe outras...

Pois é, infelizmente só encontrei D. capillaris e U. tricolor dessa vez. Me lembro de ter visto no início de 2008 uma Utric. que parecia ser U. subulata, mas não a vi dessa vez.

Citação:
Poderia me dizer qual balneário é aí???

Matheus, o local fica a poucos km ao sul de Pontal do Sul. Eu prefiro não dizer o nome da praia onde se encontram as plantas por questões ecológicas, basta você procurar nas restingas que as chances de você ver PCs é bem alta.

Citação:
Com relação a serem "sensíveis" a minerais eu tenho cá umas duvidas. Ja vi populações de Drosera, Genlisea e Utricularia crescendo em solos vermelhos com alto teor de ferro e alumínio (D.sp "corumbá" D. cayenensis, D.hirtella var. hirtella, D. communis, D.montana. G.filiformis, U.subulata, triloba e amethystina). Se não me engano, solos quartiziticos (onde vive praticamente o restante das espécies de D. brasileiras) também são ricos em alumínio, se algum geologo puder confirmar isto eu agradeço.
Por tudo que ja vi em habitat elas são plantas extremamente especializadas, vivendo em solos e em condições de clima-insolação que raras outras plantas conseguem se adaptar. Então penso que não sejam exatamente sensíveis no sentido de serem excessivamente frágeis, mas sim adptadas a tirar proveito de condições desfavoráveis para a maioria das familias e espécies de plantas.

Obrigado por compartilhar a sua opiniao Adilson, mas então por que usamos água de chuva ou destilada para nossas plantas?
Um dia desses meu amigo havia me dito que a agua do mar chegou a invadir parte da vagetaçao da restinga, agora se as PCs sobreviveram isso eu não sei ,pois ja faz um tempo que não faço uma visita.

Editado pela última vez por Anderson S. Alves em 09.06.2009(Ter)16:14, em um total de 1 vez.

09.06.2009(Ter)1:05
Destaque

Mensagem 
Puxa que doidera, encontrar PCs de tão fácil acesso, basta abaixar e pegar tantas quanto puder, e plantas muito bonitas também!

09.06.2009(Ter)12:39
Destaque

Mensagem 
Loucura mesmo, além de saudáveis, parece uma praga !!!!

Minha Growlist

09.06.2009(Ter)15:11
Moderador

Mensagem 
Citação:
Hmmm, eu estaria disposto a enfrentar ate um tsunami pra ver droseras na natureza!

A diferença é que eu já vi muuuuuuuita D.capillaris, hehehe! Eu precisava dirigir muito ainda naquele dia e tava sem roupa pra trocar. Não valia a pena me encharcar e ficar molhado por tanto tempo por culpa de D.capillaris. Já se fosse D.meristocaulis, aí sim eu enfrentava até.... facão desgovernado, hehehe! (Longa estória!)

Citação:
Puxa que doidera, encontrar PCs de tão fácil acesso, basta abaixar e pegar tantas quanto puder, e plantas muito bonitas também!

Pô Rodolfo, não incentiva isso não, hehehe!

Abs, Fernando

09.06.2009(Ter)18:26
Responder   [ 25 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo