Ajuda na montagem de estufa
Autor |
Mensagem |
zemeczak
|
Ola Francisco olhe o link que achei: http://www.leroymerlin.com.br/CATALOGO/ ... M-INC.aspxnão entendi o que sao os microns,e como colo uma folha na outra.
_________________ EDUARDO <<<<<
http://www.naturalchemist.com/?ref=zemeczak
|
11.07.2009(Sáb)11:50 |
|
 |
Francisco Eduardo
Destaque
Registrado em: 29.11.2007(Qui)9:08 Mensagens: 1494 Localização: Rio de Janeiro - Brasil
|
Rapaz, sinceramente, achei a matéria um pouco complicada demais para mim... não sei o que são os tais mícrons, mas acho que são locais por onde, supostamente, passaria a luz correta para as plantas (seria isso ?)... mas acho melhor vc comprar o filme já pronto, sem precisar superpor, porque essas coisas sempre podem se complicar, a não ser que seja simplesmente questão de colocar uma camada sobre a outra e prender as duas como se fossem um sanduíche.
Mas, com esse tipo de revestimento, quase matei as minhas nepenthes no verão aqui do Rio de Janeiro... a umidade não aumentou como eu esperava, aumentou, sim, a temperatura (mesmo sendo um filme que se propunha a permitir certo sombreamento) e em menos de uma semana tive de retirar o plástico e manter simplesmente o sombrite.
Outra coisa que me ocorre: se vc usar filme, vai abafar o interior da estufa e, consequentemente, vai aumentar a possibilidade de incidência de fungos... para barrar o calor o sombrite ainda é, na minha opinião, a melhor opção para uma estufa... e vc pode controlar o vento com outro tipo de barreira, como plantas', etc.
Só para concluir: troquei o substrato de um dos meus bogs - o menor deles - e pude notar que ainda havia mais ou menos uns 15 litros de água sob as plantas, mesmo depois de uma semana sem completar o seu nível (primeiro porque estamos no inverno e, depois, porque pensava em mudar o bog de lugar sem precisar trocar o substrato, o que foi impossível)... a chance de suas plantas desidratarem com esse tipo de sistema é quase uma impossibilidadse !
_________________ Eu acredito em SACI
|
12.07.2009(Dom)5:27 |
|
 |
zemeczak
|
Estou tenando pesquisar mais sore o sombrite. Mas o unico prolema dele que me deixa preucupado é a passagem de agua que acho que seria prejudicial as droseras. Com certeza os filmes para estufa seriam um problema uma vez que a estufa esteja em uma laje onde pega muito sol,o filme iria abafar mesmo. Entao estou vendo algo que barre a chuva mas não esquente a estufa. Agora qual a porcentagem do sombrite que devo usar para manter droseras ? Meu tio tem disponivel o sombrite 50 %.
|
12.07.2009(Dom)10:36 |
|
 |
Francisco Eduardo
Destaque
Registrado em: 29.11.2007(Qui)9:08 Mensagens: 1494 Localização: Rio de Janeiro - Brasil
|
Olá Zemeczack ! a passagem de água é uma coisa simples de resolver. É só fazer a estrutura com certo caimento e colocar, no teto, junto com o sombrite, uma folha de filme impermeável, que o problema estará resolvido. Não sei como é o sol no lugar onde vc vai colocar a estufa, por isso não posso dizer se o sombrite de 50% será suficiente (em cima de uma laje vai receber sol direto sempre, portanto isso deve ser analisado com muita cautela). Aqui, no Rio de Janeiro, eu uso duas camadas de sombrite de 50% no teto, o que dá uma proteção de aproximadamente 75%. Lembre-se de que o sombrite pode ser sobreposto, de tal forma que vc pode colocar uma camada sobre a outra, quando o sol estiver muito forte, e até mesmo retirar uma camada, quando estiver muito fraco. Nas laterais da estufa eu uso sombrite 50%, uma camada simples. Mas veja bem: a minha estufa é para nepenthes... para droseras, com certeza, eu teria de usar menos sombrite, porque elas precisam de mais sol e menos umidade. Se eu fosse vc tentava colocar uma camada apenas de sombrite 50% e mantinha uma vigilância atenta nas primeiras semanas. Depois que vc acertar a mão, a coisa está resolvida ! Grande abraço. PS - como vc vai montar a sua estrutura sobre uma laje, não posso dizer que o sombrite seja desnecessário, mas as minhas droseras e sarracenias ficam aqui sem sombrite e sem proteção contra a chuva mesmo. Eu só tenho o cuidado de cobri-las quando a chuva está muito forte...
|
13.07.2009(Seg)9:32 |
|
 |
zemeczak
|
Eu vou fazer uma estrutura arredondada para ter o escoamento. Meu tio tem disponivel um pouco de sombrite 50%. O que quis dizer com ''manter vigilancia'' ?
|
13.07.2009(Seg)10:19 |
|
 |
Francisco Eduardo
Destaque
|
Olá ! manter vigilância é, exatamente, verificar sempre que puder (preferencialmente todo dia no início) a situação das plantas, para ver se o sol as queimou ou coisa semelhante...
|
14.07.2009(Ter)6:37 |
|
 |
|