Autor |
Mensagem |
Adriel Faust Martins
Registrado em: 09.10.2008(Qui)15:32 Mensagens: 792 Localização: Curitiba-PR
|
Fervendo o musgo e bom por causa de algas e fungos perdi mais de 30 sementes com esse problema mais depois que as plantas estão grandes não precisa ferver se o musgo estiver com aparencia agradavel. Para mim e seco e com pouco "mato".
_________________ __________________________________________________________________________________ Não me condene pela minha verdade. Pois isto será egoísmo.
|
12.08.2009(Qua)21:35 |
|
 |
Camila
Registrado em: 11.08.2009(Ter)14:05 Mensagens: 10 Localização: Curitiba PR
|
Então... já que tenho duas, estou pensando em replantar uma e deixar a outra onde está até setembro... acredito que as duas vão sobreviver mas assim posso notar a diferença, além de querer colocar a mão na massa! Hehehe. Aqui em casa usamos o sistema de aparelhos de água filtrada para consumo, essa é melhor que a de torneira ao menos né? De qualquer maneira, como você mesmo disso, é melhor a água de torneira do que mantê-las secas onde estão... e pelo que vi na floricultura diversas plantas estavam implorando por gotas de água. Imagino que essa coisa de ficar com medo é de iniciantes, mas elas são tão frágeis que a impressão que temos é que no primeiro descuido irão todas morrer, hehehe. Acho que vou ferver o musgo então, não custa nada e estou com tempo de sobra já que minha universidade está parada devido à gripe A.  Só mais uma coisinha... na hora de fazer o substrato, eu misturo o musgo com a areia e água pra depois colocar no vaso ou vou fazendo aos poucos? Um pouco de musgo, depois um pouco de água, um pouco de areia..? MUITO obrigada pela ajuda Mauricio. Quando fiquei interessada pelas PCs, vi que este fórum caiu do céu, hehehe. É muito bom ver pessoas como você que estão realmente interessadas em dispor um pouco do seu tempo pra ajudar quem está começando.  Sei que não tem nada a ver, mas na floricultura fiquei encantada por um cacto e resolvi trazê-lo pra fazer companhia às dionéias, hehehe. Aí está ele, estou tentando descobrir qual a espécie e se precisa de algum cuidado especial. As fotos que postei em geral não estão muito boas pq já é noite, mas assim que ajeitar melhor as plantinhas e o tempo estiver bonito, tiro algumas fotos legais e compartilho com vocês. Abraços, obrigada a todos e uma boa noite com futebolzinho na tv! Até mais! 
_________________ Camila.
|
12.08.2009(Qua)21:37 |
|
 |
Adriel Faust Martins
Registrado em: 09.10.2008(Qui)15:32 Mensagens: 792 Localização: Curitiba-PR
|
mistura o substrato umido não enxarcado pq se não a areia de construção lavada ou se comprou pronta ela vai para baixo e não se mistura. Se vc tiver xaxim velho despedaça ele lava, ferve e mistura junto é isso que eu faço fica bem melhor. Mudei minha Dionaeas na segunda inclusive a que eu comprei no mesmo lugar que as suas. Só que deixei ela 2 meses no mesmo substrato antes de fazer a troca de vaso.
Explicação de como mudei as minhas:
1-Preparei o substrato com os ingredientes a cima; 2-Tirei elas do vaso e lavei suas raizes literalmente; 3-Depois disso embrulhei as raizes em musgo puro; 4-Coloque subs. no vaso e fiz um buraco proporcional ao volume da trouxinha; 5-Inserir no vaso; 6-Mergulhei o vaso em água para o subs. se ajeitar; 7-Colocar musgo no espaço vazio até a borda do vaso 8-Cortei o fundo de uma Pet e coloquei o vaso e muita água para ela se recuperar e Sol direto.
Os 8 passos da mudança de vaso de Dionaea.
_________________ __________________________________________________________________________________ Não me condene pela minha verdade. Pois isto será egoísmo.
|
12.08.2009(Qua)21:56 |
|
 |
Maurício Ervilha
Destaque
Registrado em: 13.10.2008(Seg)0:16 Mensagens: 881 Localização: Mogi Guaçu - SP / Seropédica - RJ
|
Citação: Imagino que essa coisa de ficar com medo é de iniciantes, mas elas são tão frágeis que a impressão que temos é que no primeiro descuido irão todas morrer, hehehe. É assim mesmo, com o tempo isso passa e você vai manusear elas com 1% do cuidado que tinha quando as comprou uhahuauhahua Faça esse teste sim, ae com o passar do tempo você vê a diferença no desenvolvimento delas. Isso, usa essa água do filtro sim. A água que eu uso aqui é de um velho filtro de barro, que hoje em dia só serve pra armazenar água pras minhas plantas. Mesmo com o barro tendo o potencial de liberar sais mineiras, etc. na água, eu uso sem dó. É prático, fácil e as PC's gostam faz um tempinho já. Estou evitando de ir em algumas Floriculturas aqui porque só vejo mais e mais Dionaeas e Droseras morrendo por falta de água, problema que para quem trabalha lá não tem problema. Uma a mais ou a menos não faz diferença. Pode ferver sim então, quando minhas aulas não tinham voltado eu também estava na sua situação. Acho que semana passada eu limpei e fervi musgo umas 5 vezes, de Segunda-Feira à Sexta-Feira. Pra montar o substrato faz assim: Depois que o musgo e a areia forem higienizados, corte o sphagnum em pedaços pequenos com uma tesoura e mistura na areia. Faça isso com ambos os substrato úmidos, mas não muito enxarcado. Misture por exemplo 50% de musgo em 50% de areia e coloque no seu vasinho. Eu uso essa porcentagem e as vezes 75%musgo 25% areia, depende da planta. Uma dica, antes de colocar o substrato no vasinho, coloque um pouco do musgo no fundo. Eu faço isso para tampar os buraquinhos evitando que a areia escorra para a água que fica embaixo do vasinho. A entrada de água não será prejudicada já que o musgo a retém facilmente. Que isso, disponha. Realmente, o forúm é muito útil para quem te a verdadeira intenção de cultivar PC's e se aprofundar nesse meio. Caiu do céu para muitas pessoas, inclusive eu. Qualquer dúvida é só me enviar MP ou perguntar em algum tópico! ps: Eu ia responder ontem mas a internet caiu e não voltou mais! Pirayu, redimensiona essa sua foto cara. Não pode usar com esse tamanho, o máximo é 100x100!
13.08.2009(Qui)6:54 |
|
 |
zemeczak
|
Tem 2 Droseras intermedia passando por dificuldade Tente pegar bastante agua da chuva para rega-la ...
_________________ EDUARDO <<<<<
http://www.naturalchemist.com/?ref=zemeczak
|
13.08.2009(Qui)9:29 |
|
 |
ConeCrew
Registrado em: 11.08.2009(Ter)22:47 Mensagens: 4 Localização: Porto União-SC
|
Poxa mto lindas suas plantas Camila, Boa sorte na troca de vaso, e não esquece de tiras as armadilhas pretas
Tchau
|
13.08.2009(Qui)11:08 |
|
 |
Camila
|
Bom dia! Hoje eu retirei as armadilhas pretas... mesmo com muito cuidado, acabei fechando uma sem querer, mas imagino que todos já devem ter passado por isso. Quando tirei essas partes secas, pude ver melhor o substrato, e acho que já tem sphagnum nele... inclusive esse que parece bem "vivo", pois está bem verdinho. Corrijam-me se eu estiver errada.  Queria começar a cultivar o musgo, mas acho que é muito pouquinho pra eu conseguir "multiplicar"... li um pouco sobre o cultivo de sphagnum através dele seco, mas acho muito difícil eu conseguir. Falando nisso, enquanto não faço a troca de vaso, devo ter algum cuidado especial pra guardar o musgo? Ele está numa sacola fechada. Estou à espera da chuva, mas o tempo tá muito bom por aqui... enquanto isso estou regando com água filtrada. Hoje coloquei as duas pra tomarem uma horinha de sol, acho que está bom por hoje... agora elas estão num lugar com calor, boa iluminação mas sem contato direto com o sol  Aí vai uma foto de perto da Drosera, dá pra observar melhor o substrato através dessa e da outra foto. Será que dá pra recuperar mesmo? A outra, coitadinha, acho que não vai ter jeito.  Ainda preciso achar a areia... assim que conseguir vou fazer a troca de vaso! Não imaginei que me empolgaria tanto, hehehe. Até mais! ps.: Pirayu, é um pokemón? Hehehe.
|
13.08.2009(Qui)12:45 |
|
 |
zemeczak
|
Tenta colocar o musgo num saco e enche com agua da chuva para ele não secar 
_________________ EDUARDO <<<<<
http://www.naturalchemist.com/?ref=zemeczak
|
13.08.2009(Qui)12:59 |
|
 |
Maurício Ervilha
Destaque
Registrado em: 13.10.2008(Seg)0:16 Mensagens: 881 Localização: Mogi Guaçu - SP / Seropédica - RJ
|
Citação: Falando nisso, enquanto não faço a troca de vaso, devo ter algum cuidado especial pra guardar o musgo? Não, só não deixa ele ficar úmido enquanto não for usar. Deixe ele na sacola mesmo e num locar bem arejado. Essa D. intermedia vai sobreviver sim. Cuidando bem jajá ela se recupera e cresce. Parece uma mudinha de Sphagnum mesmo essa sua. Deixa ele no vaso assim e continua dando umidade que demora, mas ele se desenvolve.
13.08.2009(Qui)14:16 |
|
 |
Camila
|
Ótimo, vou fazer a troca de vaso na outra planta então, a que aparentemente não tem sphagnum... pra ver se desenvolve aquele ali... se desenvolver eu faço outras mudinhas e tento cultivar. 
|
13.08.2009(Qui)14:31 |
|
 |
|