Autor |
Mensagem |
PinguimN
Registrado em: 11.01.2009(Dom)18:23 Mensagens: 70 Localização: Maringá, Paraná
|
 Registro de Dormência: 04/08/2009
Gostaria de deixar registrado a 1ª dormência da minha Dionaea.
Demorei muito para coloca-la na geladeira por falta de substrato, pelos meus calculos, era para coloca-la na geladeira na segunda quinzena de JUNHO.
Procedimento: Desenvasei com muito cuidado. (utilizando de agua da chuva e a mão mesmo) Coloquei uma quantidade razoavel de spahgnum em volta, molhei e virei o saco zip-lock para escorrer a agua sobresalente. Inseri o Zip-Lock com a Dionaea na parte inferior da geladeira (onde fica as frutas).
Espero retira-la em 04/10/2009. E que o atrazo não a tenha danificada.
_________________ By PinguimN. []'s
|
05.08.2009(Qua)0:34 |
|
 |
Bode
Moderador
Registrado em: 18.04.2008(Sex)8:14 Mensagens: 862 Localização: São Carlos - SP
|
PinguimN, o atraso em colocá-la em dormência não vai afetar em muita coisa sua planta, só que no ano que vem você terá que respeitar esse mesmo período de dormência.
Outra coisa, na falta de sphagnum para a dormência, você poderia ter colocado com vaso e tudo na geladeira, deixando também dentro de um saco plástico para manter a umidade.
_________________ Abraços, Bode (Eduardo).
|
05.08.2009(Qua)7:17 |
|
 |
PinguimN
Registrado em: 11.01.2009(Dom)18:23 Mensagens: 70 Localização: Maringá, Paraná
|
Bode escreveu: PinguimN, o atraso em colocá-la em dormência não vai afetar em muita coisa sua planta, só que no ano que vem você terá que respeitar esse mesmo período de dormência.
Outra coisa, na falta de sphagnum para a dormência, você poderia ter colocado com vaso e tudo na geladeira, deixando também dentro de um saco plástico para manter a umidade. Amigo Bode, Eu tinha até comentado a possibilidade de coloca-la com vaso na geladeira, mais o povo daqui disse que não era aconselhado, então pra não arriscar... Foi até uma boa experiência, como sou relativamente novo nesse negócio de PCs, nunca tinha desenvazado uma planta, e foi no minimo divertido entender como que ela funciona de baixo pra cima ^^ Agora, em relação ao período de dormência, por quais motivos tenho que manter o mesmo período na geladeira? Mesmo sabendo que a planta define isto como um "padrão", por que não posso força-la a mudar? (apenas curiosidade, não pretendo alterar o período) Grato pela atenção.
_________________ By PinguimN. []'s
|
05.08.2009(Qua)12:14 |
|
 |
Bode
Moderador
|
PinguimN, o período de dormência tem que ser mantido para que a planta ajuste o relógio biológico dela ao período de 1 ano, caso contrário ela pode ficar fora de sincronia com o clima e acabar, por exemplo, florindo numa época não muito boa pra ela, o que pode causar a morte da planta.
|
05.08.2009(Qua)14:04 |
|
 |
Jully
Registrado em: 13.08.2009(Qui)16:18 Mensagens: 128 Localização: Goiânia-Go
|
 Minha Dionaea!!
Olá! Eu comprei minha dionaea faz uma semana, o nome dela é Elvira, ela ainda é bebezinha, eu queria que vcs fizessem uma avaliação, será que eu ja posso coloca-la geladeira em dormência, ou posso esperar pro ano que vem até ela crescer mais? Fotos da minha pequena Elvira;   Na parte superior da segunda foto tem uma armadilha dentro da outra, seria bom eu cortar uma delas? Eu estou colocando ela no sol á tarde, quando não esta muito quente e melhor assim? Obriga[/img]
_________________ *Juliana*
|
14.08.2009(Sex)12:32 |
|
 |
Bode
Moderador
|
Jully, pelas fotos elas estão precisando de um pouco mais de sol, tente colocar ela pela manhã também no sol, e vá aumentando o tempo de exposição, até chegar a hora dela passar o dia todo no sol.
Só não esqueça de manter o substrato muito bem molhado todos os dias.
Quanto a dormência, acho que está muito em cima da hora, mais se quiser arriscar colocar ela na geladeira por pelo menos uns 2 meses, só que esse período, e época, terá que ser respeitado no próximo ano também.
Quanto a cortar uma armadilha que está dentro da outra, não precisa, apenas retire de cima e coloque ao lado.
|
14.08.2009(Sex)12:46 |
|
 |
Jully
Registrado em: 13.08.2009(Qui)16:18 Mensagens: 128 Localização: Goiânia-Go
|
 Certim...
Olá Bode! Acho que vou deixar a dormência para o ano que vem mesmo, quanto ao sol vc tem razão tenho que aumentar um pouco, eu fico com medo porque eu ja tive uma que morreu por causa do sol, mas eu vou colocar a Elvira de manhã é a tardezinha! Obrigada pela dica da armadilha, nem pensei nisso eu ja ia cortar! rsrs Obrigada pela Atenção! 
_________________ *Juliana*
|
14.08.2009(Sex)13:50 |
|
 |
Sabrina
Registrado em: 06.09.2009(Dom)17:40 Mensagens: 12 Localização: Rio de Janeiro - RJ
|
Comprei a minha Dionaea há quase 2 semana e só hj descobri sobre o período de dormência dela, só q o inverno já está praticamente acabando, será que eu posso deixar pro ano que vem??? E eu tenho o mesmo problema da colega acima, ela tem uma mandíbula exatamente em cima da outra. Como tirar sem fazer com q ela feche? 
_________________ Bina
|
06.09.2009(Dom)20:44 |
|
 |
Jackie
Registrado em: 01.08.2009(Sáb)13:16 Mensagens: 54 Localização: Santo Anastácio, SP
|
Sabrina, acredito que o Bode já tenha respondido o que você perguntou: Citação: Quanto a dormência, acho que está muito em cima da hora, mais se quiser arriscar colocar ela na geladeira por pelo menos uns 2 meses, só que esse período, e época, terá que ser respeitado no próximo ano também.
Quanto a cortar uma armadilha que está dentro da outra, não precisa, apenas retire de cima e coloque ao lado.
Só para comentar, a minha tambem não foi para a dormencia neste inverno, pois, pelo contrario, ela começou a soltar hastes florais.. Entao, acredito que ela possa esperar sim até o proximo inverno, Dionaeas sao bem resistentes (:
|
06.09.2009(Dom)20:51 |
|
 |
Bode
Moderador
|
Jackie, as Dionaea são resistentes sim, mas não à falta de dormência, se elas não tiveram esse período esse ano, elas terão problemas, no entanto como compraram as mudas recentemente, acredito que elas tiveram essa dormência onde estavam antes de serem compradas.
Então dormência só o ano que vem agora.
|
07.09.2009(Seg)11:27 |
|
 |
|