Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 20.05.2025(Ter)0:56

Responder  [ 6 mensagens ] 
 Dionaea - 'manutenção' inicial 
Autor Mensagem

Mensagem Dionaea - 'manutenção' inicial
Acabei de pegar uma Dionaea agora no final da tarde. Existem algumas folhas secas e eu já vi que aconselham tirar. Eu corto essas folhas ou arranco elas? Se corto, em que ponto? Logo junto ao rizoma? Digo isso pois ela está bem rasteira, não é muito fácil chegar até a base das folhas e fico com receio de danificar a planta.

Já dei uma boa umidecida no substrato e coloquei ela num pratinho com água. Ela tomou o sol do final da tarde. Amanhã já coloco ela a sol pleno ou eu adapto ela aos poucos já que não sei como ela era mantida?

26.08.2009(Qua)18:53

Mensagem 
Eu arranco as folhas podres da minha,tente mante-la em sol pleno é isso que a Dionaea gosta.
E nunca a deixe sem agua no prato :D

http://www.naturalchemist.com/?ref=zemeczak

26.08.2009(Qua)19:08

Mensagem 
Blz, amanhã já vou colocar ela no sol direto então.
Já to ligado com relação a água, tenho 1 litro de água destilada aqui que peguei pra ela. Trabalho em farmácia de manipulação daí sempre tenho água destilada disponível.

26.08.2009(Qua)19:33

Mensagem 
bom, quando eu disse qe 'arrancava' as folhas que estavam apodrecendo me aconselharam o seguinte: não arranque, isso danifica o rizoma. Corte com a tesoura o mais 'baixo' que puder. E espere ela apodrecer totalmente, pois ela 'reaproveita' a energia da parte que ainda esta verde.

Como você mesmo disse, já que não sabe como ela era mantida, acredito que seja melhor colocá-la aos poucos no sol. Começando pelo sol logo pela manha ou no final da tarde, aumentando gradativamente com o tempo. Quando você perceber que ela ja esta acostumada com o sol, pode deixá-la a sol pleno que elas adoram, como o zemeczak disse. :)

Se preferir, a agua tambem pode ser da chuva ou da torneira mesmo, porém após 3 dias de repouso..

Boa sorte com a sua Dionaea e seja bem-vindo ao forum (:
Explore bastante o forum, tem muita informaçao bem util por aqui!
Você tambem pode observar a cor dela pra saber se ela já esta acostumada ao sol. Quando comprei a minha, ela estava verdiiinha, o que significa falta de sol. Se ela estiver bem vermelhinha por dentro, melhor, ela já esta mais acostumada ao sol.

Por favor, alguem me corrija se eu estiver errada em algum ponto.

26.08.2009(Qua)21:54
Destaque

Mensagem 
Rafael, pesquise no forúm com a ferramente "busca" antes de criar algum tópico. Aqui nesse tópico da Jackie, http://www.forum.clickgratis.com.br/pla ... ght=jackie , tem várias respostas e ajudas para as Dionaeas recém compradas. Siga as recomendações que a Jackie te deu que sua Dionaea vai ficar bonita!

Abraços

26.08.2009(Qua)22:39

Mensagem 
Valeu pessoal pelas dicas.

Jackie, ela ta verdinha sim, não tem vermelho nas armadilhas, imagino que não deva estar acostumada com o sol direto mesmo. Vou indo acostumando ela aos poucos mesmo.

Maurício, venho fuçando bastante aqui pelo fórum mas não tinha até agora encontrado essas informações e como estou com a planta em mãos não quis perder tempo. Foi mal.

Eu estou pra receber mais umas plantinhas ainda essa semana, to lendo o máximo que posso do fórum!

26.08.2009(Qua)23:19
Responder   [ 6 mensagens ]