Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 28.03.2024(Qui)19:52



Este tópico está trancado. Você não pode responder ou editar mensagens.  [ 1 mensagem ] 
 Água para plantas carnívoras. 
Autor Mensagem
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 18.04.2008(Sex)8:14
Mensagens: 862
Localização: São Carlos - SP
Mensagem Água para plantas carnívoras.
Tenho notado que muitos iniciantes no fórum tem dúvidas de qual água utilizar para a rega das carnívoras, e muitos foristas utilizam métodos diferentes, mas pensando em métodos simples para fazer a rega das plantas e auxiliar os menos experientes aí vão algumas dicas.

As pessoas que moram nas cidades podem utilizar a água da torneira, muitos dizem que o cloro pode ser nocivo às carnívoras, no entanto as espécies mais resistentes, não tem nenhum tipo de problema.

Uma alternativa para o tratamento simples da água é colocar em um balde limpo e deixar repousar por 48 horas, período este em que há total volatilização do cloro, sem a necessidade de adicionar anticloro.

A maioria dos anticloro, compostos por tiossulfato de sódio, transformam o cloro da água em sal de cozinha (NaCl) e este não é nocivo para peixes, já para as carnívoras, com o uso constante causará um acúmulo de sal no substrato, prejudicando a planta.

A utilização de água destilada/deionizada não é necessário, as carnívoras embora sejam plantas sensíveis, não necessitam desse tipo de água.

Para quem tem disponibilidade, espaço e paciência, a água de chuva é uma alternativa, no entanto esta só pode ser coletada após 15 minutos do início da chuva, pois é o tempo que leva para uma boa lavagem do ar. O armazenamento dessa água também é importante, deve-se tentar protegê-la da luz, para que não haja crescimento de algas, inviabilizando-a.

Água de poço (independente do tipo de poço) pode ser utilizada, desde que não haja excesso de sais de cálcio/magnésio (o recipiente fica com uma fina camada esbranquiçada quando a água seca no local), e nem seja salobra.

Fontes de captação como rios, lagos, lagoas ou outras fontes descobertas devem ser evitadas, pois muitas vezes as chuvas carregam para estas fontes quantidades consideráveis de matéria orgânica, venenos e adubos/fertilizantes utilizados em culturas próximas, que podem fazer algum tipo de mal para as carnívoras, podendo até matá-las.

Acredito que essas são algumas dicas importantes para os iniciantes, e com a colaboração de outros membros esse tópico torne-se um tutorial completo.

_________________
Abraços, Bode (Eduardo).


12.09.2009(Sáb)8:48
Perfil
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Este tópico está trancado. Você não pode responder ou editar mensagens.   [ 1 mensagem ] 

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB