Autor |
Mensagem |
Paulo Minatel
Moderador
Registrado em: 28.12.2005(Qua)18:59 Mensagens: 1422 Localização: São Carlos e São Paulo -SP
|
Oi Adilson, Não entendo como isso ia trazer mais evidências, já que se essa sp. estiver lá significa apenas que ela continua a existir no local tipo... Mas as evidências que separam as duas já são suficientes... aliás, a gente só não investe mais nessa dupla pq já tem gente trabalhando com elas... Mas quem sabe no meu mestrado não apareçam mais evidências.... hehehe Citação: Na coleta do Glaziou.... Isso não faz sentido. Não estou com as obras originais aqui, mas isso não parece ser nada mais que um erro estrambólico. Vc esperava algo diferente da Tânia??? rsrsrs Citação: O que parece preocupante é o caso da coleta do próprio St.-Hil ser uma coleta mista. Será que na época que ele coletou ele ainda não tinha as espécies separadas na cabeça dele? Isso não é bastante estranho? Oi Nílber, o problema nessa coleta é simplesmente o fato de que são duas coletas de coletores diferentes na mesma folha. Apenas a coleta da verdadeira D. villosa é do Saint-Hilaire. As outras plantas foram coletadas pelo Burchell. (sem local especificado) e foram parar na mesma folha sabe-se lá pq... Abs,
_________________ Paulo Minatel Gonella Biólogo - Botânico
Growlist e Wishlist
Devendo um SEDEX pro Carlos...
|
27.08.2009(Qui)16:34 |
|
 |
Fernando Rivadavia
Moderador
Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40 Mensagens: 2913 Localização: San Francisco, California, USA
|
É isso mesmo Nilber, pelo que sabemos St.Hilaire não fez coleta mista de ascendens e villosa e não sabemos pq estas duas aparecem na mesma folah mesmo sendo de coletores diferentes.
Adilson, o problema mesmo é TEMPO! Eu já tenho um artigo semi-pronto sobre o complexo villosa desde ~94-95, hehehe! Mas faltam dados pra completar e vc sabe que estous empre buscando voluntários p/ ajudar! ;) Sinceramente, não é a prioridade no momento, temos q tirar outra da frente first, como a D.sp.Shibata e D.sp.Cipó que nem nomes oficiais tem...
Abs, Fernando
|
28.08.2009(Sex)3:20 |
|
 |
Carlos Rohrbacher
Site Admin
Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02 Mensagens: 6411 Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
|
Tenho notícias novas:
Um cultivador leigo (que devia ler textos do doutorado ao invés de manter plantas carnívoras) germinou, manteve viva e agora está com uma pequena haste floral de D. sp. 'Shibata'. Este cultivador deve plantar essas sementes para ampliar o número de indivíduos na coleção (agora ele tem mais espaço) e, nesse intervalo, pretende divulgar imagens das flores se conseguir vê-las abertas no final-de-semana.
Ele manda abraços aos colegas biólogos, em especial ao fornecedor das sementes.
_________________ Droseraholic!!!
|
29.08.2009(Sáb)10:22 |
|
 |
Paulo Minatel
Moderador
Registrado em: 28.12.2005(Qua)18:59 Mensagens: 1422 Localização: São Carlos e São Paulo -SP
|
Hahaha! Parabéns Carlos! Fico feliz em saber que essas sementes foram parar nas mãos de um cultivador tão competente, que, provavelmente, será o primeiro a conseguir esse feito incrível! Aguardo ansiosamente pelas fotos - não esqueça de tirar fotos de TODOS os detalhes! Abs,
_________________ Paulo Minatel Gonella Biólogo - Botânico
Growlist e Wishlist
Devendo um SEDEX pro Carlos...
|
29.08.2009(Sáb)15:38 |
|
 |
Carlos Rohrbacher
Site Admin
Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02 Mensagens: 6411 Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
|
Vou avisar esse meu amigo e repassar os cumprimentos A haste está a desenrolar 
_________________ Droseraholic!!!
|
29.08.2009(Sáb)18:26 |
|
 |
deboraclivati
Registrado em: 23.09.2009(Qua)10:44 Mensagens: 15 Localização: Mogi das Cruzes - SP
|
Pessoal,
Quem de vocês já foi pra Ibitipoca entre os meses de setembro e outubro? Poderiam me dizer se há utriculárias floridas por lá, nessa época?
Desculpe, não me apresentei. Sou aluna de doutorado do Dr. Vítor Miranda, aqui de Mogi das Cruzes, SP. Estou me programando para coletar mas me parece que essa época não é muito propícia. Estou errada?
Agradeço desde já,
Débora.
|
23.09.2009(Qua)13:25 |
|
 |
Bode
Moderador
Registrado em: 18.04.2008(Sex)8:14 Mensagens: 862 Localização: São Carlos - SP
|
deboraclivati escreveu: Estou me programando para coletar...
deboraclivati, nós do fórum pregamos a conservação das espécies em seu habitat, lembrando também que qualquer coleta precisa de uma autorização do órgão fiscalizador de sua região, sendo considerado crime qualquer coleta não autorizada.
_________________ Abraços, Bode (Eduardo).
|
23.09.2009(Qua)15:31 |
|
 |
deboraclivati
Registrado em: 23.09.2009(Qua)10:44 Mensagens: 15 Localização: Mogi das Cruzes - SP
|
Sim, claro! Eu já tenho minha autorização do Sisbio.
Saliento que minha tese de doutorado servirá de subsídio para projetos de conservação (assim espero).
Mesmo assim, obrigada pelo recado!
|
23.09.2009(Qua)15:44 |
|
 |
Bode
Moderador
Registrado em: 18.04.2008(Sex)8:14 Mensagens: 862 Localização: São Carlos - SP
|
deboraclivati escreveu: Saliento que minha tese de doutorado servirá de subsídio para projetos de conservação (assim espero).
Que bom, ficamos felizes em ter mais uma pessoa preocupada com a conservação do habitat das nossas carnívoras.
_________________ Abraços, Bode (Eduardo).
|
23.09.2009(Qua)15:47 |
|
 |
Fernando Rivadavia
Moderador
Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40 Mensagens: 2913 Localização: San Francisco, California, USA
|
Oi Debora,
Tudo bem? Ja nos falamos indiretamente e realmente não é a melhor epoca do ano. MAS.. isso não quer dizer q vc não ache nada, mto pelo contrario. Só vai ter que perseguir os bolsoes mais umidos.
Abs, Fernando
|
23.09.2009(Qua)16:31 |
|
 |
|