Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 28.03.2024(Qui)12:56



Responder  [ 43 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4, 5  Próximo
 Germinação de Sarracenia e Darlingtonia 
Autor Mensagem
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 02.07.2006(Dom)4:19
Mensagens: 982
Localização: Salvador - BA
Mensagem Germinação de Sarracenia e Darlingtonia
Um pequeno tutorial para germinação de Sarracenias e Darlingtonias

ESTRATIFICAÇÃO A FRIO


"A dormência de sementes é um processo caracterizado pelo atraso da germinação, quando as sementes mesmo em condições favoráveis (umidade, temperatura, luz e oxigênio) não germinam. Cerca de dois terços das espécies arbóreas, possuem algum tipo de dormência, cujo fenômeno é comum tanto em espécies de clima temperado (regiões frias), quanto em plantas de clima tropical e subtropical (regiões quentes). O fenômeno de dormência em sementes advém de uma adaptação da espécie as condições ambientais que ela se reproduz, podendo ser de muita ou pouca umidade, incidência direta de luz, baixa temperatura etc. É portanto um recurso utilizado pelas plantas para germinarem na estação mais propícia ao seu desenvolvimento, buscando através disto a perpetuação da espécie (garantia de que alguns indivíduos se estabeleçam) ou colonização de novas áreas. Portanto, quando nos deparamos com este fenômeno há necessidade de conhecermos como as espécies superam o estado de dormência em condições naturais, para que através dele possamos buscar alternativas para uma germinação rápida e homogênea, este processo é chamado de QUEBRA DE DORMÊNCIA."


Fonte: Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais

O método para realizar a "quebra de dormência" visto aqui é a chamada ESTRATIFICAÇÃO A FRIO, que consiste em simular um inverno para as sementes, e buscando assim a germinação da mesma de forma mais rápida. Entretanto, quando as sementes são muito frescas (colhidas a pouco tempo), este processo pode ser descartado, se o clima atual for favorável.

Lembro apenas, antes de demonstrar o método, que este é visto aqui de forma direcionada a sementes de Sarracenias e Darlingtonias. Podendo desta forma não ser o meio mais correto de se fazer para sementes de outros gêneros.

Passos:

1. prepare o musgo
compre um fungicida da marca Alcon ou Tetra (produtos para aquários) e prepare seguindo o "modo de usar" indicado pelo produto. Pegue uma peuena quantidade de musgo e mergulhe na solução com fungicida e depois deixe o musgo descançar em um prato. Ele deve ficar bem úmido mas não ensopado.

2. recipiente
consiga uma vasilha com tampa e de plástico pequena para não ocupar espaço desnecessário
eu prefiro as de material para costura vendidas em "casas de 1.99" por ser dividias. Assim poderá separar as sementes por data e espécie.

Imagem

3. organize
coloque o musgo no recipiente preenchendo todo o fundo com uma breve camada e coloque as sementes
cole na tampa uma etiqueta com a espécie e a data.

Imagem

4. embale
tampe o vaso e coloque dentro de um saco plastico bem fechado

Imagem

5. geladeira
coloque na geladeira na parte de baixo, por 40 dias.

Imagem


Este tempo pode ser variável, pois se ao termino deste prazo de 40 dias o clima não for favorável, as sementes podem continuar na geladeira por um período maior de 3 meses. No entanto, o controle dos fungos se torna mais complicado ao passar do tempo, e por isso mesmo EU particularmente não recomendo que se estenda por tanto tempo a estadia das sementes na geladeira.


???
:?

Vc costuma tirá-los da geladeira para aplicar mais fungicida durante o período de estratificação?
Não, apenas largo na geladeira e tento esquecer dela para não ficar paranóico 1¬¬

canela em pó ou "caldo" de gengibre como fungicida antes de ir para a geladeira, posso?
EU não recomendo, apenas tente não passar de 40 a 60 dias na geladeira

No primeiro ano devemos evitar a hibernação delas, é correto isso?
Segundo tassinari88, deve-se plantá-la na época correta para evitar estes choques metabólicos, acredito que no inicio da primavera é uma boa, pois no proximo inverno jah estarão com estrutura e reserva energética para hibernarem naturalmente


GERMINAÇÃO "TRADICIONAL"


1. Prepare o substrato e deposite as semtentes sobre ele

2. Coloque o vaso sobre um outro vaso com água

3. No caso das sementes de Sarracenias, deixe pegar sol diretamente por cerca de 4 a 5 horas/dia evitando horário entre 11:00 e 13:00. Para as sementes de Darlingtonia, evite o sol direto, deixando-as em um local bastante iluminado

Se tudo ocorrer bem, é claro, dentro de poucas semanas já poderá obter resultados como esses:

Imagem

Imagem

Imagem


GERMINAÇÃO "IN AQUA"


Me orgulho em dizer que este método foi desenvolvido por mim. Este orgulho não é algo exibicionista, apenas vem da idéia de que dei uma importante contribuição em favor a todos que me ajudaram nesta caminhada que me dá tamanho prazer. Afinal deste foro não cultivei apenas plantas raras, mas conquistei boas amizades.

E como já dizia o velho poeta...
"Água mole em pedra dura, tanto bate até que germina"
Então vamos ao método


Essa forma de germinação não discarta a estratificação, mas garante uma boa germinação, além de garantir que fungos não acabem com as sementes antes que estas germinem.

Passos:

1. Pegue um recipiente de plástico transparente ( e incolor ), ferva em água

2. coloque um pouco de água destilada no copo (previamente fervido) e coloque as sementes

3. tampe o vaso com um plástico transparente ( você pode usar uma agulha para fazer furinhos na tampa )
A tampa pode ser "papel filme"

4. coloque em um local bastante iluminado, mas sem sol direto

Imagem

____________________________ RESULTADO __________________________________

Imagem

Imagem

___________________________________________________________________________

5. Retire as sementes com bastante cuidado e coloque nos vasos definitivos ( as sementes podem ser retiradas quando estiverem parecidas com as da segunda foto )

6. No caso das sementes de Sarracenias, deixe pegar sol diretamente por cerca de 4 a 5 horas/dia evitando horário entre 11:00 e 13:00. Para as sementes de Darlingtonia, evite o sol direto, deixando-as em um local bastante iluminado


Depois de transferidas para o substrato:

Imagem
Darlingtonias

Imagem
Sarracenias

Imagem
Sarracenias

Em média as sementes germinaram em duas semanas, tanto para Sarracenias, quanto para Darlingtonias


???
:?

... e as algas???soh a fervura já trata de acabar com os esporos???
Este é o motivo pelo qual devemos usar água destilada, pois nessa não existem nutrientes necessários para a sobrevivência de algas

pode ser em um copo de vidro a germinação?
Não fiz este teste

... onde compro agua destilada???
procure em lojas especializadas em materiais médicos ( ou algo do tipo )

Achei agua deionizada, serve???
Não, pois água dionizada pode conter nutrientes, já que se trata apenas de remoção dos íons
Já a água destilada é água sem sais minerais (sem nutrientes) e isto é que impedi a formação de algas


Importante: Algumas pessoas tiveram problemas com fungos e posso garantir o seguinte:
Os fungos não conseguiriam sobreviver apenas na água. Então se esterilizou o vaso, os fungos estão onde?
nas sementes é claro, então fica a pergunta, se essas mesmas sementes fossem espostas em substrato o que aconteceria?

O que o método proporciona é um meio mais "limpo" para as sementes, mas não irá impedir que estas já estejam "contaminadas"
Uma solução para este problema é o uso de fungicidas e o que mais indico é a utilizada em aquários (aqualife)

Basta preparar a solução e mergulhas as sementes. Depois retirar elas e colocar no vaso com água onde iram germinar

Atento também que se as sementes não tiverem boa qualidade, não teram boa taxa de germinação, óbvio.

Este conteudo foi discutido no tópico:
http://www.forum.clickgratis.com.br/pla ... torder=asc

Abraços!!!


08.09.2009(Ter)21:54
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 07.09.2009(Seg)17:26
Mensagens: 246
Localização: Fortaleza/Ce
Mensagem 
Uma coisa que não entendi do segundo processo: vc fala pra colocar as sementes em um copo. como assim? colocar elas dentro de um copo dentro da vasilha traansparente?? ou é so colocar as sementes na agua que esta na vasilha transparente?

Demora muito tempo pra elas germinarem?

_________________
http://www.flickr.com/marcel_lucena

Growlist&Wishlist

Fotos Minhas PC´s


10.09.2009(Qui)19:14
Perfil Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 28.07.2007(Sáb)4:32
Mensagens: 534
Localização: Niterói-RJ
Mensagem 
Marcelucena escreveu:
Uma coisa que não entendi do segundo processo: vc fala pra colocar as sementes em um copo. como assim? colocar elas dentro de um copo dentro da vasilha traansparente?? ou é so colocar as sementes na agua que esta na vasilha transparente?

Demora muito tempo pra elas germinarem?


É só colocar as sementes, depois de estratificadas, em um recipiente com água destilada... seja copo ou vasilha...
Já consegui germinar com esse método, e depois de tiradas da geladeira, demoraram cerca de uma semana para germinar (algumas, em 2 dias)...

_________________
Imagem


11.09.2009(Sex)0:06
Perfil Visitar website do usuário
Avatar do usuário

Registrado em: 07.09.2009(Seg)17:26
Mensagens: 246
Localização: Fortaleza/Ce
Mensagem 
Acho que vou testar esse metodo ai me parece beem simples e muito bem pensado também! Parabéns!

_________________
http://www.flickr.com/marcel_lucena

Growlist&Wishlist

Fotos Minhas PC´s


11.09.2009(Sex)10:03
Perfil Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 26.02.2008(Ter)16:35
Mensagens: 1166
Localização: Maceió - Alagoas
Mensagem 
Pra falar a verdade Fábio, não tenho tido sucesso na germinação de Sarras nem por estratificação "in aqua" nem muito menos a frio. Parabéns pelo seu feito.

_________________
Ivaldo Cavalcante Junior
Biólogo - Maceió Carnívoras

Minha Growlist


11.09.2009(Sex)20:46
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 02.07.2006(Dom)4:19
Mensagens: 982
Localização: Salvador - BA
Mensagem 
Ivaldo, conte o que acontece com suas tentativas que em breve irei realizar testes com germinação de Darlingtonias e Sarracenias

ai poderei analisar o seu caso junto


11.09.2009(Sex)21:03
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 13.08.2009(Qui)16:18
Mensagens: 128
Localização: Goiânia-Go
Mensagem Re: Germinação de Sarracenia e Darlingtonia
Fábio escreveu:

GERMINAÇÃO "IN AQUA"



Essa forma de germinação não discarta a estratificação, mas garante uma boa germinação, além de garantir que fungos não acabem com as sementes antes que estas germinem.


Então de qualquer forma eu tenho que fazer a estratificação das sementes? e depois fazer esse tipo de germinação?

_________________
*Juliana*
/kiss


07.10.2009(Qua)15:41
Perfil
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 18.04.2008(Sex)8:14
Mensagens: 862
Localização: São Carlos - SP
Mensagem Re: Germinação de Sarracenia e Darlingtonia
Jully escreveu:
Então de qualquer forma eu tenho que fazer a estratificação das sementes? se elas não vieram estratificadas, sim e depois fazer esse tipo de germinação? sim

_________________
Abraços, Bode (Eduardo).


07.10.2009(Qua)15:44
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 05.11.2009(Qui)16:59
Mensagens: 287
Localização: Sorocaba - SP
Mensagem 
Gostei muito do método "In Aqua", vou fazer com sementes que estão vindo.

Como eu sou muito teimoso eu não vou comprar agua destilada, vou fazer um destilador :lol:


15.03.2010(Seg)21:18
Perfil
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 18.04.2008(Sex)8:14
Mensagens: 862
Localização: São Carlos - SP
Mensagem 
A água destilada não se faz necessária, você pode usar água fervida por uns 15 ou 20 minutos.

_________________
Abraços, Bode (Eduardo).


15.03.2010(Seg)21:22
Perfil
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 43 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4, 5  Próximo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB