Oi pessoal,
Como havia comentado, encontrei duas dionaeas à venda na Leroy Merlin em Porto Alegre. Lidei com as duas do mesmo jeito, mas u ma começou a definhar, e aproveitei que queria transplantá-las pra um substrato melhor pra ver se o bulbo tava intacto.
Infelizmente, essa que tava mais fraquinha estava podre mesmo, não tinha nada pra baixo das folhas
Tirei fotos dos passos do transplante, e queria compartilhar com vocês.
Citação:
Uma coisa que foi mais complicada do que eu esperava foi posicionar a planta no meio do musgo. É bem mais difícil do que na terra, porque ele se enrola. Tive que colocar a planta bem pra cima, e depois ir preenchendo com musgo ao redor.
Esquece essa parte. Meu mentor, o RTGR, me disse que posso cortar o musgo com tesoura pra ficar mais homogêneo

Mas isso fica pra depois.
Uma coisa legal: no meio do susbstrato original (tava completamente isolada da planta principal) tinha uma folinha pequena de dionaea

Tá bem verde mas com a folha queimada, então acho que dá pra ter esperança, "plantei" (praticamente coloquei em cima do musgo, porque ela é quase menor que os tentáculos do sphagnum) ela no musgo pra ver se pega.
Seguem as fotos:
As duas antes:

A falecida:

Transplante...

Lavei as raízes, cuidando pra não tocar nas armadilhas.

E como ficou depois de pronto. Esse lugar é temporário/noturno, porque fiz o transplante ontem à noite. Hoje ela já está num lugar que pega sol praticamente o dia todo.

E essa é a folinha-brinde que comentei:

Espero que tenha ficado bom

RTGR, valeu todas as dicas até aqui

Abs!!
Marco